Diário de experiência : arte em ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241216 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso de graduação de Licenciatura em Artes Visuais apresenta pontos de pauta que partem da produção de experiências em Estágio Obrigatório e Residência Pedagógica, realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul CAp/UFRGS, a partir de um diário de registros construído durante essas vivências, de modo digital e analógico. Nos pontos de pauta aqui apresentados, são discutidos assuntos comuns da docência, com o apoio de autores referenciados, a partir de uma perspectiva pessoal e suas subjetividades. Traz as incertezas, poéticas, adversidades, desafios, pensamentos, sentimentos, e demais questões que surgem durante as primeiras experiências com a docência, frente ao panorama de Ensino Remoto Emergencial - ERE, ocasionado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Perpassando pelos pequenos grandes acontecimentos dessas vivências e suas reverberações. Evidenciando assim, a potência de desdobramentos que os registros de diário oferecem para a construção da professoralidade. |
id |
UFRGS-2_4703458bbeffd7833d561f1d52f97acc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ordovás, Dantara StamadoWeber, Dorcas Janice2022-06-25T05:08:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/241216001143573Este trabalho de conclusão de curso de graduação de Licenciatura em Artes Visuais apresenta pontos de pauta que partem da produção de experiências em Estágio Obrigatório e Residência Pedagógica, realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul CAp/UFRGS, a partir de um diário de registros construído durante essas vivências, de modo digital e analógico. Nos pontos de pauta aqui apresentados, são discutidos assuntos comuns da docência, com o apoio de autores referenciados, a partir de uma perspectiva pessoal e suas subjetividades. Traz as incertezas, poéticas, adversidades, desafios, pensamentos, sentimentos, e demais questões que surgem durante as primeiras experiências com a docência, frente ao panorama de Ensino Remoto Emergencial - ERE, ocasionado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Perpassando pelos pequenos grandes acontecimentos dessas vivências e suas reverberações. Evidenciando assim, a potência de desdobramentos que os registros de diário oferecem para a construção da professoralidade.application/pdfporDocênciaEstágio probatórioEnsino Remoto Emergencial (ERE)Artes visuaisDiário de experiência : arte em ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS 2022Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143573.pdf.txt001143573.pdf.txtExtracted Texttext/plain151673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241216/2/001143573.pdf.txt1adec9feaba8bb1b2e05a3a6081963c7MD52ORIGINAL001143573.pdfTexto completoapplication/pdf6520164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241216/1/001143573.pdfbfce31d3cf905a6be52ac8411db69749MD5110183/2412162022-06-26 04:47:52.022861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
title |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
spellingShingle |
Diário de experiência : arte em ensino remoto Ordovás, Dantara Stamado Docência Estágio probatório Ensino Remoto Emergencial (ERE) Artes visuais |
title_short |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
title_full |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
title_fullStr |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
title_sort |
Diário de experiência : arte em ensino remoto |
author |
Ordovás, Dantara Stamado |
author_facet |
Ordovás, Dantara Stamado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ordovás, Dantara Stamado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
contributor_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Estágio probatório Ensino Remoto Emergencial (ERE) Artes visuais |
topic |
Docência Estágio probatório Ensino Remoto Emergencial (ERE) Artes visuais |
description |
Este trabalho de conclusão de curso de graduação de Licenciatura em Artes Visuais apresenta pontos de pauta que partem da produção de experiências em Estágio Obrigatório e Residência Pedagógica, realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul CAp/UFRGS, a partir de um diário de registros construído durante essas vivências, de modo digital e analógico. Nos pontos de pauta aqui apresentados, são discutidos assuntos comuns da docência, com o apoio de autores referenciados, a partir de uma perspectiva pessoal e suas subjetividades. Traz as incertezas, poéticas, adversidades, desafios, pensamentos, sentimentos, e demais questões que surgem durante as primeiras experiências com a docência, frente ao panorama de Ensino Remoto Emergencial - ERE, ocasionado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Perpassando pelos pequenos grandes acontecimentos dessas vivências e suas reverberações. Evidenciando assim, a potência de desdobramentos que os registros de diário oferecem para a construção da professoralidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-25T05:08:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241216 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143573 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241216 |
identifier_str_mv |
001143573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241216/2/001143573.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241216/1/001143573.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1adec9feaba8bb1b2e05a3a6081963c7 bfce31d3cf905a6be52ac8411db69749 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224636315205632 |