Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lütckmeier, Caroline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252064
Resumo: O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar.
id UFRGS-2_3ca11d7f257fc4afa281f260423badb0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252064
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lütckmeier, CarolineVitelli, Celso2022-12-01T04:51:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/252064001154458O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar.application/pdfporTecnologias digitaisEnsino Remoto Emergencial (ERE)AdolescênciaDocênciaArte : EnsinoPotencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154458.pdf.txt001154458.pdf.txtExtracted Texttext/plain157242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/2/001154458.pdf.txtb6072ee58b30c2986dc02b4b1e50330eMD52ORIGINAL001154458.pdfTexto completoapplication/pdf1968516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/1/001154458.pdfd69c106c480ac9a65ab24c2a36d13307MD5110183/2520642022-12-02 05:52:36.306479oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
title Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
spellingShingle Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
Lütckmeier, Caroline
Tecnologias digitais
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Adolescência
Docência
Arte : Ensino
title_short Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
title_full Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
title_fullStr Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
title_full_unstemmed Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
title_sort Potencialidades e desafios dos educadores de arte durante o ensino remoto
author Lütckmeier, Caroline
author_facet Lütckmeier, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lütckmeier, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitelli, Celso
contributor_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Adolescência
Docência
Arte : Ensino
topic Tecnologias digitais
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Adolescência
Docência
Arte : Ensino
description O presente trabalho consiste em uma investigação sobre as relações, durante o período de ensino remoto, entre professores, instituições escolares e estudantes do ensino de Artes com as tecnologias digitais. O embasamento teórico para o estudo dá-se por intermédio, sobretudo, das leituras de Hernández (2000; 2006) e Lipovetsky & Serroy (2009; 2015). Por meio de uma abordagem teórico-prática, vinculada às experiências de estágio-docência, a pesquisa expõe alguns desafios para a área da educação ante as transformações tecnológicas dos últimos anos. Sugerem-se, então, potencialidades para o ensino de Artes e propõe-se, por fim, um processo de adaptação e integração dos conteúdos do mundo conectado ao currículo escolar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:51:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252064
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154458
url http://hdl.handle.net/10183/252064
identifier_str_mv 001154458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/2/001154458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252064/1/001154458.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6072ee58b30c2986dc02b4b1e50330e
d69c106c480ac9a65ab24c2a36d13307
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645770215424