Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parolin, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Vinicius Gadis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263036
Resumo: A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual.
id UFRGS-2_471feabc49cf08b23b1de1aefc1ccda9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263036
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Parolin, GuilhermeRibeiro, Vinicius Gadis2023-08-02T03:33:19Z20222179-7374http://hdl.handle.net/10183/263036001160134A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual.The pre-ideation phase, although usually forgotten during conceptual design, can be a source of a substantial amount of new ideas – some relevant and others, not as much. A project tool, dubbed “Crazy Products Generator” has been developed for supporting and stimulating the pre-ideation phase of the creative process. In the format of an ideation deck, this tool stimulates the pre-ideative process in design by proposing uncommon inventive challenges built by juxtaposing everyday elements. Its play dynamics foster idea generation by allowing for the identification of new ways of framing the problem and/or novel types of solutions. An exploratory use of the tool allowed for the identification and exemplification of three important characteristics of the pre-ideation process: an open and modular configuration; the favoring of irrelevant, irreverent, and absurd ideas; and the employment of the designer’s previous knowledge. The results can be applied for the development of new project tools for supporting the pre-ideation phase of conceptual design.application/pdfporEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 26, n. 3 (Dez. 2022), p. 264-276.CriatividadeDesignCreativityConceptual designPre-ideationDesign methodsIdeation cardsProposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”Proposal of a project tool for supporting pre-ideation in Design : the “crazy products generator”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160134.pdf.txt001160134.pdf.txtExtracted Texttext/plain42235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/2/001160134.pdf.txta83301549ceaef77f02f65a10126617cMD52ORIGINAL001160134.pdfTexto completoapplication/pdf593356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/1/001160134.pdfe1e966c1b2433ffa97d06eefd6215e1bMD5110183/2630362023-08-03 03:34:10.554246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of a project tool for supporting pre-ideation in Design : the “crazy products generator”
title Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
spellingShingle Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
Parolin, Guilherme
Criatividade
Design
Creativity
Conceptual design
Pre-ideation
Design methods
Ideation cards
title_short Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
title_full Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
title_fullStr Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
title_full_unstemmed Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
title_sort Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
author Parolin, Guilherme
author_facet Parolin, Guilherme
Ribeiro, Vinicius Gadis
author_role author
author2 Ribeiro, Vinicius Gadis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parolin, Guilherme
Ribeiro, Vinicius Gadis
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Design
topic Criatividade
Design
Creativity
Conceptual design
Pre-ideation
Design methods
Ideation cards
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Conceptual design
Pre-ideation
Design methods
Ideation cards
description A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T03:33:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263036
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-7374
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160134
identifier_str_mv 2179-7374
001160134
url http://hdl.handle.net/10183/263036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Bauru, SP. Vol. 26, n. 3 (Dez. 2022), p. 264-276.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/2/001160134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/1/001160134.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a83301549ceaef77f02f65a10126617c
e1e966c1b2433ffa97d06eefd6215e1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094337396736