Proposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263036 |
Resumo: | A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual. |
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Parolin, GuilhermeRibeiro, Vinicius Gadis2023-08-02T03:33:19Z20222179-7374http://hdl.handle.net/10183/263036001160134A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual.The pre-ideation phase, although usually forgotten during conceptual design, can be a source of a substantial amount of new ideas – some relevant and others, not as much. A project tool, dubbed “Crazy Products Generator” has been developed for supporting and stimulating the pre-ideation phase of the creative process. In the format of an ideation deck, this tool stimulates the pre-ideative process in design by proposing uncommon inventive challenges built by juxtaposing everyday elements. Its play dynamics foster idea generation by allowing for the identification of new ways of framing the problem and/or novel types of solutions. An exploratory use of the tool allowed for the identification and exemplification of three important characteristics of the pre-ideation process: an open and modular configuration; the favoring of irrelevant, irreverent, and absurd ideas; and the employment of the designer’s previous knowledge. The results can be applied for the development of new project tools for supporting the pre-ideation phase of conceptual design.application/pdfporEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 26, n. 3 (Dez. 2022), p. 264-276.CriatividadeDesignCreativityConceptual designPre-ideationDesign methodsIdeation cardsProposição de uma ferramenta projetual de apoio à pré-ideação em Design : o “gerador de produtos malucos”Proposal of a project tool for supporting pre-ideation in Design : the “crazy products generator”info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160134.pdf.txt001160134.pdf.txtExtracted Texttext/plain42235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/2/001160134.pdf.txta83301549ceaef77f02f65a10126617cMD52ORIGINAL001160134.pdfTexto completoapplication/pdf593356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263036/1/001160134.pdfe1e966c1b2433ffa97d06eefd6215e1bMD5110183/2630362023-08-03 03:34:10.554246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A fase de pré-ideação, embora comumente preterida na fase de design conceitual, pode ser fonte substancial de quantidade de novas ideias – algumas relevantes e outras, nem tanto. Como apoio e estímulo à efetivação da fase de pré-ideação do processo criativo, foi desenvolvida a ferramenta projetual “Gerador de Produtos Malucos”. Na forma de cartas de ideação, essa ferramenta estimula o processo pré-ideativo em design a partir da proposição de desafios inventivos incomuns construídos pela justaposição de estímulos banais. A dinâmica de jogo fomenta a formulação simultânea de analogias de domínios distantes e próximos que, por sua vez, estimulam a geração de ideias ao possibilitar a identificação de novas possibilidades de enquadramento do problema e/ou de soluções possíveis. A partir de uma aplicação exploratória da ferramenta, são identificadas e exemplificadas três características importantes ao processo pré-ideativo: uma configuração modular e aberta; o favorecimento de ideias irrelevantes, irreverentes e absurdas; e a utilização de conhecimentos prévios do designer. Os resultados podem ser aplicados para o desenvolvimento de novas ferramentas projetuais de apoio à fase de pré-ideação do design conceitual. |
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