Modelagem e simulação no design experiencial : uma abordagem sistêmica para avaliar o impacto da ideação na experiência do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ellwanger, Cristiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187990
Resumo: Frameworks conceituais são apresentados na literatura com o intuito de orientar profissionais na condução de variáveis/fatores a serem contemplados no processo de projeto para a experiência de usuários (UXD). Entretanto, o escopo abrangente e inconsistente de diferentes abordagens, associado à falta de uma definição clara para a UX (User Experience), traz limitações em termos de modelagem, mensuração e quantificação dos aspectos a ela relacionados. Dada a importância da fase de ideação para o início do processo de projeto de sistemas computacionais interativos, esta tese investiga se modelagem sistêmica e a simulação dão subsídios para avaliar o impacto da ideação na experiência de usuário no processo de projeto de sistemas computacionais interativos. Para tanto, segue uma abordagem híbrida, apoiando-se tanto na pesquisa qualitativa quanto na pesquisa quantitativa para a concepção de DAfetU. Um framework conceitual formado pela tríade Designer-Afetividade-Usuário instanciado para um modelo computacional, sob a ótica sistêmica. Em termos de classificação, DAfetU se estabelece como um framework vertical e horizontal. Isso porque ele se estrutura com base no conhecimento de especialistas e de suas experiências em um domínio específico (vertical) e por ser aplicável em contextos distintos (horizontal). A partir das pesquisas conduzidas nesta tese, evidenciou-se que a área de UX apresenta amplo respaldo na literatura que subsidia o processo de projetar para experiência do usuário, o que se reflete em um grande potencial para o estabelecimento de constructos e seu delineamento em estruturas dinâmicas e simuláveis. Constructos que favorecem a otimização dados, existentes em âmbito organizacional e se sobressaem como uma abordagem que vislumbra a maximização de avaliações/validações realizadas com usuários. Reforça também a importância de se contemplar a experiência de designers no processo de projeto de soluções computacionais interativas, considerando as decisões que o permeiam e a verificação do impacto destas decisões no projeto como um todo. A aplicação da modelagem dinâmica, associada à simulação, se mostraram válidas por favorecerem a externalização do conhecimento tácito de equipes interdisciplinares. Somados à modelagem, os direcionamentos em termos de impacto, denotam subsídios para uma semântica que retrata o UXD em empresas/organizações e onde se possa olhar para os dados e aprender a partir deles, favorecendo a reflexão sobre o processo de projeto como um todo sistêmico.
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spelling Ellwanger, CristianeSilva, Regio Pierre daCampos, Marcia de Borba2019-01-22T02:36:39Z2018http://hdl.handle.net/10183/187990001083841Frameworks conceituais são apresentados na literatura com o intuito de orientar profissionais na condução de variáveis/fatores a serem contemplados no processo de projeto para a experiência de usuários (UXD). Entretanto, o escopo abrangente e inconsistente de diferentes abordagens, associado à falta de uma definição clara para a UX (User Experience), traz limitações em termos de modelagem, mensuração e quantificação dos aspectos a ela relacionados. Dada a importância da fase de ideação para o início do processo de projeto de sistemas computacionais interativos, esta tese investiga se modelagem sistêmica e a simulação dão subsídios para avaliar o impacto da ideação na experiência de usuário no processo de projeto de sistemas computacionais interativos. Para tanto, segue uma abordagem híbrida, apoiando-se tanto na pesquisa qualitativa quanto na pesquisa quantitativa para a concepção de DAfetU. Um framework conceitual formado pela tríade Designer-Afetividade-Usuário instanciado para um modelo computacional, sob a ótica sistêmica. Em termos de classificação, DAfetU se estabelece como um framework vertical e horizontal. Isso porque ele se estrutura com base no conhecimento de especialistas e de suas experiências em um domínio específico (vertical) e por ser aplicável em contextos distintos (horizontal). A partir das pesquisas conduzidas nesta tese, evidenciou-se que a área de UX apresenta amplo respaldo na literatura que subsidia o processo de projetar para experiência do usuário, o que se reflete em um grande potencial para o estabelecimento de constructos e seu delineamento em estruturas dinâmicas e simuláveis. Constructos que favorecem a otimização dados, existentes em âmbito organizacional e se sobressaem como uma abordagem que vislumbra a maximização de avaliações/validações realizadas com usuários. Reforça também a importância de se contemplar a experiência de designers no processo de projeto de soluções computacionais interativas, considerando as decisões que o permeiam e a verificação do impacto destas decisões no projeto como um todo. A aplicação da modelagem dinâmica, associada à simulação, se mostraram válidas por favorecerem a externalização do conhecimento tácito de equipes interdisciplinares. Somados à modelagem, os direcionamentos em termos de impacto, denotam subsídios para uma semântica que retrata o UXD em empresas/organizações e onde se possa olhar para os dados e aprender a partir deles, favorecendo a reflexão sobre o processo de projeto como um todo sistêmico.Conceptual frameworks presented in the literature with the aim of orienting professionals in the conduction of variables/factors contemplated in the process of design for user experience (UXD). However, the comprehensive and inconsistent scope of different approaches, associated with the lack of a clear definition for UX (User Experience), has limited it in terms of modeling, measurement and quantification of related aspects. Given the importance of the ideation phase to the beginning of the process of designing interactive computer systems, this thesis investigates whether systemic modeling and simulation give subsidies to evaluate the impact of the ideation on the user experience in the process of designing interactive computer systems. For this, a hybrid approach, based on both qualitative research and quantitative research, based on the design of DAfetU. A conceptual framework formed by the Triad Designer-Affectivity-User instantiated for a computational model, from the systemic point of view. In terms of classification, DAfetU establishes itself as a vertical and horizontal framework. This because it is structured based on the knowledge of experts and their experiences in a specific domain (vertical) and for being applicable in different contexts (horizontal). Based on the research conducted in this thesis, it was evidence that the UXarea has broad support in the literature that subsidizes the process of designing for user experience, which reflected in a great potential for the establishment of constructs and its design in dynamic and simulated structures. Constructs that favor the optimization data, existent in the organizational scope and stand out as an approach that envisions the maximization of evaluations / validations performed with users. It also reinforces the importance of contemplating the experience of designers in the process of designing interactive computational solutions, considering the decisions that permeate it and verifying the impact of these decisions on the project as a whole. The application of dynamic modeling, associated with the simulation, proved to favor the externalization of tacit knowledge of interdisciplinary teams. In addition to modeling, the directions in terms of impact denote a semantic that portrays the UXD in companies / organizations and where one can look at the data and learn from them, favoring reflection on the design process as a systemic whole.application/pdfporDesign de interaçãoSimulaçãoInteração homem-computadorExperience DesignUser ExperienceIdeationSystemic ModellingModelagem e simulação no design experiencial : uma abordagem sistêmica para avaliar o impacto da ideação na experiência do usuárioSystemic Modeling and Simulation in Experience Design: The Impact of Ideation on user experience The Impact of Ideation on user experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083841.pdf.txt001083841.pdf.txtExtracted Texttext/plain435442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187990/2/001083841.pdf.txt293843320a5fe7f59384578ef6faa61aMD52ORIGINAL001083841.pdfTexto completoapplication/pdf10140555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187990/1/001083841.pdf52bcd673a2cfdbac2c7dcad85ba1ae95MD5110183/1879902019-01-23 02:37:25.760989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-23T04:37:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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