Possibilidades de atuação da psicologia escolar/educacional na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256654 |
Resumo: | A Educação e a Psicologia são dois campos de conhecimento muito importantes que envolvem os seres humanos e suas relações. A aproximação desses campos constituiu, ao longo do tempo, uma possibilidade de área de atuação para o psicólogo no contexto educacional — a Psicologia Escolar/Educacional, área reconhecida como especialidade da Psicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Assim, este trabalho teve o objetivo geral de investigar as possibilidades da Psicologia Escolar/Educacional e sua atuação em uma perspectiva de educação inclusiva. Para tal, considera-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, já que se busca maior familiaridade com o problema. Em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental, já que inclui livros e artigos científicos relacionados ao tema. Com isso, percebem-se diversas possibilidades para o psicólogo escolar/educacional e que há um amplo espaço para sua atuação em uma perspectiva de Educação Inclusiva. A associação da Psicologia a um fazer individualizante e clínico vem gradativamente sendo superada, e outras vêm crescendo. Com isso, o entendimento histórico de que a Psicologia pode auxiliar na Educação começa a se alastrar positivamente, e de que a Educação pode beneficiar-se com as contribuições da Psicologia, já que são diversos os desafios que circulam a Educação, dentre eles uma Educação Inclusiva efetiva, que realmente permita acolhimento. Para finalizar, verifica-se a possibilidade de a Psicologia auxiliar no desenvolvimento de uma Educação cada vez mais promissora e com mais qualidade a todos, tanto para o ensino regular quanto para a Educação Especial. |
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Pavoni, Melânia PaulaBrabo, Gabriela Maria Barbosa2023-04-01T03:31:34Z2022http://hdl.handle.net/10183/256654001165868A Educação e a Psicologia são dois campos de conhecimento muito importantes que envolvem os seres humanos e suas relações. A aproximação desses campos constituiu, ao longo do tempo, uma possibilidade de área de atuação para o psicólogo no contexto educacional — a Psicologia Escolar/Educacional, área reconhecida como especialidade da Psicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Assim, este trabalho teve o objetivo geral de investigar as possibilidades da Psicologia Escolar/Educacional e sua atuação em uma perspectiva de educação inclusiva. Para tal, considera-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, já que se busca maior familiaridade com o problema. Em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental, já que inclui livros e artigos científicos relacionados ao tema. Com isso, percebem-se diversas possibilidades para o psicólogo escolar/educacional e que há um amplo espaço para sua atuação em uma perspectiva de Educação Inclusiva. A associação da Psicologia a um fazer individualizante e clínico vem gradativamente sendo superada, e outras vêm crescendo. Com isso, o entendimento histórico de que a Psicologia pode auxiliar na Educação começa a se alastrar positivamente, e de que a Educação pode beneficiar-se com as contribuições da Psicologia, já que são diversos os desafios que circulam a Educação, dentre eles uma Educação Inclusiva efetiva, que realmente permita acolhimento. Para finalizar, verifica-se a possibilidade de a Psicologia auxiliar no desenvolvimento de uma Educação cada vez mais promissora e com mais qualidade a todos, tanto para o ensino regular quanto para a Educação Especial.Education and Psychology are two very important fields of knowledge that involve human beings and their relationships. The approximation of these fields constituted, over time, a possibility of an area of action for the psychologist in the educational context — School/Educational Psychology, an area recognized as a specialty of Psychology by the Federal Council of Psychology. Thus, this work had the general objective of investigating the possibilities of School/Educational Psychology and its performance in an inclusive education perspective. To this end, it is considered a qualitative research, of an exploratory nature, since it seeks greater familiarity with the problem. Regarding the procedures, it is a documentary research, as it includes books and scientific articles related to the topic. With this, several possibilities are perceived for the school/educational psychologist and that there is ample space for their performance in an Inclusive Education perspective. The association of Psychology to an individualizing and clinical practice is gradually being overcome, and others are growing. With this, the historical understanding that Psychology can help in Education begins to spread positively, and that Education can benefit from the contributions of Psychology, since there are several challenges that circulate Education, among them an Inclusive Education effective, that really allows reception. Finally, there is the possibility of Psychology to assist in the development of an Education that is increasingly promising and with more quality for all, both for regular education and for Special Education.application/pdfporPsicologia escolarPsicologia educacionalEducação inclusivaSchool psychologyEducational psychologyInclusive educationPossibilidades de atuação da psicologia escolar/educacional na perspectiva da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165868.pdf.txt001165868.pdf.txtExtracted Texttext/plain96570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256654/2/001165868.pdf.txt9f39cee02d69fe1e5e79d21fe0719382MD52ORIGINAL001165868.pdfTexto completoapplication/pdf536392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256654/1/001165868.pdf2db72798ff188fd1535c49befdb7617fMD5110183/2566542023-04-02 03:25:26.542063oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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