Possibilidades de atuação da psicologia escolar/educacional na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavoni, Melânia Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256654
Resumo: A Educação e a Psicologia são dois campos de conhecimento muito importantes que envolvem os seres humanos e suas relações. A aproximação desses campos constituiu, ao longo do tempo, uma possibilidade de área de atuação para o psicólogo no contexto educacional — a Psicologia Escolar/Educacional, área reconhecida como especialidade da Psicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Assim, este trabalho teve o objetivo geral de investigar as possibilidades da Psicologia Escolar/Educacional e sua atuação em uma perspectiva de educação inclusiva. Para tal, considera-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, já que se busca maior familiaridade com o problema. Em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental, já que inclui livros e artigos científicos relacionados ao tema. Com isso, percebem-se diversas possibilidades para o psicólogo escolar/educacional e que há um amplo espaço para sua atuação em uma perspectiva de Educação Inclusiva. A associação da Psicologia a um fazer individualizante e clínico vem gradativamente sendo superada, e outras vêm crescendo. Com isso, o entendimento histórico de que a Psicologia pode auxiliar na Educação começa a se alastrar positivamente, e de que a Educação pode beneficiar-se com as contribuições da Psicologia, já que são diversos os desafios que circulam a Educação, dentre eles uma Educação Inclusiva efetiva, que realmente permita acolhimento. Para finalizar, verifica-se a possibilidade de a Psicologia auxiliar no desenvolvimento de uma Educação cada vez mais promissora e com mais qualidade a todos, tanto para o ensino regular quanto para a Educação Especial.
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