Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96387 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergiu para uma proposta de trabalho em sala de aula (plano de ensino), que visou dar conta das lacunas, verificadas no corpus estudado, quanto a soluções didáticas para o ensino de acentuação gráfica. |
id |
UFRGS-2_47519f4fa5cefe6d9fb0b3324d2b2b71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gisleine Mello Varreira daLara, Leandro Zanetti2014-06-11T02:05:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/96387000919032Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergiu para uma proposta de trabalho em sala de aula (plano de ensino), que visou dar conta das lacunas, verificadas no corpus estudado, quanto a soluções didáticas para o ensino de acentuação gráfica.application/pdfporEnsino de língua portuguesaAcentuaçãoLivro didáticoDidatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919032.pdf000919032.pdfTexto completoapplication/pdf289601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/1/000919032.pdf2231059c509c7e8468b0b159bf582f71MD51TEXT000919032.pdf.txt000919032.pdf.txtExtracted Texttext/plain30909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/2/000919032.pdf.txt0ef54f3f7cb191a19e024e906ee28e05MD52THUMBNAIL000919032.pdf.jpg000919032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/3/000919032.pdf.jpgb375139a1dff786ab3a3397e537e0132MD5310183/963872022-08-06 04:51:52.115373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
title |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
spellingShingle |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula Silva, Gisleine Mello Varreira da Ensino de língua portuguesa Acentuação Livro didático |
title_short |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
title_full |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
title_fullStr |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
title_sort |
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula |
author |
Silva, Gisleine Mello Varreira da |
author_facet |
Silva, Gisleine Mello Varreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gisleine Mello Varreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lara, Leandro Zanetti |
contributor_str_mv |
Lara, Leandro Zanetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Acentuação Livro didático |
topic |
Ensino de língua portuguesa Acentuação Livro didático |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos recursos didáticos constantes no livro didático Português: Literatura, Gramática e Produção Textual, dos autores Leila Sarmento e Douglas Tufano, o qual foi analisado no que tange à didatização do tema escolhido, segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico. A análise convergiu para uma proposta de trabalho em sala de aula (plano de ensino), que visou dar conta das lacunas, verificadas no corpus estudado, quanto a soluções didáticas para o ensino de acentuação gráfica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-11T02:05:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96387 |
identifier_str_mv |
000919032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/1/000919032.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/2/000919032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96387/3/000919032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2231059c509c7e8468b0b159bf582f71 0ef54f3f7cb191a19e024e906ee28e05 b375139a1dff786ab3a3397e537e0132 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224467232325632 |