O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149353 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. |
id |
UFRGS-2_47bf787c789a7e9c72e39f68733dc027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149353 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bolzan, Larissa MedianeiraAntunes, Elaine di Diego2016-11-01T02:18:05Z20152237-5139http://hdl.handle.net/10183/149353001003475Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.This research aims to understand the clamoring voices of the researchers and about what they are silent when the topic is Education in Business Administration. Thus a research was conducted to review the literature on this topic in EnANPAD, EnEPQ and in the journal Administration Review: Education and Research, between 2010 and 2015. To analyze the data, content analysis was used. As a result there was a consensus concerning the need for greater dialogicity, interdisciplinarity and integration of information technology in teaching formal environment. Also it was observed that researchers are silent about issues such as the process of knowledge construction and the evaluation process, in particular regarding the perspective of students. Finally, this study revealed the need for research into Higher Education in Business Administration, in particular about the teaching processes, learning and assessment, so that the understanding of these processes is possible.application/pdfporRevista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 77-93Ensino : Administracao : BrasilInvestigacao cientificaTeaching in business administrationSearchChanges in teaching in administrationO que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?What the researchers' voices claim and what silences them about teaching in business administration? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003475.pdf001003475.pdfTexto completoapplication/pdf252412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/1/001003475.pdf65db9bd958159b1f8de1c18a87117e05MD51TEXT001003475.pdf.txt001003475.pdf.txtExtracted Texttext/plain55576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/2/001003475.pdf.txteda517a118e74bafc4556f92254b4435MD52THUMBNAIL001003475.pdf.jpg001003475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/3/001003475.pdf.jpg82debff3b1e9993c01943f189047229dMD5310183/1493532018-10-29 09:19:26.898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:19:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What the researchers' voices claim and what silences them about teaching in business administration? |
title |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
spellingShingle |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? Bolzan, Larissa Medianeira Ensino : Administracao : Brasil Investigacao cientifica Teaching in business administration Search Changes in teaching in administration |
title_short |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
title_full |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
title_fullStr |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
title_full_unstemmed |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
title_sort |
O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil? |
author |
Bolzan, Larissa Medianeira |
author_facet |
Bolzan, Larissa Medianeira Antunes, Elaine di Diego |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Elaine di Diego |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Larissa Medianeira Antunes, Elaine di Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino : Administracao : Brasil Investigacao cientifica |
topic |
Ensino : Administracao : Brasil Investigacao cientifica Teaching in business administration Search Changes in teaching in administration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching in business administration Search Changes in teaching in administration |
description |
Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T02:18:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149353 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-5139 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003475 |
identifier_str_mv |
2237-5139 001003475 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 77-93 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/1/001003475.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/2/001003475.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/3/001003475.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65db9bd958159b1f8de1c18a87117e05 eda517a118e74bafc4556f92254b4435 82debff3b1e9993c01943f189047229d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224909775437824 |