O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Larissa Medianeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Antunes, Elaine di Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149353
Resumo: Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
id UFRGS-2_47bf787c789a7e9c72e39f68733dc027
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149353
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bolzan, Larissa MedianeiraAntunes, Elaine di Diego2016-11-01T02:18:05Z20152237-5139http://hdl.handle.net/10183/149353001003475Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.This research aims to understand the clamoring voices of the researchers and about what they are silent when the topic is Education in Business Administration. Thus a research was conducted to review the literature on this topic in EnANPAD, EnEPQ and in the journal Administration Review: Education and Research, between 2010 and 2015. To analyze the data, content analysis was used. As a result there was a consensus concerning the need for greater dialogicity, interdisciplinarity and integration of information technology in teaching formal environment. Also it was observed that researchers are silent about issues such as the process of knowledge construction and the evaluation process, in particular regarding the perspective of students. Finally, this study revealed the need for research into Higher Education in Business Administration, in particular about the teaching processes, learning and assessment, so that the understanding of these processes is possible.application/pdfporRevista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 77-93Ensino : Administracao : BrasilInvestigacao cientificaTeaching in business administrationSearchChanges in teaching in administrationO que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?What the researchers' voices claim and what silences them about teaching in business administration? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003475.pdf001003475.pdfTexto completoapplication/pdf252412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/1/001003475.pdf65db9bd958159b1f8de1c18a87117e05MD51TEXT001003475.pdf.txt001003475.pdf.txtExtracted Texttext/plain55576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/2/001003475.pdf.txteda517a118e74bafc4556f92254b4435MD52THUMBNAIL001003475.pdf.jpg001003475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/3/001003475.pdf.jpg82debff3b1e9993c01943f189047229dMD5310183/1493532018-10-29 09:19:26.898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:19:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What the researchers' voices claim and what silences them about teaching in business administration?
title O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
spellingShingle O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
Bolzan, Larissa Medianeira
Ensino : Administracao : Brasil
Investigacao cientifica
Teaching in business administration
Search
Changes in teaching in administration
title_short O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
title_full O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
title_fullStr O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
title_full_unstemmed O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
title_sort O que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o ensino em administração no Brasil?
author Bolzan, Larissa Medianeira
author_facet Bolzan, Larissa Medianeira
Antunes, Elaine di Diego
author_role author
author2 Antunes, Elaine di Diego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Larissa Medianeira
Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino : Administracao : Brasil
Investigacao cientifica
topic Ensino : Administracao : Brasil
Investigacao cientifica
Teaching in business administration
Search
Changes in teaching in administration
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching in business administration
Search
Changes in teaching in administration
description Esta pesquisa pretende compreender o que clamam as vozes dos pesquisadores e sobre o que elas se calam ao abordarem o tema Ensino em Administração. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre tal tema nos eventos EnANPAD, EnEPQ e na revista Administração: Ensino e Pesquisa, no período entre 2010 e 2015. Para analisar os dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Como resultado, as vozes clamaram pela dialogicidade, pela interdisciplinaridade, pela integração das tecnologias de informação no ambiente formal de ensino. Foi observado também que as vozes calam assuntos como o processo de construção de conhecimento e como o processo de avaliação, em especial, no que tange a ótica dos alunos. Assim, evidenciou-se a necessidade de investigações acerca do Ensino Superior em Administração, em especial sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T02:18:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149353
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-5139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003475
identifier_str_mv 2237-5139
001003475
url http://hdl.handle.net/10183/149353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 77-93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/1/001003475.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/2/001003475.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149353/3/001003475.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65db9bd958159b1f8de1c18a87117e05
eda517a118e74bafc4556f92254b4435
82debff3b1e9993c01943f189047229d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909775437824