Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loch, Julia Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125877
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo.
id UFRGS-2_47ce3533991a4e66e06fc144307295ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loch, Julia PereiraPieniz, Mônica Bertholdo2015-08-27T02:38:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/125877000972396Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo.application/pdfporComunicação organizacionalRedes sociaisComunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972396.pdf000972396.pdfTexto completoapplication/pdf3717897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/1/000972396.pdf32908ba1aa32c88a9ee07bb6c01325aeMD51TEXT000972396.pdf.txt000972396.pdf.txtExtracted Texttext/plain177652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/2/000972396.pdf.txtf0ada40f935c8aa3095080778e7b586cMD52THUMBNAIL000972396.pdf.jpg000972396.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/3/000972396.pdf.jpg250da707c9ae035c1f02b4b0f32ad0bcMD5310183/1258772019-04-20 02:35:43.121712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
title Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
spellingShingle Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
Loch, Julia Pereira
Comunicação organizacional
Redes sociais
title_short Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
title_full Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
title_fullStr Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
title_full_unstemmed Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
title_sort Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
author Loch, Julia Pereira
author_facet Loch, Julia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loch, Julia Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
contributor_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Redes sociais
topic Comunicação organizacional
Redes sociais
description Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972396
url http://hdl.handle.net/10183/125877
identifier_str_mv 000972396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/1/000972396.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/2/000972396.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/3/000972396.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32908ba1aa32c88a9ee07bb6c01325ae
f0ada40f935c8aa3095080778e7b586c
250da707c9ae035c1f02b4b0f32ad0bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488739667968