Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/125877 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. |
id |
UFRGS-2_47ce3533991a4e66e06fc144307295ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125877 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loch, Julia PereiraPieniz, Mônica Bertholdo2015-08-27T02:38:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/125877000972396Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo.application/pdfporComunicação organizacionalRedes sociaisComunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972396.pdf000972396.pdfTexto completoapplication/pdf3717897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/1/000972396.pdf32908ba1aa32c88a9ee07bb6c01325aeMD51TEXT000972396.pdf.txt000972396.pdf.txtExtracted Texttext/plain177652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/2/000972396.pdf.txtf0ada40f935c8aa3095080778e7b586cMD52THUMBNAIL000972396.pdf.jpg000972396.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/3/000972396.pdf.jpg250da707c9ae035c1f02b4b0f32ad0bcMD5310183/1258772019-04-20 02:35:43.121712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
title |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
spellingShingle |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. Loch, Julia Pereira Comunicação organizacional Redes sociais |
title_short |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
title_full |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
title_fullStr |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
title_sort |
Comunicação organizacional nas redes sociais da Riachuelo : conteúdos e interações no Facebook e Instagram. |
author |
Loch, Julia Pereira |
author_facet |
Loch, Julia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loch, Julia Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
contributor_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Redes sociais |
topic |
Comunicação organizacional Redes sociais |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a gestão de conteúdos e interações nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. O estudo busca refletir sobre a interação e utilização estratégica de comunicação no cenário das redes sociais com o intuito de responder como a empresa Riachuelo se posiciona nas redes sociais Facebook e Instagram e como ocorre a interação com o público a partir dos conteúdos expostos. Para isso o embasamento teórico traz a reflexão da comunicação organizacional, principalmente no setor mercadológico. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 94 postagens realizadas pela empresa em sua página oficial do Facebook e do Instagram no período de fevereiro a março de 2015, 402 comentários do público em sete dessas publicações e 32 dos comentários de retorno da empresa. Os likes e compartilhamentos das postagens por parte do público também foram analisados. O estudo evidencia que a utilização do espaço das redes sociais tem caráter mercadológico, ou seja, o potencial de interação disponível é pouco explorado, por parte da empresa, debilitando as formas de comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram da marca Riachuelo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-27T02:38:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/125877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972396 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/125877 |
identifier_str_mv |
000972396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/1/000972396.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/2/000972396.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125877/3/000972396.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32908ba1aa32c88a9ee07bb6c01325ae f0ada40f935c8aa3095080778e7b586c 250da707c9ae035c1f02b4b0f32ad0bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224488739667968 |