Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27396 |
Resumo: | A partir da Revolução Industrial, a exploração do trabalho infanto-juvenil se configura como um elemento mutilador da vida (Fonseca, 2008) de crianças e adolescentes, perpetuando-se até hoje. No Brasil atualmente, cerca de 4,5 milhões de pessoas entre 5 e 17 anos exercem algum tipo de trabalho (PNAD 2008). A materialidade da exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes é um fenômeno social que tem seus atravessamentos no processo educacional. Nesta faixa-etária, estes sujeitos devem encontrar-se em processo de formação na educação básica, lócus de nossa profissão. Dada a relevância social da temática trabalho infanto-juvenil, tenho como objetivo captar o movimento de construção do fenômeno da educação nas teses inseridas na pesquisa referência, em relação a temática central. Este trabalho configura-se enquanto um recorte de uma pesquisa mais ampla denominada: O estado da arte do Trabalho Infanto-juvenil nas Instituições de ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O estado da arte é uma metodologia utilizada com objetivo principal de organização teórica de um campo e/ou temática específica; no recorte de pesquisa para o TCC, utilizamos como metodologia revisão bibliográfica, revisão teórica e análise de conteúdo. As análises sobre o fenômeno da educação na produção investigada apontam na perspectiva de um esvaziamento do sentido educacional para sujeitos infanto-juvenis que tem sua força de trabalho explorada. |
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Gomes, Martina PereiraFonseca, Laura Souza2011-01-12T05:59:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/27396000764723A partir da Revolução Industrial, a exploração do trabalho infanto-juvenil se configura como um elemento mutilador da vida (Fonseca, 2008) de crianças e adolescentes, perpetuando-se até hoje. No Brasil atualmente, cerca de 4,5 milhões de pessoas entre 5 e 17 anos exercem algum tipo de trabalho (PNAD 2008). A materialidade da exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes é um fenômeno social que tem seus atravessamentos no processo educacional. Nesta faixa-etária, estes sujeitos devem encontrar-se em processo de formação na educação básica, lócus de nossa profissão. Dada a relevância social da temática trabalho infanto-juvenil, tenho como objetivo captar o movimento de construção do fenômeno da educação nas teses inseridas na pesquisa referência, em relação a temática central. Este trabalho configura-se enquanto um recorte de uma pesquisa mais ampla denominada: O estado da arte do Trabalho Infanto-juvenil nas Instituições de ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O estado da arte é uma metodologia utilizada com objetivo principal de organização teórica de um campo e/ou temática específica; no recorte de pesquisa para o TCC, utilizamos como metodologia revisão bibliográfica, revisão teórica e análise de conteúdo. As análises sobre o fenômeno da educação na produção investigada apontam na perspectiva de um esvaziamento do sentido educacional para sujeitos infanto-juvenis que tem sua força de trabalho explorada.application/pdfporTrabalho infantilEstado da arteEducação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764723.pdf000764723.pdfTexto completoapplication/pdf202707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27396/1/000764723.pdf44a6a6cfa5b15c772911d4ec1835badaMD51TEXT000764723.pdf.txt000764723.pdf.txtExtracted Texttext/plain120273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27396/2/000764723.pdf.txt1831aa4398afae4c03f38f11729f5d3fMD52THUMBNAIL000764723.pdf.jpg000764723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27396/3/000764723.pdf.jpg4d489cf9b82d69c278ed45d9c549b631MD5310183/273962018-10-11 08:48:58.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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