Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Martina Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27396
Resumo: A partir da Revolução Industrial, a exploração do trabalho infanto-juvenil se configura como um elemento mutilador da vida (Fonseca, 2008) de crianças e adolescentes, perpetuando-se até hoje. No Brasil atualmente, cerca de 4,5 milhões de pessoas entre 5 e 17 anos exercem algum tipo de trabalho (PNAD 2008). A materialidade da exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes é um fenômeno social que tem seus atravessamentos no processo educacional. Nesta faixa-etária, estes sujeitos devem encontrar-se em processo de formação na educação básica, lócus de nossa profissão. Dada a relevância social da temática trabalho infanto-juvenil, tenho como objetivo captar o movimento de construção do fenômeno da educação nas teses inseridas na pesquisa referência, em relação a temática central. Este trabalho configura-se enquanto um recorte de uma pesquisa mais ampla denominada: O estado da arte do Trabalho Infanto-juvenil nas Instituições de ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O estado da arte é uma metodologia utilizada com objetivo principal de organização teórica de um campo e/ou temática específica; no recorte de pesquisa para o TCC, utilizamos como metodologia revisão bibliográfica, revisão teórica e análise de conteúdo. As análises sobre o fenômeno da educação na produção investigada apontam na perspectiva de um esvaziamento do sentido educacional para sujeitos infanto-juvenis que tem sua força de trabalho explorada.
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