A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116036 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida. |
id |
UFRGS-2_480460f80d08f047cc24c3128eecb3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116036 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Engeroff, Jayne LuisaWittizorecki, Elisandro Schultz2015-05-09T02:00:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/116036000964643O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida.Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las relaciones se construyen los aprendiz y estudiantes durante el estagio de la Enseñanza en la Educación Física en Educación Primaria de esef-UFRGS en una escuela estado de enseñanza de Río Grande do Sul en Porto Alegre. A pesar del corto período en que se desarrolla la etapa (teniendo duración alrededor de três meses, es necesario entender la forma de desarrollar las relaciones entre pasantes y los estudiantes que toman puntos de vista que contribuyan al proceso de enseñanza y aprendizaje. Son los momentos de las etapas que los aprendices necesitan para establecer varias relaciones que construyen el aprendizaje significativo o no, para su futura práctica docente. Es un estudio descriptivo y cualitativo, realizado a través de observaciones y entrevistas semi-estructuradas con tres aprendices. Del análisis de la información que encontré que, debido a la singularidad de cada sujeto, tres aprendices construir prácticas y diferentes estrategias para realizar su pasantía, para construir el vínculo con sus clases. Uno de ellos construyeron una relación a través del diálogo y el enfoque, pero con bastante la colección de partidos realizados con la clase. Otro contribuyente ha adoptado una postura más autoritaria, porque cuando se enfrentan a situaciones de conflicto y resistencia por parte de los estudiantes, restringido el diálogo con la clase en un intento de mantener el control. El tercer desarrollador buscó una aproximación física y afectiva a la clase, lo que le ha implicado un sentimiento ambiguo, cuando se necesita actuar de forma más rígida.application/pdfporFormação de professoresDocênciaEducação física escolarRelaciones escolaresEtapa de la enseñanzaA construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964643.pdf000964643.pdfTexto completoapplication/pdf858440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/1/000964643.pdf8cf97fbd340f40d132aba09683ef3e6eMD51TEXT000964643.pdf.txt000964643.pdf.txtExtracted Texttext/plain117594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/2/000964643.pdf.txt88d587de3dac5663e65986344c0bd789MD52THUMBNAIL000964643.pdf.jpg000964643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/3/000964643.pdf.jpgab4cc26051613a09d7ae5989ef5c1250MD5310183/1160362018-10-22 07:45:27.259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
title |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS Engeroff, Jayne Luisa Formação de professores Docência Educação física escolar Relaciones escolares Etapa de la enseñanza |
title_short |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
title_full |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
title_sort |
A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS |
author |
Engeroff, Jayne Luisa |
author_facet |
Engeroff, Jayne Luisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engeroff, Jayne Luisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Docência Educação física escolar |
topic |
Formação de professores Docência Educação física escolar Relaciones escolares Etapa de la enseñanza |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Relaciones escolares Etapa de la enseñanza |
description |
O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-09T02:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964643 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116036 |
identifier_str_mv |
000964643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/1/000964643.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/2/000964643.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/3/000964643.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cf97fbd340f40d132aba09683ef3e6e 88d587de3dac5663e65986344c0bd789 ab4cc26051613a09d7ae5989ef5c1250 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224484548509696 |