A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engeroff, Jayne Luisa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116036
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida.
id UFRGS-2_480460f80d08f047cc24c3128eecb3a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116036
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Engeroff, Jayne LuisaWittizorecki, Elisandro Schultz2015-05-09T02:00:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/116036000964643O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida.Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las relaciones se construyen los aprendiz y estudiantes durante el estagio de la Enseñanza en la Educación Física en Educación Primaria de esef-UFRGS en una escuela estado de enseñanza de Río Grande do Sul en Porto Alegre. A pesar del corto período en que se desarrolla la etapa (teniendo duración alrededor de três meses, es necesario entender la forma de desarrollar las relaciones entre pasantes y los estudiantes que toman puntos de vista que contribuyan al proceso de enseñanza y aprendizaje. Son los momentos de las etapas que los aprendices necesitan para establecer varias relaciones que construyen el aprendizaje significativo o no, para su futura práctica docente. Es un estudio descriptivo y cualitativo, realizado a través de observaciones y entrevistas semi-estructuradas con tres aprendices. Del análisis de la información que encontré que, debido a la singularidad de cada sujeto, tres aprendices construir prácticas y diferentes estrategias para realizar su pasantía, para construir el vínculo con sus clases. Uno de ellos construyeron una relación a través del diálogo y el enfoque, pero con bastante la colección de partidos realizados con la clase. Otro contribuyente ha adoptado una postura más autoritaria, porque cuando se enfrentan a situaciones de conflicto y resistencia por parte de los estudiantes, restringido el diálogo con la clase en un intento de mantener el control. El tercer desarrollador buscó una aproximación física y afectiva a la clase, lo que le ha implicado un sentimiento ambiguo, cuando se necesita actuar de forma más rígida.application/pdfporFormação de professoresDocênciaEducação física escolarRelaciones escolaresEtapa de la enseñanzaA construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964643.pdf000964643.pdfTexto completoapplication/pdf858440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/1/000964643.pdf8cf97fbd340f40d132aba09683ef3e6eMD51TEXT000964643.pdf.txt000964643.pdf.txtExtracted Texttext/plain117594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/2/000964643.pdf.txt88d587de3dac5663e65986344c0bd789MD52THUMBNAIL000964643.pdf.jpg000964643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/3/000964643.pdf.jpgab4cc26051613a09d7ae5989ef5c1250MD5310183/1160362018-10-22 07:45:27.259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
title A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
spellingShingle A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
Engeroff, Jayne Luisa
Formação de professores
Docência
Educação física escolar
Relaciones escolares
Etapa de la enseñanza
title_short A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
title_full A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
title_fullStr A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
title_sort A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
author Engeroff, Jayne Luisa
author_facet Engeroff, Jayne Luisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Engeroff, Jayne Luisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Docência
Educação física escolar
topic Formação de professores
Docência
Educação física escolar
Relaciones escolares
Etapa de la enseñanza
dc.subject.spa.fl_str_mv Relaciones escolares
Etapa de la enseñanza
description O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T02:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964643
url http://hdl.handle.net/10183/116036
identifier_str_mv 000964643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/1/000964643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/2/000964643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116036/3/000964643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cf97fbd340f40d132aba09683ef3e6e
88d587de3dac5663e65986344c0bd789
ab4cc26051613a09d7ae5989ef5c1250
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224484548509696