Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Lediana Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202159
Resumo: Essa dissertação trata das experiências formativas dos estudantes de Educação Física em formação inicial durante os estágios de docência a partir de suas narrativas. Aprofundar a compreensão sobre o processo de formação inicial dos estudantes-estagiários, suas experiências construídas, sentidos e significados a respeito da docência e como estas contribuem durante o processo de constituição docente podem, de certo modo, ampliar os estudos sobre formação docente no contexto da formação inicial de professores. Assim, com o movimento neoliberal e neoconservador de descarte de instituições públicas, do professorado, discursos de privatização mercadológica, sobre a escola e a educação enquanto negócios em meio a um mercado competitivo de ações intensificadas que buscam utilizar de parâmetros avaliativos como eficiência, excelência e qualidade fizeram-me questionar sobre a atuação dos estagiários e como acontece o processo de constituição docente dos mesmos em meio ao contexto sociopolítico vigente. Desse modo, construí o seguinte problema de pesquisa: como as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS mobilizam o processo de constituição docente? Apresento como objetivo geral: compreender as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência e como elas mobilizam o processo de constituição docente. De tal modo, compreender estas experiências por meio de narrativas, entender a contribuição dos estágios de docência e o que eles mobilizam à formação dos futuros professores de Educação Física é, de certo modo, entender como esses processos se desdobram, como as pessoas narram suas experiências e como registram-nas para que, posteriormente, operemos melhor sobre os processos de formação. Nesse sentido, para buscar responder estas indagações fiz uso da pesquisa narrativa como opção teórico-metodológica e, assim, avançando a compreensão sobre a formação do professor de Educação Física e todo este emaranhado cultural estabelecido em meio as suas experiências formativas. O estudo aconteceu juntamente a quatro estudantes-estagiários em duas escolas públicas localizadas em Porto Alegre/RS, onde são materializados os estágios de docência do ensino fundamental e do ensino médio do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo que os instrumentos utilizados na obtenção de informações se apresentaram pela observação participante, análise de documentos e as narrativas dos estudantes-estagiários em formação inicial durante os estágios de docência. Ao longo do trabalho de campo pude compreender que os estudantes-estagiários se permitiram aprender com suas vivências ao longo dos estágios de docência e, nesse sentido, construindo experiências formativas tanto consigo mesmo quanto com o outro. Esse percurso formativo contribuiu, de certo modo, no processo de constituição docente de cada estudante-estagiário ao passo que se permitiam aprender e perceber com os fenômenos de cada realidade sociocultural em meio ao contexto escolar.
id URGS_0e7cc6dc2ba572abd5914257c4fd5dbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202159
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Quadros, Lediana Ribeiro deWittizorecki, Elisandro Schultz2019-11-30T04:05:28Z2019http://hdl.handle.net/10183/202159001107431Essa dissertação trata das experiências formativas dos estudantes de Educação Física em formação inicial durante os estágios de docência a partir de suas narrativas. Aprofundar a compreensão sobre o processo de formação inicial dos estudantes-estagiários, suas experiências construídas, sentidos e significados a respeito da docência e como estas contribuem durante o processo de constituição docente podem, de certo modo, ampliar os estudos sobre formação docente no contexto da formação inicial de professores. Assim, com o movimento neoliberal e neoconservador de descarte de instituições públicas, do professorado, discursos de privatização mercadológica, sobre a escola e a educação enquanto negócios em meio a um mercado competitivo de ações intensificadas que buscam utilizar de parâmetros avaliativos como eficiência, excelência e qualidade fizeram-me questionar sobre a atuação dos estagiários e como acontece o processo de constituição docente dos mesmos em meio ao contexto sociopolítico vigente. Desse modo, construí o seguinte problema de pesquisa: como as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS mobilizam o processo de constituição docente? Apresento como objetivo geral: compreender as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência e como elas mobilizam o processo de constituição docente. De tal modo, compreender estas experiências por meio de narrativas, entender a contribuição dos estágios de docência e o que eles mobilizam à formação dos futuros professores de Educação Física é, de certo modo, entender como esses processos se desdobram, como as pessoas narram suas experiências e como registram-nas para que, posteriormente, operemos melhor sobre os processos de formação. Nesse sentido, para buscar responder estas indagações fiz uso da pesquisa narrativa como opção teórico-metodológica e, assim, avançando a compreensão sobre a formação do professor de Educação Física e todo este emaranhado cultural estabelecido em meio as suas experiências formativas. O estudo aconteceu juntamente a quatro estudantes-estagiários em duas escolas públicas localizadas em Porto Alegre/RS, onde são materializados os estágios de docência do ensino fundamental e do ensino médio do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo que os instrumentos utilizados na obtenção de informações se apresentaram pela observação participante, análise de documentos e as narrativas dos estudantes-estagiários em formação inicial durante os estágios de docência. Ao longo do trabalho de campo pude compreender que os estudantes-estagiários se permitiram aprender com suas vivências ao longo dos estágios de docência e, nesse sentido, construindo experiências formativas tanto consigo mesmo quanto com o outro. Esse percurso formativo contribuiu, de certo modo, no processo de constituição docente de cada estudante-estagiário ao passo que se permitiam aprender e perceber com os fenômenos de cada realidade sociocultural em meio ao contexto escolar.This dissertation deals with the formative experiences of Physical Education students in initial formation during the teaching stages from their narratives. Deepening the understanding of the initial training process of student-trainees, their constructed experiences, meanings and meanings about teaching and how they contribute during the process of teacher constitution can, in a way, broaden the studies on teacher education in the context of initial teacher education. Thus, with the neoliberal and neoconservative movement of discarding public institutions, teachers, marketing privatization discourses, about school and education as business in the midst of a competitive market of intensified actions that seek to use evaluative parameters such as efficiency, excellence and quality made me question the interns' performance and how their process of teacher constitution happens in the current socio-political context. Thus, I built the following research problem: how do the formative experiences built by students of Physical Education trainees during the teaching stages of ESEFID/UFRGS mobilize the process of teacher constitution? I present as a general objective: to understand the formative experiences built by the students of Physical Education trainees during the teaching stages and how they mobilize the process of teacher constitution. Thus, to understand these experiences through narratives, to understand the contribution of the teaching stages and what they mobilize to the formation of future Physical Education teachers is, in a way, to understand how these processes unfold, how people narrate their experiences. experiences and how to record them so that we can later operate better on the processes of formation. In order to answer these questions, I made use of narrative research as a theoretical-methodological option and, thus, advancing the understanding about the formation of the Physical Education teacher and all this cultural tangle established in the midst of his formative experiences. The study took place together with four student-interns in two public schools located in Porto Alegre/RS, where the teaching stages of elementary and high school physical education at the Federal University of Rio Grande do Sul are materialized. The instruments used to obtain information were presented by participant observation, document analysis and the narratives of student-trainees in initial training during the teaching stages. Throughout the fieldwork I could understand that the student-interns allowed themselves to learn from their experiences throughout the teaching stages and, in this sense, building formative experiences with both themselves and each other. This formative course contributed, in a way, to the process of constitution of each student-student, while allowing themselves to learn and understand with the phenomena of each sociocultural reality in the school context.Esta disertación trata sobre las experiencias formativas de los estudiantes de Educación Física en la formación inicial durante las etapas de enseñanza de sus narraciones. La profundización de la comprensión del proceso de formación inicial de los alumnos en formación, sus experiencias construidas, los significados y los significados sobre la enseñanza y cómo contribuyen durante el proceso de constitución docente pueden, de alguna manera, ampliar los estudios sobre la formación docente en el contexto de Formación inicial del profesorado. Así, con el movimiento neoliberal y neoconservador de descartar instituciones públicas, docentes, discursos de privatización de marketing, acerca de la escuela y la educación como negocios en medio de un mercado competitivo de acciones intensificadas que buscan utilizar parámetros evaluativos como la eficiencia, la excelencia y la calidad me hizo cuestionar el desempeño de los pasantes y cómo ocurre su proceso de constitución docente en el contexto sociopolítico actual. Por lo tanto, construí el siguiente problema de investigación: ¿cómo movilizan el proceso de constitución docente las experiencias formativas construidas por estudiantes de aprendices de Educación Física durante las etapas de enseñanza de ESEFID/UFRGS? Presento como un objetivo general: comprender las experiencias formativas construidas por los estudiantes de los alumnos de Educación Física durante las etapas de enseñanza y cómo movilizan el proceso de constitución docente. Por lo tanto, comprender estas experiencias a través de las narrativas, comprender la contribución de las etapas de enseñanza y lo que movilizan para la formación de futuros maestros de Educación Física es, de alguna manera, comprender cómo se desarrollan estos procesos, cómo las personas narran sus experiencias. experiencias y cómo registrarlas para que luego podamos operar mejor en los procesos de formación. En este sentido, para responder a estas preguntas hice uso de la investigación narrativa. Para responder a estas preguntas, utilicé la investigación narrativa como una opción teórico-metodológica y, por lo tanto, avancé en la comprensión sobre la formación del maestro de Educación Física y toda esta maraña cultural establecida en medio de sus experiencias formativas. El estudio se llevó a cabo junto con cuatro estudiantes internos en dos escuelas públicas ubicadas en Porto Alegre/RS, donde se materializan las etapas de enseñanza de educación física en la escuela primaria y secundaria en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Los instrumentos utilizados para obtener información fueron presentados por observación participante, análisis de documentos y las narraciones de los alumnos en formación inicial durante las etapas de enseñanza. A lo largo del trabajo de campo pude entender que los estudiantes en prácticas se permitieron aprender de sus experiencias a lo largo de las etapas de enseñanza y, en este sentido, construir experiencias formativas con ellos mismos y entre ellos. Este curso formativo contribuyó, de alguna manera, al proceso de constitución de cada alumno-alumno, al tiempo que se permitió aprender y comprender los fenómenos de cada realidad sociocultural en el contexto escolar.application/pdfporEstágio curricularDocênciaExperiênciaNarrativaNarrativesFormative experiencesTeaching constitutionInitial formationTeaching internshipNarrativasExperiencias formativasConstitución docenteFormación inicialEtapa de docenciaNarrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107431.pdf.txt001107431.pdf.txtExtracted Texttext/plain309510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202159/2/001107431.pdf.txt97d14923962ed0fe653ea8905d675280MD52ORIGINAL001107431.pdfTexto completoapplication/pdf1326652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202159/1/001107431.pdf72a63a5d9540bab23935f5151bca6be9MD5110183/2021592019-12-01 05:03:52.069359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-01T07:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
title Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
spellingShingle Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
Quadros, Lediana Ribeiro de
Estágio curricular
Docência
Experiência
Narrativa
Narratives
Formative experiences
Teaching constitution
Initial formation
Teaching internship
Narrativas
Experiencias formativas
Constitución docente
Formación inicial
Etapa de docencia
title_short Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
title_full Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
title_fullStr Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
title_full_unstemmed Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
title_sort Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS
author Quadros, Lediana Ribeiro de
author_facet Quadros, Lediana Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Lediana Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Docência
Experiência
Narrativa
topic Estágio curricular
Docência
Experiência
Narrativa
Narratives
Formative experiences
Teaching constitution
Initial formation
Teaching internship
Narrativas
Experiencias formativas
Constitución docente
Formación inicial
Etapa de docencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Narratives
Formative experiences
Teaching constitution
Initial formation
Teaching internship
dc.subject.spa.fl_str_mv Narrativas
Experiencias formativas
Constitución docente
Formación inicial
Etapa de docencia
description Essa dissertação trata das experiências formativas dos estudantes de Educação Física em formação inicial durante os estágios de docência a partir de suas narrativas. Aprofundar a compreensão sobre o processo de formação inicial dos estudantes-estagiários, suas experiências construídas, sentidos e significados a respeito da docência e como estas contribuem durante o processo de constituição docente podem, de certo modo, ampliar os estudos sobre formação docente no contexto da formação inicial de professores. Assim, com o movimento neoliberal e neoconservador de descarte de instituições públicas, do professorado, discursos de privatização mercadológica, sobre a escola e a educação enquanto negócios em meio a um mercado competitivo de ações intensificadas que buscam utilizar de parâmetros avaliativos como eficiência, excelência e qualidade fizeram-me questionar sobre a atuação dos estagiários e como acontece o processo de constituição docente dos mesmos em meio ao contexto sociopolítico vigente. Desse modo, construí o seguinte problema de pesquisa: como as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS mobilizam o processo de constituição docente? Apresento como objetivo geral: compreender as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência e como elas mobilizam o processo de constituição docente. De tal modo, compreender estas experiências por meio de narrativas, entender a contribuição dos estágios de docência e o que eles mobilizam à formação dos futuros professores de Educação Física é, de certo modo, entender como esses processos se desdobram, como as pessoas narram suas experiências e como registram-nas para que, posteriormente, operemos melhor sobre os processos de formação. Nesse sentido, para buscar responder estas indagações fiz uso da pesquisa narrativa como opção teórico-metodológica e, assim, avançando a compreensão sobre a formação do professor de Educação Física e todo este emaranhado cultural estabelecido em meio as suas experiências formativas. O estudo aconteceu juntamente a quatro estudantes-estagiários em duas escolas públicas localizadas em Porto Alegre/RS, onde são materializados os estágios de docência do ensino fundamental e do ensino médio do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo que os instrumentos utilizados na obtenção de informações se apresentaram pela observação participante, análise de documentos e as narrativas dos estudantes-estagiários em formação inicial durante os estágios de docência. Ao longo do trabalho de campo pude compreender que os estudantes-estagiários se permitiram aprender com suas vivências ao longo dos estágios de docência e, nesse sentido, construindo experiências formativas tanto consigo mesmo quanto com o outro. Esse percurso formativo contribuiu, de certo modo, no processo de constituição docente de cada estudante-estagiário ao passo que se permitiam aprender e perceber com os fenômenos de cada realidade sociocultural em meio ao contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-30T04:05:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107431
url http://hdl.handle.net/10183/202159
identifier_str_mv 001107431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202159/2/001107431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202159/1/001107431.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97d14923962ed0fe653ea8905d675280
72a63a5d9540bab23935f5151bca6be9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085507073310720