Os sentidos e significados da recreação terapêutica para estudantes e egressos dos cursos de educação física no serviço de educação física e terapia ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Paloma Ziliotto Sant'Anna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116156
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da recreação terapêutica para os estudantes e egressos do curso de educação física que realizaram ou realizam estágio no Hospital de Clínicas no setor de Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional. Para operacionalizar esse objetivo optou-se pela pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas com perguntas abertas referentes ao objetivo selecionado. Foram entrevistados indivíduos que estagiaram no mínimo seis meses no setor das áreas da pediatria, oncologia e adultos, Centro de Atenção Psicossocial, Unidade e Ambulatório de Adição Álvaro Alvim. A análise das entrevistas foi realizada a partir de 4 unidades temáticas e da articulação destas com o referencial teórico. Em relação a análise dos significados da recreação surgiram sentidos diferentes para o termo “recreação terapêutica”, significados voltados para questões lúdicas como o brincar ou com significado de auxiliar o tratamento como forma terapêutica. Os colaboradores destacaram mudanças nas suas formas de compreender a atuação da educação física em hospitais, bem como, destacaram a ausência desta temática na sua formação nos cursos de graduação.
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