Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103874 |
Resumo: | Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação. |
id |
UFRGS-2_48a88145b218c84c12cbc79abd060141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103874 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bortoletti, Anderson de AbreuGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2014-09-26T02:11:52Z2008http://hdl.handle.net/10183/103874000779971Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação.In the Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I course, it was prepared and applied a teaching module about real numbers. Starting from this experience came up the interest in research about the existence of others approaches in real numbers study. This paper starts from the developed practice description and its theoretical basis. After that, it describes real numbers origins looking for the path they elapsed from theirs discover till mathematician’s acceptance as well how they are presented at university. Aiming find out how real and irrational numbers have been teach to the classroom, this paper describes the way student´s books have been approaching this topic and analyses works in mathematics education and in national curricula standards, like “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”. This paper describes six distinct ways to approach this topic which, many times, are developed together and has many concepts in common, just changing its presentation order.application/pdfporEnsino e aprendizagemEnsino : MatematicaNúmeros reaisIrrationals and real numbersMathematics teachingAbordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779971.pdf000779971.pdfTexto completoapplication/pdf253072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/1/000779971.pdf3edc318462daa48af1b9391c57cb90dcMD51TEXT000779971.pdf.txt000779971.pdf.txtExtracted Texttext/plain77568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/2/000779971.pdf.txt3fc857090813498c6330c41550201354MD52THUMBNAIL000779971.pdf.jpg000779971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/3/000779971.pdf.jpg3aeeb7c05ef76357cfbf206f8a989e21MD5310183/1038742018-10-08 08:12:58.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:12:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
title |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
spellingShingle |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental Bortoletti, Anderson de Abreu Ensino e aprendizagem Ensino : Matematica Números reais Irrationals and real numbers Mathematics teaching |
title_short |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
title_full |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
title_fullStr |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
title_full_unstemmed |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
title_sort |
Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental |
author |
Bortoletti, Anderson de Abreu |
author_facet |
Bortoletti, Anderson de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletti, Anderson de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
contributor_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Ensino : Matematica Números reais |
topic |
Ensino e aprendizagem Ensino : Matematica Números reais Irrationals and real numbers Mathematics teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Irrationals and real numbers Mathematics teaching |
description |
Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-26T02:11:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103874 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103874 |
identifier_str_mv |
000779971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/1/000779971.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/2/000779971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/3/000779971.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3edc318462daa48af1b9391c57cb90dc 3fc857090813498c6330c41550201354 3aeeb7c05ef76357cfbf206f8a989e21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447134979227648 |