Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletti, Anderson de Abreu
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103874
Resumo: Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação.
id UFRGS-2_48a88145b218c84c12cbc79abd060141
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103874
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bortoletti, Anderson de AbreuGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2014-09-26T02:11:52Z2008http://hdl.handle.net/10183/103874000779971Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação.In the Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I course, it was prepared and applied a teaching module about real numbers. Starting from this experience came up the interest in research about the existence of others approaches in real numbers study. This paper starts from the developed practice description and its theoretical basis. After that, it describes real numbers origins looking for the path they elapsed from theirs discover till mathematician’s acceptance as well how they are presented at university. Aiming find out how real and irrational numbers have been teach to the classroom, this paper describes the way student´s books have been approaching this topic and analyses works in mathematics education and in national curricula standards, like “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”. This paper describes six distinct ways to approach this topic which, many times, are developed together and has many concepts in common, just changing its presentation order.application/pdfporEnsino e aprendizagemEnsino : MatematicaNúmeros reaisIrrationals and real numbersMathematics teachingAbordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779971.pdf000779971.pdfTexto completoapplication/pdf253072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/1/000779971.pdf3edc318462daa48af1b9391c57cb90dcMD51TEXT000779971.pdf.txt000779971.pdf.txtExtracted Texttext/plain77568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/2/000779971.pdf.txt3fc857090813498c6330c41550201354MD52THUMBNAIL000779971.pdf.jpg000779971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/3/000779971.pdf.jpg3aeeb7c05ef76357cfbf206f8a989e21MD5310183/1038742018-10-08 08:12:58.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:12:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
title Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
spellingShingle Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
Bortoletti, Anderson de Abreu
Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Números reais
Irrationals and real numbers
Mathematics teaching
title_short Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
title_full Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
title_fullStr Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
title_full_unstemmed Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
title_sort Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
author Bortoletti, Anderson de Abreu
author_facet Bortoletti, Anderson de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletti, Anderson de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
contributor_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Números reais
topic Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Números reais
Irrationals and real numbers
Mathematics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Irrationals and real numbers
Mathematics teaching
description Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-26T02:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103874
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779971
url http://hdl.handle.net/10183/103874
identifier_str_mv 000779971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/1/000779971.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/2/000779971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103874/3/000779971.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3edc318462daa48af1b9391c57cb90dc
3fc857090813498c6330c41550201354
3aeeb7c05ef76357cfbf206f8a989e21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447134979227648