Uma abordagem de ensino de números reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jozan
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1655
Resumo: Esta pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma abordagem didática, na sua aplicação e avaliação em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, visando à construção dos números reais com o objetivo de possibilitar ao aluno apreender conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, tanto formativos como funcionais recomendados pelos documentos oficiais para a educação básica, acrescida de um módulo de ensino, contendo textos, atividades didáticas, metodologia e uma proposta de avaliação. A partir da hipótese de que os alunos apresentam dificuldades em articular os diferentes conjuntos numéricos, tanto no que se refere aos aspectos cognitivos como aos representacionais, esta abordagem foi elaborada seguindo o modelo sugerido por Ulrich Christiansen, que utiliza a reta numérica como contexto articulador, enriquecida por situações problemas e da história da matemática, procurando associar números a geometria e à álgebra. Os resultados da aplicação do módulo didático foram analisados por meio da participação dos alunos nas atividades realizadas durante a intervenção didática, da análise dos dados obtidos a partir de um pré-teste e de um pós-teste sobre o domínio cognitivo e representacional dos alunos, bem como por observações diretas, indicando a sua adequação aos objetivos propostos.
id UEPB_d15a427d4c4017c5a22c5fd703929525
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1655
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Uma abordagem de ensino de números reaisAN APPROACH TO TEACHING THE REAL NUMBERSNúmeros reaisEnsino de matemáticaAprendizagemReal numbersTeaching MathLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma abordagem didática, na sua aplicação e avaliação em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, visando à construção dos números reais com o objetivo de possibilitar ao aluno apreender conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, tanto formativos como funcionais recomendados pelos documentos oficiais para a educação básica, acrescida de um módulo de ensino, contendo textos, atividades didáticas, metodologia e uma proposta de avaliação. A partir da hipótese de que os alunos apresentam dificuldades em articular os diferentes conjuntos numéricos, tanto no que se refere aos aspectos cognitivos como aos representacionais, esta abordagem foi elaborada seguindo o modelo sugerido por Ulrich Christiansen, que utiliza a reta numérica como contexto articulador, enriquecida por situações problemas e da história da matemática, procurando associar números a geometria e à álgebra. Os resultados da aplicação do módulo didático foram analisados por meio da participação dos alunos nas atividades realizadas durante a intervenção didática, da análise dos dados obtidos a partir de um pré-teste e de um pós-teste sobre o domínio cognitivo e representacional dos alunos, bem como por observações diretas, indicando a sua adequação aos objetivos propostos.This research was the development of a didactic approach in its implementation and evaluation in a class of 3rd year of high school, the purpose of developing real numbers with the goal of enabling students to acquire knowledge on the sets of numbers, both formative and functional Recommended official documents for basic education, plus a teaching module, containing texts, educational activities, methodology and a proposal for evaluation. From the assumption that students have difficulties in articulating the different sets of numbers, both in relation to cognitive aspects such as the representational, this approach was developed following the model suggested by Ulrich Christiansen, who uses the line number as the context articulator, enriched with situations and problems of mathematical history, seeking to associate numbers to geometry and algebra. The results of the implementation of educational module was analyzed using the students' participation in the activities performed during the didactic analysis of data obtained from a pretest and a posttest on the cognitive domain and representational of the students, as well as by direct observations, indicating its suitability to the proposed objectives.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaMaciel, Aldo BezerraCPF:07258895434http://lattes.cnpq.br/0633421361154324Morais Filho, Daniel Cordeiro deCPF:39502783468http://lattes.cnpq.br/0266444096441721Rêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Medeiros, Jozan2015-09-25T12:18:13Z2012-07-112010-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Jozan. AN APPROACH TO TEACHING THE REAL NUMBERS. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T12:57:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T12:57:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de ensino de números reais
AN APPROACH TO TEACHING THE REAL NUMBERS
title Uma abordagem de ensino de números reais
spellingShingle Uma abordagem de ensino de números reais
Medeiros, Jozan
Números reais
Ensino de matemática
Aprendizagem
Real numbers
Teaching Math
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma abordagem de ensino de números reais
title_full Uma abordagem de ensino de números reais
title_fullStr Uma abordagem de ensino de números reais
title_full_unstemmed Uma abordagem de ensino de números reais
title_sort Uma abordagem de ensino de números reais
author Medeiros, Jozan
author_facet Medeiros, Jozan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Aldo Bezerra
CPF:07258895434
http://lattes.cnpq.br/0633421361154324
Morais Filho, Daniel Cordeiro de
CPF:39502783468
http://lattes.cnpq.br/0266444096441721
Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jozan
dc.subject.por.fl_str_mv Números reais
Ensino de matemática
Aprendizagem
Real numbers
Teaching Math
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Números reais
Ensino de matemática
Aprendizagem
Real numbers
Teaching Math
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma abordagem didática, na sua aplicação e avaliação em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, visando à construção dos números reais com o objetivo de possibilitar ao aluno apreender conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, tanto formativos como funcionais recomendados pelos documentos oficiais para a educação básica, acrescida de um módulo de ensino, contendo textos, atividades didáticas, metodologia e uma proposta de avaliação. A partir da hipótese de que os alunos apresentam dificuldades em articular os diferentes conjuntos numéricos, tanto no que se refere aos aspectos cognitivos como aos representacionais, esta abordagem foi elaborada seguindo o modelo sugerido por Ulrich Christiansen, que utiliza a reta numérica como contexto articulador, enriquecida por situações problemas e da história da matemática, procurando associar números a geometria e à álgebra. Os resultados da aplicação do módulo didático foram analisados por meio da participação dos alunos nas atividades realizadas durante a intervenção didática, da análise dos dados obtidos a partir de um pré-teste e de um pós-teste sobre o domínio cognitivo e representacional dos alunos, bem como por observações diretas, indicando a sua adequação aos objetivos propostos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
2012-07-11
2015-09-25T12:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Jozan. AN APPROACH TO TEACHING THE REAL NUMBERS. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1655
identifier_str_mv MEDEIROS, Jozan. AN APPROACH TO TEACHING THE REAL NUMBERS. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709208436080640