Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alex Sandro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280048
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a docência em Lutas a partir da participação no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa parte de um olhar autobiográfico e uma abordagem qualitativa descritiva. A coleta de dados se deu a partir de documentos inerentes à prática pedagógica, tais como planejamento anual de ensino; planos de aula; diários de aula e processo de rememoração da minha trajetória na prática esportiva do karatê. Para fins de análise, foram identificadas categorias, nomeadas conforme segue: objetivos gerais; conteúdos de ensino; estratégias de ensino e expectativas de aprendizagem. Para a organização e análise dos dados, foi desenvolvida uma linha do tempo, com o intuito de comparar, analisar e refletir sobre as mudanças relativas à experiência docente. As reflexões sobre o embate entre métodos tradicionais de ensino dos esportes e suas limitações no âmbito escolar, com as percepções de possibilidades mais amplas de trabalho sob uma perspectiva mais crítica, inclusiva e participativa, permeiam as análises deste estudo. Ao final foi possível constatar que o modelo de treinamento de Lutas em espaços esportivos não atende as demandas da tematização das práticas corporais de Lutas na Educação física Escolar.
id UFRGS-2_48cc90f6b2dc0c6803a359ffdb430c49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280048
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Alex SandroPires, Veruska2024-10-17T06:53:57Z2024http://hdl.handle.net/10183/280048001212969O presente artigo busca refletir sobre a docência em Lutas a partir da participação no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa parte de um olhar autobiográfico e uma abordagem qualitativa descritiva. A coleta de dados se deu a partir de documentos inerentes à prática pedagógica, tais como planejamento anual de ensino; planos de aula; diários de aula e processo de rememoração da minha trajetória na prática esportiva do karatê. Para fins de análise, foram identificadas categorias, nomeadas conforme segue: objetivos gerais; conteúdos de ensino; estratégias de ensino e expectativas de aprendizagem. Para a organização e análise dos dados, foi desenvolvida uma linha do tempo, com o intuito de comparar, analisar e refletir sobre as mudanças relativas à experiência docente. As reflexões sobre o embate entre métodos tradicionais de ensino dos esportes e suas limitações no âmbito escolar, com as percepções de possibilidades mais amplas de trabalho sob uma perspectiva mais crítica, inclusiva e participativa, permeiam as análises deste estudo. Ao final foi possível constatar que o modelo de treinamento de Lutas em espaços esportivos não atende as demandas da tematização das práticas corporais de Lutas na Educação física Escolar.This article seeks to reflect about teaching Fights based on participation in the Pedagogical Residency Program. The research is based on an autobiographical perspective and a descriptive qualitative approach. Data collection was carried out using documents inherent to pedagogical practice, such as annual teaching planning; lesson plans; class diaries; and the process of remembering my trajectory in the sport of karate. For analysis purposes, categories were identified, named: general objectives; teaching content; teaching strategies and learning expectations. To organize and analyze the data, a timeline was created, with the aim of compare, analyze and reflect on changes related to the teaching experience. Reflections on the clash between traditional methods of teaching sports with their limitations in the school environment and perceptions of broader possibilities for work from a more critical, inclusive and participatory perspective permeate the analyses of this article. In the end, it was possible to confirm that the Fighting training model in sports spaces does not meet the demands of the thematization of physical Fighting practices in School Physical Education.application/pdfporEducação física escolarArtes marciaisPrograma Residência PedagógicaSchool physical educationMartial artsPedagogical Residency ProgramReflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212969.pdf.txt001212969.pdf.txtExtracted Texttext/plain61645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280048/2/001212969.pdf.txt5f076f47d7fabc36107a969e12d82d54MD52ORIGINAL001212969.pdfTexto completoapplication/pdf312558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280048/1/001212969.pdfecceea2eaebe40fa3111d2b74143371cMD5110183/2800482024-10-18 06:56:39.325678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280048Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-18T09:56:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
title Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
spellingShingle Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
Martins, Alex Sandro
Educação física escolar
Artes marciais
Programa Residência Pedagógica
School physical education
Martial arts
Pedagogical Residency Program
title_short Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
title_full Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
title_fullStr Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
title_full_unstemmed Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
title_sort Reflexões sobre a docência em lutas a partir da experiência na residência pedagógica
author Martins, Alex Sandro
author_facet Martins, Alex Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alex Sandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Veruska
contributor_str_mv Pires, Veruska
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Artes marciais
Programa Residência Pedagógica
topic Educação física escolar
Artes marciais
Programa Residência Pedagógica
School physical education
Martial arts
Pedagogical Residency Program
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Martial arts
Pedagogical Residency Program
description O presente artigo busca refletir sobre a docência em Lutas a partir da participação no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa parte de um olhar autobiográfico e uma abordagem qualitativa descritiva. A coleta de dados se deu a partir de documentos inerentes à prática pedagógica, tais como planejamento anual de ensino; planos de aula; diários de aula e processo de rememoração da minha trajetória na prática esportiva do karatê. Para fins de análise, foram identificadas categorias, nomeadas conforme segue: objetivos gerais; conteúdos de ensino; estratégias de ensino e expectativas de aprendizagem. Para a organização e análise dos dados, foi desenvolvida uma linha do tempo, com o intuito de comparar, analisar e refletir sobre as mudanças relativas à experiência docente. As reflexões sobre o embate entre métodos tradicionais de ensino dos esportes e suas limitações no âmbito escolar, com as percepções de possibilidades mais amplas de trabalho sob uma perspectiva mais crítica, inclusiva e participativa, permeiam as análises deste estudo. Ao final foi possível constatar que o modelo de treinamento de Lutas em espaços esportivos não atende as demandas da tematização das práticas corporais de Lutas na Educação física Escolar.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-17T06:53:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280048
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001212969
url http://hdl.handle.net/10183/280048
identifier_str_mv 001212969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280048/2/001212969.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280048/1/001212969.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f076f47d7fabc36107a969e12d82d54
ecceea2eaebe40fa3111d2b74143371c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447374759198720