Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159234 |
Resumo: | Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas. |
id |
UFRGS-2_48d624b8f0d2a8eff6dcf914079ea003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159234 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fensterseifer, Thais ArnoldKrening, Thiago da SilvaTeixeira, Fabio GoncalvesSilva, Tania Luisa Koltermann daSilva, Regio Pierre da2017-06-07T02:39:53Z20161808-5377http://hdl.handle.net/10183/159234001015537Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas.Media have been through major chances with digital convergence. The production and consumption have been affected, and producers and publishers seek the best ways to adapt to the digital environment. The situation with comics is the same, as they go through a hybridization moment, where hypermedia resources are incorporated to its traditional language. However, usability studies on these apps are still rare. This article aims to analyze the usability of the app Bottom of the Ninth for iPad. Therefore, a bibliographic research on digital comics and usability is made. This study aims to underpin the proposed analysis, in which an expert user and a novice user perform tasks and the results are described so that improvements can be suggested.application/pdfporInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38Dispositivos móveisUsabilidadeDesign : ProjetoHistória em quadrinhosComicsUsabilityMobile devicesHistórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidadeComics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015537.pdf001015537.pdfTexto completoapplication/pdf662026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/1/001015537.pdfb85f2a050229a4c3690288a42cc8ffa8MD51TEXT001015537.pdf.txt001015537.pdf.txtExtracted Texttext/plain38872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/2/001015537.pdf.txt7911b91da828887b47a539b45d010cd8MD52THUMBNAIL001015537.pdf.jpg001015537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/3/001015537.pdf.jpg7c5b9df703b68ed1e9cc2fb6f3439fbfMD5310183/1592342018-10-22 08:20:10.804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159234Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:20:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Comics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis |
title |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade Fensterseifer, Thais Arnold Dispositivos móveis Usabilidade Design : Projeto História em quadrinhos Comics Usability Mobile devices |
title_short |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
title_full |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
title_sort |
Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade |
author |
Fensterseifer, Thais Arnold |
author_facet |
Fensterseifer, Thais Arnold Krening, Thiago da Silva Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da |
author_role |
author |
author2 |
Krening, Thiago da Silva Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fensterseifer, Thais Arnold Krening, Thiago da Silva Teixeira, Fabio Goncalves Silva, Tania Luisa Koltermann da Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis Usabilidade Design : Projeto História em quadrinhos |
topic |
Dispositivos móveis Usabilidade Design : Projeto História em quadrinhos Comics Usability Mobile devices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comics Usability Mobile devices |
description |
Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-07T02:39:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159234 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-5377 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015537 |
identifier_str_mv |
1808-5377 001015537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/1/001015537.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/2/001015537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/3/001015537.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b85f2a050229a4c3690288a42cc8ffa8 7911b91da828887b47a539b45d010cd8 7c5b9df703b68ed1e9cc2fb6f3439fbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447631845916672 |