Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Thais Arnold
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Krening, Thiago da Silva, Teixeira, Fabio Goncalves, Silva, Tania Luisa Koltermann da, Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159234
Resumo: Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas.
id UFRGS-2_48d624b8f0d2a8eff6dcf914079ea003
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159234
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fensterseifer, Thais ArnoldKrening, Thiago da SilvaTeixeira, Fabio GoncalvesSilva, Tania Luisa Koltermann daSilva, Regio Pierre da2017-06-07T02:39:53Z20161808-5377http://hdl.handle.net/10183/159234001015537Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas.Media have been through major chances with digital convergence. The production and consumption have been affected, and producers and publishers seek the best ways to adapt to the digital environment. The situation with comics is the same, as they go through a hybridization moment, where hypermedia resources are incorporated to its traditional language. However, usability studies on these apps are still rare. This article aims to analyze the usability of the app Bottom of the Ninth for iPad. Therefore, a bibliographic research on digital comics and usability is made. This study aims to underpin the proposed analysis, in which an expert user and a novice user perform tasks and the results are described so that improvements can be suggested.application/pdfporInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38Dispositivos móveisUsabilidadeDesign : ProjetoHistória em quadrinhosComicsUsabilityMobile devicesHistórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidadeComics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015537.pdf001015537.pdfTexto completoapplication/pdf662026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/1/001015537.pdfb85f2a050229a4c3690288a42cc8ffa8MD51TEXT001015537.pdf.txt001015537.pdf.txtExtracted Texttext/plain38872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/2/001015537.pdf.txt7911b91da828887b47a539b45d010cd8MD52THUMBNAIL001015537.pdf.jpg001015537.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/3/001015537.pdf.jpg7c5b9df703b68ed1e9cc2fb6f3439fbfMD5310183/1592342018-10-22 08:20:10.804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159234Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:20:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comics in the context of mobile devices: theoretical aspects and usability analysis
title Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
spellingShingle Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
Fensterseifer, Thais Arnold
Dispositivos móveis
Usabilidade
Design : Projeto
História em quadrinhos
Comics
Usability
Mobile devices
title_short Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
title_full Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
title_fullStr Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
title_sort Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis : aspectos teóricos e análise de usabilidade
author Fensterseifer, Thais Arnold
author_facet Fensterseifer, Thais Arnold
Krening, Thiago da Silva
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
author_role author
author2 Krening, Thiago da Silva
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer, Thais Arnold
Krening, Thiago da Silva
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Tania Luisa Koltermann da
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Usabilidade
Design : Projeto
História em quadrinhos
topic Dispositivos móveis
Usabilidade
Design : Projeto
História em quadrinhos
Comics
Usability
Mobile devices
dc.subject.eng.fl_str_mv Comics
Usability
Mobile devices
description Os meios de comunicação têm passado por mudanças estruturais com a convergência digital. Os modos de produção e de consumo têm sido afetados, e produtores e editoras buscam as melhores formas de se adaptar ao ambiente digital. Com as histórias em quadrinhos não é diferente, e essas passam por um momento de hibridização, em que recursos hipermidiáticos são incorporados à sua linguagem tradicional. No entanto, estudos sobre usabilidade em aplicativos do tipo ainda são raros. Este artigo tem como objetivo principal analisar a usabilidade do aplicativo Bottom of the Ninth para iPad, com base em heurísticas específicas para dispositivos móveis. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre histórias em quadrinhos digitais e usabilidade. Este levantamento teórico pretende dar base à análise proposta, em que um usuário iniciante e um experiente realizam tarefas e os resultados são descritos para que melhorias possam ser sugeridas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-07T02:39:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159234
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-5377
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015537
identifier_str_mv 1808-5377
001015537
url http://hdl.handle.net/10183/159234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 13, n.1 (2016), p. 22-38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/1/001015537.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/2/001015537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159234/3/001015537.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b85f2a050229a4c3690288a42cc8ffa8
7911b91da828887b47a539b45d010cd8
7c5b9df703b68ed1e9cc2fb6f3439fbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447631845916672