O programa CERLIJ : cronologia e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Júlia Oldra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274217
Resumo: O Centro de Referência em Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) teve origem em 1984 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), idealizado pela Profª. Drª. Yvette Duro, com o objetivo de ser um espaço de promoção de leitura, cultura e educação. Ao longo de mais de 20 anos de atuação na UFRGS, o CERLIJ desenvolveu projetos de Extensão, Pesquisa e eventos, tornando-se um núcleo de informação em literatura infantil e juvenil. Apesar do encerramento no final dos anos 2000 ou início dos anos 2010, o CERLIJ foi reestruturado em 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde continua a desempenhar um papel educacional e cultural relevante. A pesquisa em questão surge da conexão da autora com o CERLIJ durante sua formação e atuação no IFRS, sendo motivada pela ausência de trabalhos consolidados que contem a história do CERLIJ de forma organizada. A pesquisa busca responder como o CERLIJ se desenvolveu ao longo de sua trajetória, considerando a constituição de sua memória. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso com coleta de dados e análise documental. O estudo pretende levantar informações sobre a origem e existência do CERLIJ, elaborar uma cronologia histórica e analisar sua importância na memória social. O CERLIJ, enquanto programa "guarda-chuva" abordando diversas temáticas, é destacado como uma iniciativa rara no Brasil, conectando-se ao espaço acadêmico e contribuindo para a formação de profissionais da educação e bibliotecários. O esforço da pesquisa visa reconstruir e preservar a memória desse programa, cuja importância perdura na disseminação do conhecimento sobre leitura e literatura infantil e juvenil.
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