O programa CERLIJ : cronologia e memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274217 |
Resumo: | O Centro de Referência em Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) teve origem em 1984 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), idealizado pela Profª. Drª. Yvette Duro, com o objetivo de ser um espaço de promoção de leitura, cultura e educação. Ao longo de mais de 20 anos de atuação na UFRGS, o CERLIJ desenvolveu projetos de Extensão, Pesquisa e eventos, tornando-se um núcleo de informação em literatura infantil e juvenil. Apesar do encerramento no final dos anos 2000 ou início dos anos 2010, o CERLIJ foi reestruturado em 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde continua a desempenhar um papel educacional e cultural relevante. A pesquisa em questão surge da conexão da autora com o CERLIJ durante sua formação e atuação no IFRS, sendo motivada pela ausência de trabalhos consolidados que contem a história do CERLIJ de forma organizada. A pesquisa busca responder como o CERLIJ se desenvolveu ao longo de sua trajetória, considerando a constituição de sua memória. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso com coleta de dados e análise documental. O estudo pretende levantar informações sobre a origem e existência do CERLIJ, elaborar uma cronologia histórica e analisar sua importância na memória social. O CERLIJ, enquanto programa "guarda-chuva" abordando diversas temáticas, é destacado como uma iniciativa rara no Brasil, conectando-se ao espaço acadêmico e contribuindo para a formação de profissionais da educação e bibliotecários. O esforço da pesquisa visa reconstruir e preservar a memória desse programa, cuja importância perdura na disseminação do conhecimento sobre leitura e literatura infantil e juvenil. |
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Medeiros, Júlia OldraMoro, Eliane Lourdes da Silva2024-03-27T06:37:07Z2024http://hdl.handle.net/10183/274217001198776O Centro de Referência em Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) teve origem em 1984 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), idealizado pela Profª. Drª. Yvette Duro, com o objetivo de ser um espaço de promoção de leitura, cultura e educação. Ao longo de mais de 20 anos de atuação na UFRGS, o CERLIJ desenvolveu projetos de Extensão, Pesquisa e eventos, tornando-se um núcleo de informação em literatura infantil e juvenil. Apesar do encerramento no final dos anos 2000 ou início dos anos 2010, o CERLIJ foi reestruturado em 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde continua a desempenhar um papel educacional e cultural relevante. A pesquisa em questão surge da conexão da autora com o CERLIJ durante sua formação e atuação no IFRS, sendo motivada pela ausência de trabalhos consolidados que contem a história do CERLIJ de forma organizada. A pesquisa busca responder como o CERLIJ se desenvolveu ao longo de sua trajetória, considerando a constituição de sua memória. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso com coleta de dados e análise documental. O estudo pretende levantar informações sobre a origem e existência do CERLIJ, elaborar uma cronologia histórica e analisar sua importância na memória social. O CERLIJ, enquanto programa "guarda-chuva" abordando diversas temáticas, é destacado como uma iniciativa rara no Brasil, conectando-se ao espaço acadêmico e contribuindo para a formação de profissionais da educação e bibliotecários. O esforço da pesquisa visa reconstruir e preservar a memória desse programa, cuja importância perdura na disseminação do conhecimento sobre leitura e literatura infantil e juvenil.The Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) originated in 1984 at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), created by Prof. Dr. Yvette Duro, with the goal of being a place to reading, culture and education development. With more than 20 years of operation at UFRGS, CERLIJ has developed extension, research and events projects, becoming an information center on children’s and juvenile’s literature. Despite closing in the late 2000s or early 2010s, CERLIJ was restructured in 2015 into the Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), where it continues to undertake a relevant educational and cultural role. The research in question arises from the author’s connection with CERLIJ during her training and work in IFRS, being motivated by the absence of consolidated works that tell the history of CERLIJ in an organized way. The research seeks to answer how CERLIJ developed throughout its course, considering the constitution of its memory. The methodology adopted is qualitative and exploratory, using a case study with data collection and documentary analysis. The study aims to gather information about the origin and existence of CERLIJ, prepare a historical chronology and analyze its importance in the social memory. CERLIJ, as an “umbrella” program covering multiple themes, is highlighted as a rare initiative in Brazil, connecting to the academic environment and contributing to the training of education professionals and librarians. The research effort points to reconstruct and preserve the memory of this program, whose importance remains in the dissemination of knowledge about reading and children’s and juvenile’s literature.application/pdfporMemória socialMemória institucionalMemoryChronologyCentro de Referência em Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ)O programa CERLIJ : cronologia e memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198776.pdf.txt001198776.pdf.txtExtracted Texttext/plain82844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274217/2/001198776.pdf.txt58aaa647917a0ad7d49c0470903c21d2MD52ORIGINAL001198776.pdfTexto completoapplication/pdf660005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274217/1/001198776.pdfe5cb59b92ec40109a5ecc17d061698e8MD5110183/2742172024-05-17 06:22:26.480271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-17T09:22:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O Centro de Referência em Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) teve origem em 1984 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), idealizado pela Profª. Drª. Yvette Duro, com o objetivo de ser um espaço de promoção de leitura, cultura e educação. Ao longo de mais de 20 anos de atuação na UFRGS, o CERLIJ desenvolveu projetos de Extensão, Pesquisa e eventos, tornando-se um núcleo de informação em literatura infantil e juvenil. Apesar do encerramento no final dos anos 2000 ou início dos anos 2010, o CERLIJ foi reestruturado em 2015 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde continua a desempenhar um papel educacional e cultural relevante. A pesquisa em questão surge da conexão da autora com o CERLIJ durante sua formação e atuação no IFRS, sendo motivada pela ausência de trabalhos consolidados que contem a história do CERLIJ de forma organizada. A pesquisa busca responder como o CERLIJ se desenvolveu ao longo de sua trajetória, considerando a constituição de sua memória. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando estudo de caso com coleta de dados e análise documental. O estudo pretende levantar informações sobre a origem e existência do CERLIJ, elaborar uma cronologia histórica e analisar sua importância na memória social. O CERLIJ, enquanto programa "guarda-chuva" abordando diversas temáticas, é destacado como uma iniciativa rara no Brasil, conectando-se ao espaço acadêmico e contribuindo para a formação de profissionais da educação e bibliotecários. O esforço da pesquisa visa reconstruir e preservar a memória desse programa, cuja importância perdura na disseminação do conhecimento sobre leitura e literatura infantil e juvenil. |
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