A educação no século XXI : desafio da diferença pura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250667 |
Resumo: | Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates. |
id |
UFRGS-2_491831b24e869e79723fb96020d4560f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250667 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corazza, Sandra Mara2022-11-04T04:37:24Z20090103-9253http://hdl.handle.net/10183/250667000758403Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates.I start from an epitaph of the last century to arrive at the Transmission of Life. So, I go from Death to Life. I take, then, some photographs of the subjectivity of our century with a Camera Lucida. After that, I formulate 22 questions, but I do not wait for the answers. I bring Heritage, Tradition, and Background Knowledge; I show two ways of dealing with them all. I synthesize very much in order to speak of three times Education moves through centuries. Once in a while , I read postscripts. Finally, I finish. No conclusions. Just to start the debates.application/pdfporAriús : revista de ciências humanas. Campina Grande (PB). Vol. 35, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 9-16ProfessorCurrículoEducationHeritageTeachersResumeTransmissionA educação no século XXI : desafio da diferença purainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758403.pdf.txt000758403.pdf.txtExtracted Texttext/plain31008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/2/000758403.pdf.txtd27c7e7922af8d669d0a8fa7d8997500MD52ORIGINAL000758403.pdfTexto completoapplication/pdf115589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/1/000758403.pdfdabd60c26ebd313132b884eea7a83600MD5110183/2506672022-11-05 04:51:33.244211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:51:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
title |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
spellingShingle |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura Corazza, Sandra Mara Professor Currículo Education Heritage Teachers Resume Transmission |
title_short |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
title_full |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
title_fullStr |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
title_full_unstemmed |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
title_sort |
A educação no século XXI : desafio da diferença pura |
author |
Corazza, Sandra Mara |
author_facet |
Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Currículo |
topic |
Professor Currículo Education Heritage Teachers Resume Transmission |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Heritage Teachers Resume Transmission |
description |
Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T04:37:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250667 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-9253 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758403 |
identifier_str_mv |
0103-9253 000758403 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ariús : revista de ciências humanas. Campina Grande (PB). Vol. 35, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 9-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/2/000758403.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/1/000758403.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d27c7e7922af8d669d0a8fa7d8997500 dabd60c26ebd313132b884eea7a83600 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447810790653952 |