A educação no século XXI : desafio da diferença pura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250667
Resumo: Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates.
id UFRGS-2_491831b24e869e79723fb96020d4560f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250667
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corazza, Sandra Mara2022-11-04T04:37:24Z20090103-9253http://hdl.handle.net/10183/250667000758403Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates.I start from an epitaph of the last century to arrive at the Transmission of Life. So, I go from Death to Life. I take, then, some photographs of the subjectivity of our century with a Camera Lucida. After that, I formulate 22 questions, but I do not wait for the answers. I bring Heritage, Tradition, and Background Knowledge; I show two ways of dealing with them all. I synthesize very much in order to speak of three times Education moves through centuries. Once in a while , I read postscripts. Finally, I finish. No conclusions. Just to start the debates.application/pdfporAriús : revista de ciências humanas. Campina Grande (PB). Vol. 35, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 9-16ProfessorCurrículoEducationHeritageTeachersResumeTransmissionA educação no século XXI : desafio da diferença purainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758403.pdf.txt000758403.pdf.txtExtracted Texttext/plain31008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/2/000758403.pdf.txtd27c7e7922af8d669d0a8fa7d8997500MD52ORIGINAL000758403.pdfTexto completoapplication/pdf115589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/1/000758403.pdfdabd60c26ebd313132b884eea7a83600MD5110183/2506672022-11-05 04:51:33.244211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:51:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação no século XXI : desafio da diferença pura
title A educação no século XXI : desafio da diferença pura
spellingShingle A educação no século XXI : desafio da diferença pura
Corazza, Sandra Mara
Professor
Currículo
Education
Heritage
Teachers
Resume
Transmission
title_short A educação no século XXI : desafio da diferença pura
title_full A educação no século XXI : desafio da diferença pura
title_fullStr A educação no século XXI : desafio da diferença pura
title_full_unstemmed A educação no século XXI : desafio da diferença pura
title_sort A educação no século XXI : desafio da diferença pura
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Currículo
topic Professor
Currículo
Education
Heritage
Teachers
Resume
Transmission
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Heritage
Teachers
Resume
Transmission
description Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, sem ter nem esperar respostas. Trago a Herança, a Tradição, a Bagagem; digo duas maneiras de lidar com elas. Sintetizo muito para falar de três tempos da Educação que atravessam os séculos. De vez em quando, leio post-scriptuns. Por fim, termino, sem concluir, para dar início aos debates.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250667
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-9253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758403
identifier_str_mv 0103-9253
000758403
url http://hdl.handle.net/10183/250667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ariús : revista de ciências humanas. Campina Grande (PB). Vol. 35, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 9-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/2/000758403.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250667/1/000758403.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d27c7e7922af8d669d0a8fa7d8997500
dabd60c26ebd313132b884eea7a83600
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447810790653952