Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Suelen Assunção
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142867
Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”.
id UFRGS-2_4934096909be2bcea88de1cf331ae47c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Suelen AssunçãoPorto, Leonardo2016-06-21T02:10:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/142867000993683Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”.application/pdfporEnsino a distânciaSujeitoPortfólioConstituiçãoMatemáticaProfessorPortfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993683.pdf000993683.pdfTexto completoapplication/pdf274146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/1/000993683.pdf78657fb3005fb607ce231b029b9fb297MD51TEXT000993683.pdf.txt000993683.pdf.txtExtracted Texttext/plain78973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/2/000993683.pdf.txt0c6b7cd05a192110ef93beca428b37d2MD52THUMBNAIL000993683.pdf.jpg000993683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/3/000993683.pdf.jpg65b2abb18242177697b96fe4d3208fb7MD5310183/1428672021-12-06 05:35:07.108256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
title Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
spellingShingle Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
Santos, Suelen Assunção
Ensino a distância
Sujeito
Portfólio
Constituição
Matemática
Professor
title_short Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
title_full Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
title_fullStr Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
title_full_unstemmed Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
title_sort Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
author Santos, Suelen Assunção
author_facet Santos, Suelen Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo
contributor_str_mv Porto, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Sujeito
Portfólio
Constituição
Matemática
Professor
topic Ensino a distância
Sujeito
Portfólio
Constituição
Matemática
Professor
description Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993683
url http://hdl.handle.net/10183/142867
identifier_str_mv 000993683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/1/000993683.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/2/000993683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/3/000993683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78657fb3005fb607ce231b029b9fb297
0c6b7cd05a192110ef93beca428b37d2
65b2abb18242177697b96fe4d3208fb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511353257984