Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142867 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”. |
id |
UFRGS-2_4934096909be2bcea88de1cf331ae47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Suelen AssunçãoPorto, Leonardo2016-06-21T02:10:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/142867000993683Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”.application/pdfporEnsino a distânciaSujeitoPortfólioConstituiçãoMatemáticaProfessorPortfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993683.pdf000993683.pdfTexto completoapplication/pdf274146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/1/000993683.pdf78657fb3005fb607ce231b029b9fb297MD51TEXT000993683.pdf.txt000993683.pdf.txtExtracted Texttext/plain78973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/2/000993683.pdf.txt0c6b7cd05a192110ef93beca428b37d2MD52THUMBNAIL000993683.pdf.jpg000993683.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/3/000993683.pdf.jpg65b2abb18242177697b96fe4d3208fb7MD5310183/1428672021-12-06 05:35:07.108256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
title |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
spellingShingle |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar Santos, Suelen Assunção Ensino a distância Sujeito Portfólio Constituição Matemática Professor |
title_short |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
title_full |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
title_fullStr |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
title_sort |
Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar |
author |
Santos, Suelen Assunção |
author_facet |
Santos, Suelen Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Suelen Assunção |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Sujeito Portfólio Constituição Matemática Professor |
topic |
Ensino a distância Sujeito Portfólio Constituição Matemática Professor |
description |
Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142867 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142867 |
identifier_str_mv |
000993683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/1/000993683.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/2/000993683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142867/3/000993683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78657fb3005fb607ce231b029b9fb297 0c6b7cd05a192110ef93beca428b37d2 65b2abb18242177697b96fe4d3208fb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511353257984 |