Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225616 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma. |
id |
UFRGS-2_ab8575d0b020b52202cf5b256c5fb2a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225616 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Maria Del Carmen CabreraPasserino, Liliana Maria2021-08-13T04:37:20Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225616000906985Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.This article aims to analyze the process of construction and reconstruction of knowledge in Portfolio Learning through the records where students describe their thoughts, through the mediation of the tutors and teachers. Three portfolios were chosen in the same class, present in the context of a Pedagogy Course (PEAD) [1], ministered in the distance at the Federal University of Rio Grande do Sul. This study started from a socio historical design with a qualitative , showing, in the analysis, different ways to use the portfolio being the first form that in which there isn't the resumption of learning by the student, the second one in which the resumption occurs after the comments of the tutors and the third one in which the resumption occurs autonomously.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 11 f.Ensino a distânciaConstrução do conhecimentoPortfólioPortfolio learningMediationPortfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimentoLearning portfolio as a space for knowledge building info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906985.pdf.txt000906985.pdf.txtExtracted Texttext/plain36435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/2/000906985.pdf.txtea32efabbb44a567c573f941969cb9eeMD52ORIGINAL000906985.pdfTexto completoapplication/pdf97289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/1/000906985.pdfc53d97647a49938ef06e4371e060ce04MD5110183/2256162021-12-06 05:36:26.802095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning portfolio as a space for knowledge building |
title |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
spellingShingle |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento Martins, Maria Del Carmen Cabrera Ensino a distância Construção do conhecimento Portfólio Portfolio learning Mediation |
title_short |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
title_full |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
title_fullStr |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
title_sort |
Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento |
author |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera |
author_facet |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Construção do conhecimento Portfólio |
topic |
Ensino a distância Construção do conhecimento Portfólio Portfolio learning Mediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portfolio learning Mediation |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-13T04:37:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225616 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906985 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000906985 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/2/000906985.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/1/000906985.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea32efabbb44a567c573f941969cb9ee c53d97647a49938ef06e4371e060ce04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762661015552 |