Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225616
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.
id UFRGS-2_ab8575d0b020b52202cf5b256c5fb2a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225616
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Maria Del Carmen CabreraPasserino, Liliana Maria2021-08-13T04:37:20Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225616000906985Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.This article aims to analyze the process of construction and reconstruction of knowledge in Portfolio Learning through the records where students describe their thoughts, through the mediation of the tutors and teachers. Three portfolios were chosen in the same class, present in the context of a Pedagogy Course (PEAD) [1], ministered in the distance at the Federal University of Rio Grande do Sul. This study started from a socio historical design with a qualitative , showing, in the analysis, different ways to use the portfolio being the first form that in which there isn't the resumption of learning by the student, the second one in which the resumption occurs after the comments of the tutors and the third one in which the resumption occurs autonomously.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 11 f.Ensino a distânciaConstrução do conhecimentoPortfólioPortfolio learningMediationPortfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimentoLearning portfolio as a space for knowledge building info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906985.pdf.txt000906985.pdf.txtExtracted Texttext/plain36435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/2/000906985.pdf.txtea32efabbb44a567c573f941969cb9eeMD52ORIGINAL000906985.pdfTexto completoapplication/pdf97289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/1/000906985.pdfc53d97647a49938ef06e4371e060ce04MD5110183/2256162021-12-06 05:36:26.802095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning portfolio as a space for knowledge building
title Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
spellingShingle Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Ensino a distância
Construção do conhecimento
Portfólio
Portfolio learning
Mediation
title_short Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
title_full Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
title_fullStr Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
title_full_unstemmed Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
title_sort Portfólio de aprendizagem como espaço de construção do conhecimento
author Martins, Maria Del Carmen Cabrera
author_facet Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Construção do conhecimento
Portfólio
topic Ensino a distância
Construção do conhecimento
Portfólio
Portfolio learning
Mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv Portfolio learning
Mediation
description Este artigo tem como objetivo analisar o processo da construção e reconstrução de conhecimento no Portfólio de Aprendizagens, através dos registros onde os alunos descrevem suas reflexões, por meio da mediação das tutoras e professoras. Foram escolhidos três portfolios de uma mesma turma, presentes no contexto de um Curso de Pedagogia (PEAD)1 , ministrado na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo partiu de uma concepção sócio histórica, com cunho qualitativo, evidenciando, na analise, diferentes formas de utilização do portfolio sendo a primeira forma aquela em que não há a retomada das aprendizagens por parte da aluna, a segunda forma aquela em que a retomada ocorre após os comentários das tutoras e a terceira aquela em que a retomada ocorre de forma autônoma.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225616
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906985
identifier_str_mv 1679-1916
000906985
url http://hdl.handle.net/10183/225616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 11 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/2/000906985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225616/1/000906985.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea32efabbb44a567c573f941969cb9ee
c53d97647a49938ef06e4371e060ce04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447762661015552