Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Roberta Dal Sasso
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24124
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da infra-estrutura atualmente utilizada na cidade de Porto Alegre para a redução do número de atropelamentos. Através da revisão bibliográfica foi possível verificar a gravidade e os custos decorrentes dos acidentes de trânsito em todo o Mundo, além de identificar o atropelamento como o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais. Ainda com base na revisão bibliográfica, a importância do modo a pé nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento foi demonstrada. Sendo assim, pela gravidade dos atropelamentos e pela importância dos deslocamentos a pé, a preocupação com a segurança e com a qualidade das vias para os pedestres é justificada. Um dos principais agravantes para os atropelamentos é a velocidade de colisão, que reduz consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas. Por esse motivo, a análise desse trabalho considera a existência de medidas de moderação de tráfego, ou Traffic Calming, para proporcionar o aumento da segurança parapedestres. Essas medidas são amplamente utilizada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália e mostra-se muito eficiente para melhorar o ambiente para os pedestres. A moderação de tráfego tem como principais objetivos restringir a velocidade dos veículos e priorizar e incentivar os modos não motorizados. Através da análise de 10 pontos identificados através de um estudo exploratório, foi verificada a falta do uso de medidas de moderação de tráfego nesses locais. Embora, algumas medidas de apoio e segurança estejam sendo utilizadas nesses locais, observou-se que medidas de restrição de velocidade são inexistentes. No entanto, constatou-se que a localização desses pontos, em vias de alto volume de tráfego, limita o uso da técnica, porém algumas medidas poderiam ser implantadas.
id UFRGS-2_496bdd1ee7b2c708f6ff76c96926dbf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meira, Roberta Dal SassoNodari, Christine Tessele2010-06-24T04:17:32Z2006http://hdl.handle.net/10183/24124000741861Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da infra-estrutura atualmente utilizada na cidade de Porto Alegre para a redução do número de atropelamentos. Através da revisão bibliográfica foi possível verificar a gravidade e os custos decorrentes dos acidentes de trânsito em todo o Mundo, além de identificar o atropelamento como o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais. Ainda com base na revisão bibliográfica, a importância do modo a pé nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento foi demonstrada. Sendo assim, pela gravidade dos atropelamentos e pela importância dos deslocamentos a pé, a preocupação com a segurança e com a qualidade das vias para os pedestres é justificada. Um dos principais agravantes para os atropelamentos é a velocidade de colisão, que reduz consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas. Por esse motivo, a análise desse trabalho considera a existência de medidas de moderação de tráfego, ou Traffic Calming, para proporcionar o aumento da segurança parapedestres. Essas medidas são amplamente utilizada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália e mostra-se muito eficiente para melhorar o ambiente para os pedestres. A moderação de tráfego tem como principais objetivos restringir a velocidade dos veículos e priorizar e incentivar os modos não motorizados. Através da análise de 10 pontos identificados através de um estudo exploratório, foi verificada a falta do uso de medidas de moderação de tráfego nesses locais. Embora, algumas medidas de apoio e segurança estejam sendo utilizadas nesses locais, observou-se que medidas de restrição de velocidade são inexistentes. No entanto, constatou-se que a localização desses pontos, em vias de alto volume de tráfego, limita o uso da técnica, porém algumas medidas poderiam ser implantadas.This study’s objective is to critically analyze the infra-structure currently used in the city of Porto Alegre in order to reduce the number of road accidents. Through the bibliography, it was possible to verify the gravity and the costs of car accidents throughout the world, as well as identify the road accident as the accident with the greatest number of fatal victims. Still through the bibliography revised, the importance of on foot dislocation in developing countries urban zones was ascertained. Hence, because of the road accident’s gravity and of the importance of on foot dislocation, the concern with the safety and quality of the streets for pedestrians is justified. One of the main aggravators for road accidents is the velocity of the collision, which considerably reduces the victim’s chances of survival. For that reason, this study has the base for the increase in pedestrians’ safety the measurements of traffic moderation through the technique of Traffic Calming. This technique is broadly used in Europe, in the United Stated, Canada and Australia and has been very efficient in improving the environment for pedestrians, for it has as its objectives the restraint of the vehicles’ speed and prioritize and encourage non-motorized modes. Through the analysis of ten identified points in a exploratory study, it was verified the lack of traffic moderation measures in these places. Some support and safety measures are being used, but the speed restraining measures are non-existent. The location of these spots, in streets with high capacity and velocity, limits the use of the technique, but some measures could be implanted.application/pdfporEngenharia civilRoad accidentPedestriansTraffic calming measuresTraffic calmingAnálise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2006Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000741861.pdf000741861.pdfTexto completoapplication/pdf14744911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/1/000741861.pdf6353dbbec14278ef6019fc20bd089f2eMD51TEXT000741861.pdf.txt000741861.pdf.txtExtracted Texttext/plain109175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/2/000741861.pdf.txtb33a174109462a272c76df57763b3781MD52THUMBNAIL000741861.pdf.jpg000741861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/3/000741861.pdf.jpg20b3c8fb2d781303eca025610f0fd033MD5310183/241242018-10-09 08:11:21.782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:11:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
title Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
spellingShingle Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
Meira, Roberta Dal Sasso
Engenharia civil
Road accident
Pedestrians
Traffic calming measures
Traffic calming
title_short Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
title_full Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
title_fullStr Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
title_full_unstemmed Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
title_sort Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre
author Meira, Roberta Dal Sasso
author_facet Meira, Roberta Dal Sasso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Roberta Dal Sasso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nodari, Christine Tessele
contributor_str_mv Nodari, Christine Tessele
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
Road accident
Pedestrians
Traffic calming measures
Traffic calming
dc.subject.eng.fl_str_mv Road accident
Pedestrians
Traffic calming measures
Traffic calming
description Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da infra-estrutura atualmente utilizada na cidade de Porto Alegre para a redução do número de atropelamentos. Através da revisão bibliográfica foi possível verificar a gravidade e os custos decorrentes dos acidentes de trânsito em todo o Mundo, além de identificar o atropelamento como o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais. Ainda com base na revisão bibliográfica, a importância do modo a pé nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento foi demonstrada. Sendo assim, pela gravidade dos atropelamentos e pela importância dos deslocamentos a pé, a preocupação com a segurança e com a qualidade das vias para os pedestres é justificada. Um dos principais agravantes para os atropelamentos é a velocidade de colisão, que reduz consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas. Por esse motivo, a análise desse trabalho considera a existência de medidas de moderação de tráfego, ou Traffic Calming, para proporcionar o aumento da segurança parapedestres. Essas medidas são amplamente utilizada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália e mostra-se muito eficiente para melhorar o ambiente para os pedestres. A moderação de tráfego tem como principais objetivos restringir a velocidade dos veículos e priorizar e incentivar os modos não motorizados. Através da análise de 10 pontos identificados através de um estudo exploratório, foi verificada a falta do uso de medidas de moderação de tráfego nesses locais. Embora, algumas medidas de apoio e segurança estejam sendo utilizadas nesses locais, observou-se que medidas de restrição de velocidade são inexistentes. No entanto, constatou-se que a localização desses pontos, em vias de alto volume de tráfego, limita o uso da técnica, porém algumas medidas poderiam ser implantadas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-24T04:17:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000741861
url http://hdl.handle.net/10183/24124
identifier_str_mv 000741861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/1/000741861.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/2/000741861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24124/3/000741861.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6353dbbec14278ef6019fc20bd089f2e
b33a174109462a272c76df57763b3781
20b3c8fb2d781303eca025610f0fd033
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447040412352512