M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265035 |
Resumo: | Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning. |
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