M-learning e celulares : em busca de soluções práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Silvia Cristina Freitas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Barbosa, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265035
Resumo: Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning.
id UFRGS-2_49868ce40e5f039d164a8ab6bfbc70f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Silvia Cristina FreitasPasserino, Liliana MariaBarbosa, Jorge2023-09-22T03:29:38Z20111519-132Xhttp://hdl.handle.net/10183/265035000867184Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning.application/pdfporCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 24-30Tecnologia educacionalTelefone celularM-learning e celulares : em busca de soluções práticasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000867184.pdf.txt000867184.pdf.txtExtracted Texttext/plain39926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265035/2/000867184.pdf.txt6c0199e61d53d80c2922ec600c451926MD52ORIGINAL000867184.pdfTexto completoapplication/pdf235619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265035/1/000867184.pdfc638d1af96c26637dcb38bab678b9ebaMD5110183/2650352023-09-23 03:33:52.03554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-23T06:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
title M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
spellingShingle M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
Batista, Silvia Cristina Freitas
Tecnologia educacional
Telefone celular
title_short M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
title_full M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
title_fullStr M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
title_full_unstemmed M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
title_sort M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
author Batista, Silvia Cristina Freitas
author_facet Batista, Silvia Cristina Freitas
Passerino, Liliana Maria
Barbosa, Jorge
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Barbosa, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Silvia Cristina Freitas
Passerino, Liliana Maria
Barbosa, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Telefone celular
topic Tecnologia educacional
Telefone celular
description Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-22T03:29:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265035
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-132X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867184
identifier_str_mv 1519-132X
000867184
url http://hdl.handle.net/10183/265035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 24-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265035/2/000867184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265035/1/000867184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c0199e61d53d80c2922ec600c451926
c638d1af96c26637dcb38bab678b9eba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225099011948544