As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Carla de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232305
Resumo: O texto está construído a partir da longa ambientação dos autores na docência de ensino de História e nas pesquisas acerca da cultura escolar e das questões de raça e gênero. Fruto dessa prolongada inserção, a proposta é compreender a complexidade étnico-racial do território escolar, tomando como base a análise de um recorte de processo pedagógico: a construção de narrativas históricas situadas. Tais narrativas foram elaboradas pelas alunas e alunos de escola de ensino fundamental a partir de um exercício de análise interseccional de fontes históricas primárias, ligadas aos bens culturais aos quais a comunidade escolar atribui sentido de patrimônio. Posteriormente, foi tecida, em documentário audiovisual, uma produção feita com técnicas simples de gravação. O trabalho de pesquisa opera com percursos investigativos acerca da História das mulheres de uma vila de classe popular em Porto Alegre, onde a escola se localiza e com quem mantém estreitas relações. O texto cruza marcadores de raça, gênero e classe e avança o conceito de ensino de História situado, valendo-se da noção de escrevivências. É fruto de projeto de pesquisa conjunto dos autores e dialoga com o campo do que tem sido chamado ensino de temas sensíveis, questões socialmente controversas ou passados vivos. Traz excertos de falas de alunos e alunas, e detalha ações pedagógicas feitas com intenção de pesquisa.
id UFRGS-2_49a544b93e5991f7be564a496b53bd74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Carla deSeffner, Fernando2021-11-29T04:28:40Z20191807-1112http://hdl.handle.net/10183/232305001133442O texto está construído a partir da longa ambientação dos autores na docência de ensino de História e nas pesquisas acerca da cultura escolar e das questões de raça e gênero. Fruto dessa prolongada inserção, a proposta é compreender a complexidade étnico-racial do território escolar, tomando como base a análise de um recorte de processo pedagógico: a construção de narrativas históricas situadas. Tais narrativas foram elaboradas pelas alunas e alunos de escola de ensino fundamental a partir de um exercício de análise interseccional de fontes históricas primárias, ligadas aos bens culturais aos quais a comunidade escolar atribui sentido de patrimônio. Posteriormente, foi tecida, em documentário audiovisual, uma produção feita com técnicas simples de gravação. O trabalho de pesquisa opera com percursos investigativos acerca da História das mulheres de uma vila de classe popular em Porto Alegre, onde a escola se localiza e com quem mantém estreitas relações. O texto cruza marcadores de raça, gênero e classe e avança o conceito de ensino de História situado, valendo-se da noção de escrevivências. É fruto de projeto de pesquisa conjunto dos autores e dialoga com o campo do que tem sido chamado ensino de temas sensíveis, questões socialmente controversas ou passados vivos. Traz excertos de falas de alunos e alunas, e detalha ações pedagógicas feitas com intenção de pesquisa.This paper is written from the authors’ long-standing teaching history and research on school culture and issues of race and gender. As a result of this long term insertion, the proposal is to understand the ethnic-racial complexity of the school territory, based on the analysis of a pedagogical process: the construction of “placed on” historical narratives. These narratives were elaborated by the students of elementary school from an exercise of intersectional analysis of primary historical sources, linked to the cultural assets to which the school community attributes a sense of Heritage. Subsequently, they were woven into an audiovisual documentary, produced using simple recording techniques. The research work deals with research on the history of women in a popular class village in Porto Alegre, where the school is located and with whom it maintains close relationships. The text crosses markers of race, gender and class, and advances the concept of teaching of situated History, using the notion of “escrevivências”. It is the result of a joint research project of the authors, and dialogues with the field of what has been called teaching of sensitive issues, socially controversial issues or past living. It brings excerpts from student and student speeches, and details pedagogical actions done with research intent.application/pdfporPraksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 8-33Ensino de históriaGêneroRaçaTeaching historyRaceGenderClassPlaced on historical narrativesAs escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadasConstruction of local historical narratives our ladies of conception : to write is to liveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133442.pdf.txt001133442.pdf.txtExtracted Texttext/plain70781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232305/2/001133442.pdf.txt41b160c0fbe00517f4ba4024c9b73c78MD52ORIGINAL001133442.pdfTexto completoapplication/pdf260126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232305/1/001133442.pdfd54eb12a4d46373d6cf7fe3a28473a96MD5110183/2323052021-12-06 05:35:52.389678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction of local historical narratives our ladies of conception : to write is to live
title As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
spellingShingle As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
Moura, Carla de
Ensino de história
Gênero
Raça
Teaching history
Race
Gender
Class
Placed on historical narratives
title_short As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
title_full As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
title_fullStr As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
title_full_unstemmed As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
title_sort As escrevivências das marias da conceição : construção de narrativas históricas situadas
author Moura, Carla de
author_facet Moura, Carla de
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Carla de
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Gênero
Raça
topic Ensino de história
Gênero
Raça
Teaching history
Race
Gender
Class
Placed on historical narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching history
Race
Gender
Class
Placed on historical narratives
description O texto está construído a partir da longa ambientação dos autores na docência de ensino de História e nas pesquisas acerca da cultura escolar e das questões de raça e gênero. Fruto dessa prolongada inserção, a proposta é compreender a complexidade étnico-racial do território escolar, tomando como base a análise de um recorte de processo pedagógico: a construção de narrativas históricas situadas. Tais narrativas foram elaboradas pelas alunas e alunos de escola de ensino fundamental a partir de um exercício de análise interseccional de fontes históricas primárias, ligadas aos bens culturais aos quais a comunidade escolar atribui sentido de patrimônio. Posteriormente, foi tecida, em documentário audiovisual, uma produção feita com técnicas simples de gravação. O trabalho de pesquisa opera com percursos investigativos acerca da História das mulheres de uma vila de classe popular em Porto Alegre, onde a escola se localiza e com quem mantém estreitas relações. O texto cruza marcadores de raça, gênero e classe e avança o conceito de ensino de História situado, valendo-se da noção de escrevivências. É fruto de projeto de pesquisa conjunto dos autores e dialoga com o campo do que tem sido chamado ensino de temas sensíveis, questões socialmente controversas ou passados vivos. Traz excertos de falas de alunos e alunas, e detalha ações pedagógicas feitas com intenção de pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T04:28:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232305
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1112
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133442
identifier_str_mv 1807-1112
001133442
url http://hdl.handle.net/10183/232305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Praksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 8-33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232305/2/001133442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232305/1/001133442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41b160c0fbe00517f4ba4024c9b73c78
d54eb12a4d46373d6cf7fe3a28473a96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447775327813632