Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254987 |
Resumo: | O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos. |
id |
UFRGS-2_49ac0800dcc332e383f50f8134eee476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Eizerik, FláviaDanilevicz, Ângela de Moura FerreiraPaula, Istefani Carísio de2023-02-24T03:22:18Z20222525-8761http://hdl.handle.net/10183/254987001159485O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos.The aim of the present paper is to propose recommendations for the construction of metrics applied to school projects. Hence, a systematic review of the literature, as well as an analysis of the scenario of project management pedagogy applied to high school education at three private schools in the south of Brazil, has been conducted. From the analysis of these two studies, recommendations have been made as for the development of a system of indicators for educational project management based on three dimensions: (i) maintenance of the Iron Triangle model; (ii) reliability, continuity, and an easily applicable method of measurement; and (iii) adaptability to the specifications of the educational area. As a conclusion, one identifies the need for a further study of the theme, due to the existing knowledge gap concerning the specific indicators for educational projects, since those are not limited just to the pedagogic indicators.application/pdfengBrazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2022), p. 4027-4049Projetos educacionaisGestão de projetosIndicadores de desempenhoRecommendations for indicatorsDevelopment of indicatorsPerformance indicatorsPBLProject managementPrivate educationMetrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicatorsMétricas para a nova educação : recomendação para a construção de indicadores PBLinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159485.pdf.txt001159485.pdf.txtExtracted Texttext/plain56656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/2/001159485.pdf.txt4cbf05c9eaec9de160632548ddf7354dMD52ORIGINAL001159485.pdfTexto completo (inglês)application/pdf555181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/1/001159485.pdf196091df18544176c1a722450d1910aaMD5110183/2549872024-01-18 04:23:03.511378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:23:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Métricas para a nova educação : recomendação para a construção de indicadores PBL |
title |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
spellingShingle |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators Eizerik, Flávia Projetos educacionais Gestão de projetos Indicadores de desempenho Recommendations for indicators Development of indicators Performance indicators PBL Project management Private education |
title_short |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
title_full |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
title_fullStr |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
title_full_unstemmed |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
title_sort |
Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators |
author |
Eizerik, Flávia |
author_facet |
Eizerik, Flávia Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Paula, Istefani Carísio de |
author_role |
author |
author2 |
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Paula, Istefani Carísio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eizerik, Flávia Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Paula, Istefani Carísio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos educacionais Gestão de projetos Indicadores de desempenho |
topic |
Projetos educacionais Gestão de projetos Indicadores de desempenho Recommendations for indicators Development of indicators Performance indicators PBL Project management Private education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Recommendations for indicators Development of indicators Performance indicators PBL Project management Private education |
description |
O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-24T03:22:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254987 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-8761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159485 |
identifier_str_mv |
2525-8761 001159485 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2022), p. 4027-4049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/2/001159485.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/1/001159485.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cbf05c9eaec9de160632548ddf7354d 196091df18544176c1a722450d1910aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447819841961984 |