Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eizerik, Flávia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira, Paula, Istefani Carísio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254987
Resumo: O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos.
id UFRGS-2_49ac0800dcc332e383f50f8134eee476
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eizerik, FláviaDanilevicz, Ângela de Moura FerreiraPaula, Istefani Carísio de2023-02-24T03:22:18Z20222525-8761http://hdl.handle.net/10183/254987001159485O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos.The aim of the present paper is to propose recommendations for the construction of metrics applied to school projects. Hence, a systematic review of the literature, as well as an analysis of the scenario of project management pedagogy applied to high school education at three private schools in the south of Brazil, has been conducted. From the analysis of these two studies, recommendations have been made as for the development of a system of indicators for educational project management based on three dimensions: (i) maintenance of the Iron Triangle model; (ii) reliability, continuity, and an easily applicable method of measurement; and (iii) adaptability to the specifications of the educational area. As a conclusion, one identifies the need for a further study of the theme, due to the existing knowledge gap concerning the specific indicators for educational projects, since those are not limited just to the pedagogic indicators.application/pdfengBrazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2022), p. 4027-4049Projetos educacionaisGestão de projetosIndicadores de desempenhoRecommendations for indicatorsDevelopment of indicatorsPerformance indicatorsPBLProject managementPrivate educationMetrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicatorsMétricas para a nova educação : recomendação para a construção de indicadores PBLinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159485.pdf.txt001159485.pdf.txtExtracted Texttext/plain56656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/2/001159485.pdf.txt4cbf05c9eaec9de160632548ddf7354dMD52ORIGINAL001159485.pdfTexto completo (inglês)application/pdf555181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/1/001159485.pdf196091df18544176c1a722450d1910aaMD5110183/2549872024-01-18 04:23:03.511378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:23:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Métricas para a nova educação : recomendação para a construção de indicadores PBL
title Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
spellingShingle Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
Eizerik, Flávia
Projetos educacionais
Gestão de projetos
Indicadores de desempenho
Recommendations for indicators
Development of indicators
Performance indicators
PBL
Project management
Private education
title_short Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
title_full Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
title_fullStr Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
title_full_unstemmed Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
title_sort Metrics for the new education : recommendation for constructing PBL indicators
author Eizerik, Flávia
author_facet Eizerik, Flávia
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
author_role author
author2 Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eizerik, Flávia
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos educacionais
Gestão de projetos
Indicadores de desempenho
topic Projetos educacionais
Gestão de projetos
Indicadores de desempenho
Recommendations for indicators
Development of indicators
Performance indicators
PBL
Project management
Private education
dc.subject.eng.fl_str_mv Recommendations for indicators
Development of indicators
Performance indicators
PBL
Project management
Private education
description O objectivo do presente documento é propor recomendações para a construção de métricas aplicadas a projectos escolares. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, bem como uma análise do cenário da pedagogia de gestão de projectos aplicada ao ensino secundário em três escolas privadas no sul do Brasil. A partir da análise destes dois estudos, foram feitas recomendações quanto ao desenvolvimento de um sistema de indicadores para a gestão de projectos educativos baseado em três dimensões: (i) manutenção do modelo do Triângulo de Ferro; (ii) fiabilidade, continuidade, e um método de medição facilmente aplicável; e (iii) adaptabilidade às especificações da área educacional. Como conclusão, identifica-se a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, devido à lacuna de conhecimento existente relativamente aos indicadores específicos para projectos educativos, uma vez que estes não se limitam apenas aos indicadores pedagógicos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T03:22:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254987
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159485
identifier_str_mv 2525-8761
001159485
url http://hdl.handle.net/10183/254987
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 8, n. 1 (2022), p. 4027-4049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/2/001159485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254987/1/001159485.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cbf05c9eaec9de160632548ddf7354d
196091df18544176c1a722450d1910aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081457737728