Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eizerik, Flávia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franzói, Naira Lisboa, Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira, Paula, Istefani Carísio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220852
Resumo: O objetivo do presente artigo é o de propor um sistema de indicadores para gestão de Projetos Multidisciplinares Escolares (ProjMEs), para servir de apoio a tomada de decisão em escolas. Para tal, foi desenvolvida uma survey, a partir de uma revisão sistemática da literatura combinada com uma entrevista em profundidade com stakeholders de projetos. Os resultados desta survey serviram para mapear o cenário brasileiro da gestão de ProjMEs. E, a partir dos resultados deste mapeamento, combinados com a entrevista em profundidade foi gerado o Sistema de Indicadores para Projetos Multidisciplinares Escolares (SID-ProjMEd) baseado em oito Objetivos de projetos: (i) Ampliação do Conhecimento do aluno; (ii) autonomia do aluno; (iii) convívio social; (iv) experimentação prática do conteúdo; (v) interdisciplinaridade; (vi) protagonismo do aluno; (vii) variação do cotidiano escolar; e (viii) Iron Triangle. O SID-ProjMEs é composto por estes oito objetivos e 24 indicadores, sendo três para cada Objetivo.
id UFRGS-2_a007c5db2759371e793285aa400ec9df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220852
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eizerik, FláviaFranzói, Naira LisboaDanilevicz, Ângela de Moura FerreiraPaula, Istefani Carísio de2021-05-13T04:26:59Z20201068-2341http://hdl.handle.net/10183/220852001123070O objetivo do presente artigo é o de propor um sistema de indicadores para gestão de Projetos Multidisciplinares Escolares (ProjMEs), para servir de apoio a tomada de decisão em escolas. Para tal, foi desenvolvida uma survey, a partir de uma revisão sistemática da literatura combinada com uma entrevista em profundidade com stakeholders de projetos. Os resultados desta survey serviram para mapear o cenário brasileiro da gestão de ProjMEs. E, a partir dos resultados deste mapeamento, combinados com a entrevista em profundidade foi gerado o Sistema de Indicadores para Projetos Multidisciplinares Escolares (SID-ProjMEd) baseado em oito Objetivos de projetos: (i) Ampliação do Conhecimento do aluno; (ii) autonomia do aluno; (iii) convívio social; (iv) experimentação prática do conteúdo; (v) interdisciplinaridade; (vi) protagonismo do aluno; (vii) variação do cotidiano escolar; e (viii) Iron Triangle. O SID-ProjMEs é composto por estes oito objetivos e 24 indicadores, sendo três para cada Objetivo.This paper aims to propose a system of indicators for managing Multidisciplinary School Projects (MultiSP) as a support for decision making in schools wishing to implement this type of educational project. To this end, a survey was conducted with 51 private elementary and high schools in Brazil to identify best practices regarding MultiSPs. The elements that made up this survey were obtained considering interviews with stakeholders involved in MultiSPs and tools to support the multicriteria decision-making process, such as the Heuristic Minimization of Interdependence. Based on the survey results it was possible to map the Brazilian scenario and propose a Project Management Indicator System (KPI-MultiSP) as a tool for monitoring and improvement of MultiSPs. This system is the main contribution of this article and is formed by eight constructs and three indicators associated with each. It can serve as a starting point for schools, as its structure allows the customization of indicators. The constructs that make up the KPI-MultiSP, entitled Project Objectives, are: (i) expansion of student knowledge; (ii) student autonomy; (iii) social life; (iv) practical experimentation of the content; (v) interdisciplinarity; (vi) student protagonism; (vii) variation of school daily life; and (viii) Iron Triangle.El propósito de este documento es proponer un sistema de indicadores para la gestión de proyectos escolares multidisciplinarios (ProjME), como un apoyo para la toma de decisiones en las escuelas que desean implementar y / o implementar este tipo de proyecto educativo. Con este fin, se realizó una encuesta con 51 escuelas primarias y secundarias privadas en Brasil para identificar las mejores prácticas con respecto a ProjMEs. Los elementos que componen esta encuesta se obtuvieron considerando entrevistas con las partes interesadas involucradas en proyectos y herramientas para apoyar el proceso de toma de decisiones multicriterio, como la minimización heurística de la interdependencia. Con base en los resultados de la encuesta, fue posible mapear el escenario brasileño y proponer un Sistema de Indicadores de Gestión de Proyectos (SIG-ProjME) como herramienta para el monitoreo y la mejora de ProjMEs. Este sistema es la principal contribución de este artículo y está formado por ocho constructos y tres indicadores asociados con cada uno de ellos. Puede servir como punto de partida para las escuelas, ya que su estructura permite la personalización de los indicadores. Los constructos que conforman el SIG-ProjME, titulado Objetivos del proyecto, son los siguientes: (i) expansión del conocimiento del estudiante; (ii) autonomía estudiantil; (iii) vida social; (iv) experimentación práctica del contenido; (v) interdisciplinariedad; (vi) protagonismo estudiantil; (vii) variación de la vida diaria escolar; y (viii) Triángulo de hierro.application/pdfporEducation policy analysis archives. Arizona. Vol. 28, n. 116 (ago. 2020), p. 1-28Gestão de projetosProjetos educacionaisIndicadores de qualidadeEducational innovationProject management indicatorsProject based learning (PBL)Project management in educationIron triangleInnovación en educaciónGestión de indicadores de proyectosAprendizaje basado en proyectos (PBL)Gestión de proyectos en educaciónIron triangleSistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensinoSystem of management indicators for multidisciplinary educational projects Sistema de indicadores para la gestión de proyectos de enseñanza multidisciplinar Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123070.pdf.txt001123070.pdf.txtExtracted Texttext/plain122905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220852/2/001123070.pdf.txtc93c72d8fbe36117c39dfa736681f503MD52ORIGINAL001123070.pdfTexto completoapplication/pdf3350344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220852/1/001123070.pdfadef2bb0215d82969ba253ca647f2b49MD5110183/2208522024-01-18 04:22:39.320558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220852Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:22:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv System of management indicators for multidisciplinary educational projects
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Sistema de indicadores para la gestión de proyectos de enseñanza multidisciplinar
title Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
spellingShingle Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
Eizerik, Flávia
Gestão de projetos
Projetos educacionais
Indicadores de qualidade
Educational innovation
Project management indicators
Project based learning (PBL)
Project management in education
Iron triangle
Innovación en educación
Gestión de indicadores de proyectos
Aprendizaje basado en proyectos (PBL)
Gestión de proyectos en educación
Iron triangle
title_short Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
title_full Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
title_fullStr Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
title_full_unstemmed Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
title_sort Sistema de indicadores para gestão de projetos multidisciplinares de ensino
author Eizerik, Flávia
author_facet Eizerik, Flávia
Franzói, Naira Lisboa
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
author_role author
author2 Franzói, Naira Lisboa
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eizerik, Flávia
Franzói, Naira Lisboa
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Paula, Istefani Carísio de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projetos
Projetos educacionais
Indicadores de qualidade
topic Gestão de projetos
Projetos educacionais
Indicadores de qualidade
Educational innovation
Project management indicators
Project based learning (PBL)
Project management in education
Iron triangle
Innovación en educación
Gestión de indicadores de proyectos
Aprendizaje basado en proyectos (PBL)
Gestión de proyectos en educación
Iron triangle
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational innovation
Project management indicators
Project based learning (PBL)
Project management in education
Iron triangle
dc.subject.spa.fl_str_mv Innovación en educación
Gestión de indicadores de proyectos
Aprendizaje basado en proyectos (PBL)
Gestión de proyectos en educación
Iron triangle
description O objetivo do presente artigo é o de propor um sistema de indicadores para gestão de Projetos Multidisciplinares Escolares (ProjMEs), para servir de apoio a tomada de decisão em escolas. Para tal, foi desenvolvida uma survey, a partir de uma revisão sistemática da literatura combinada com uma entrevista em profundidade com stakeholders de projetos. Os resultados desta survey serviram para mapear o cenário brasileiro da gestão de ProjMEs. E, a partir dos resultados deste mapeamento, combinados com a entrevista em profundidade foi gerado o Sistema de Indicadores para Projetos Multidisciplinares Escolares (SID-ProjMEd) baseado em oito Objetivos de projetos: (i) Ampliação do Conhecimento do aluno; (ii) autonomia do aluno; (iii) convívio social; (iv) experimentação prática do conteúdo; (v) interdisciplinaridade; (vi) protagonismo do aluno; (vii) variação do cotidiano escolar; e (viii) Iron Triangle. O SID-ProjMEs é composto por estes oito objetivos e 24 indicadores, sendo três para cada Objetivo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:26:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220852
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123070
identifier_str_mv 1068-2341
001123070
url http://hdl.handle.net/10183/220852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Education policy analysis archives. Arizona. Vol. 28, n. 116 (ago. 2020), p. 1-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220852/2/001123070.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220852/1/001123070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c93c72d8fbe36117c39dfa736681f503
adef2bb0215d82969ba253ca647f2b49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447741114875904