Permanências e mudanças na arte indígena : o caso da exposição “Mira!”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115944 |
Resumo: | Este trabalho surgiu de uma ida à exposição “Mira! Artes Visuais Indígenas Contemporâneas”, a qual pude visitar em duas ocasiões: quando em Belo Horizonte, no ano de 2013, e quando em Brasília, no ano de 2014. Ao entrar em contato com as obras, me surgiram algumas inquietações e dúvidas quanto à melhor forma de olhá-las. Esse trabalho, portanto, visa a busca de um arcabouço teórico tendo em vista melhor compreender as obras artísticas expostas em “Mira!” e tem como um de seus objetivos esclarecer alguns aspectos-chave dessas obras. Trabalhará com autores que se debruçaram sobre a arte indígena, tais como Els Lagrou e Lúcia Van Velthem, e com autores que estudaram as formas ameríndias de vida, entre eles Carlos Fausto e Renato Sztutman. Além destes, o trabalho conta com auxílio fundamental das entrevistas realizadas com alguns dos próprios artistas, entre eles Jaider Esbell e Benjamín Jacaminoy Tisoy. Por fim, utiliza-se nesse estudo a contribuição essencial de um dossiê sobre a exposição trabalhada, além do catálogo desta, gentilmente cedidos pelas organizadoras Maria Inês de Almeida e Beatriz Matos. |
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Dinato, Daniel RevillionSilva, Sergio Baptista da2015-05-08T01:58:48Z2014http://hdl.handle.net/10183/115944000954443Este trabalho surgiu de uma ida à exposição “Mira! Artes Visuais Indígenas Contemporâneas”, a qual pude visitar em duas ocasiões: quando em Belo Horizonte, no ano de 2013, e quando em Brasília, no ano de 2014. Ao entrar em contato com as obras, me surgiram algumas inquietações e dúvidas quanto à melhor forma de olhá-las. Esse trabalho, portanto, visa a busca de um arcabouço teórico tendo em vista melhor compreender as obras artísticas expostas em “Mira!” e tem como um de seus objetivos esclarecer alguns aspectos-chave dessas obras. Trabalhará com autores que se debruçaram sobre a arte indígena, tais como Els Lagrou e Lúcia Van Velthem, e com autores que estudaram as formas ameríndias de vida, entre eles Carlos Fausto e Renato Sztutman. Além destes, o trabalho conta com auxílio fundamental das entrevistas realizadas com alguns dos próprios artistas, entre eles Jaider Esbell e Benjamín Jacaminoy Tisoy. Por fim, utiliza-se nesse estudo a contribuição essencial de um dossiê sobre a exposição trabalhada, além do catálogo desta, gentilmente cedidos pelas organizadoras Maria Inês de Almeida e Beatriz Matos.This work grew out of a visit to the exhibition "Mira! Indigenous Visual Arts Contemporary ", which I was able to visit on two occasions: when I was in Belo Horizonte, in 2013, and when I was in Brasilia in 2014. When contacting the works, emerged me some concerns and doubts about the best way to look at them. This work therefore aims to search for a theoretical framework in order to better understand the artistic works exhibited in "Mira!" and has as one of its objectives to clarify some key aspects of these works. This project dialogues with authors who have studied the indigenous art, such as Els Lagrou and Lucy Van Velthem, and authors who have studied the Amerindian forms of life, including Carlos Fausto and Renato Sztutman. In addition, this project had fundamental contribution of interviews with some of the artists themselves, including Jaider Esbell and Benjamín Jacaminoy Tisoy. Finally, it was used in this study a dossier and the catalog of the exposure, kindly provided by its organizers Maria Inês de Almeida and Beatriz Matos.application/pdfporArte indígenaEstéticaArtes visuaisCultura indígenaAntropologia culturalContemporary indigenous artAestheticsExposure miraIndigenous visual arts contemporaryPredation techniquePermanências e mudanças na arte indígena : o caso da exposição “Mira!”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954443.pdf000954443.pdfTexto completoapplication/pdf6942203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115944/1/000954443.pdf031c3909a50717135d0c6178537920acMD51TEXT000954443.pdf.txt000954443.pdf.txtExtracted Texttext/plain79494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115944/2/000954443.pdf.txte19626bae31fe0cb80c3a2200aa365efMD52THUMBNAIL000954443.pdf.jpg000954443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115944/3/000954443.pdf.jpg2950d3c2c80495a0d0460e48318edda3MD5310183/1159442022-08-06 04:46:14.003162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho surgiu de uma ida à exposição “Mira! Artes Visuais Indígenas Contemporâneas”, a qual pude visitar em duas ocasiões: quando em Belo Horizonte, no ano de 2013, e quando em Brasília, no ano de 2014. Ao entrar em contato com as obras, me surgiram algumas inquietações e dúvidas quanto à melhor forma de olhá-las. Esse trabalho, portanto, visa a busca de um arcabouço teórico tendo em vista melhor compreender as obras artísticas expostas em “Mira!” e tem como um de seus objetivos esclarecer alguns aspectos-chave dessas obras. Trabalhará com autores que se debruçaram sobre a arte indígena, tais como Els Lagrou e Lúcia Van Velthem, e com autores que estudaram as formas ameríndias de vida, entre eles Carlos Fausto e Renato Sztutman. Além destes, o trabalho conta com auxílio fundamental das entrevistas realizadas com alguns dos próprios artistas, entre eles Jaider Esbell e Benjamín Jacaminoy Tisoy. Por fim, utiliza-se nesse estudo a contribuição essencial de um dossiê sobre a exposição trabalhada, além do catálogo desta, gentilmente cedidos pelas organizadoras Maria Inês de Almeida e Beatriz Matos. |
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