Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223045 |
Resumo: | Baile de máscaras é composto por 10 olhares. 10 Momentos criados como experimentos dramatúrgicos e publicados em formato de crônica literária no site “Médium”. Estamos trabalhando com os jovens alunos do curso de teatro do Centro da Juventude (CJ) que atua com sujeitos atendidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJCDH) do Estado do Rio Grande do Sul, frequentadores do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) do Instituto Cultural São Francisco de Assis no bairro da Lomba do Pinheiro – zona leste de Porto Alegre/RS. Utiliza-se para os encontros a metodologia dos Jogos Teatrais a partir dos fichários de Viola Spolin e da abordagem de Ingrid Koudela. Entretanto, encontra-se o desafio da reciclagem através de mediação necessária para o cumprimento das medidas obrigatórias para o distanciamento social. Lecionando-se teatro com turmas de 8 alunos, depois com 5 alunos, depois com 3 alunos e todos à 2 metros de distância. 10 escritos, inscritos em 12 meses. 2020 é o ano. Baile de Máscaras é o presente. Presente processo do ensino do teatro na assistência social (em isolamento social). Aulas de teatro, dentro do acolhimento da educação franciscana utilizando-se de máscaras, “face shield”, choros, rolês, “lockdown”, muitas risadas e histórias fumadas. Narrativas que tensionam a relação síncrona de partilha como estimuladora de oportunidade de transformação. As crônicas convidam à imersão pedagógica associadas às construções dramatúrgicas transcriadas, imersas no tecnovívio – vivido na Lomba do Pinheiro. Como convite, por gentileza, copiem, colem e boa viagem... |
id |
UFRGS-2_4a1b8d35c3aecdda9ece72a33e3ba581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223045 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Motta, Gabriel FontouraSilveira Júnior, Mesac Roberto2021-06-30T04:24:27Z2021http://hdl.handle.net/10183/223045001127470Baile de máscaras é composto por 10 olhares. 10 Momentos criados como experimentos dramatúrgicos e publicados em formato de crônica literária no site “Médium”. Estamos trabalhando com os jovens alunos do curso de teatro do Centro da Juventude (CJ) que atua com sujeitos atendidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJCDH) do Estado do Rio Grande do Sul, frequentadores do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) do Instituto Cultural São Francisco de Assis no bairro da Lomba do Pinheiro – zona leste de Porto Alegre/RS. Utiliza-se para os encontros a metodologia dos Jogos Teatrais a partir dos fichários de Viola Spolin e da abordagem de Ingrid Koudela. Entretanto, encontra-se o desafio da reciclagem através de mediação necessária para o cumprimento das medidas obrigatórias para o distanciamento social. Lecionando-se teatro com turmas de 8 alunos, depois com 5 alunos, depois com 3 alunos e todos à 2 metros de distância. 10 escritos, inscritos em 12 meses. 2020 é o ano. Baile de Máscaras é o presente. Presente processo do ensino do teatro na assistência social (em isolamento social). Aulas de teatro, dentro do acolhimento da educação franciscana utilizando-se de máscaras, “face shield”, choros, rolês, “lockdown”, muitas risadas e histórias fumadas. Narrativas que tensionam a relação síncrona de partilha como estimuladora de oportunidade de transformação. As crônicas convidam à imersão pedagógica associadas às construções dramatúrgicas transcriadas, imersas no tecnovívio – vivido na Lomba do Pinheiro. Como convite, por gentileza, copiem, colem e boa viagem...application/pdfporTeatro : PedagogiaTranscriçãoAcolhimentoBaile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127470.pdf.txt001127470.pdf.txtExtracted Texttext/plain60958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223045/2/001127470.pdf.txt4dd0666ddd4d9f7e568719b0c82951c4MD52ORIGINAL001127470.pdfTexto completoapplication/pdf11471040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223045/1/001127470.pdf85c1bc16e719f9caeadb12ada399b12dMD5110183/2230452023-05-05 03:22:26.89915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
title |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
spellingShingle |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) Motta, Gabriel Fontoura Teatro : Pedagogia Transcrição Acolhimento |
title_short |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
title_full |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
title_fullStr |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
title_full_unstemmed |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
title_sort |
Baile de máscaras : o ensino do teatro na assistência social (dentro do isolamento social) |
author |
Motta, Gabriel Fontoura |
author_facet |
Motta, Gabriel Fontoura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Gabriel Fontoura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira Júnior, Mesac Roberto |
contributor_str_mv |
Silveira Júnior, Mesac Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Pedagogia Transcrição Acolhimento |
topic |
Teatro : Pedagogia Transcrição Acolhimento |
description |
Baile de máscaras é composto por 10 olhares. 10 Momentos criados como experimentos dramatúrgicos e publicados em formato de crônica literária no site “Médium”. Estamos trabalhando com os jovens alunos do curso de teatro do Centro da Juventude (CJ) que atua com sujeitos atendidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJCDH) do Estado do Rio Grande do Sul, frequentadores do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) do Instituto Cultural São Francisco de Assis no bairro da Lomba do Pinheiro – zona leste de Porto Alegre/RS. Utiliza-se para os encontros a metodologia dos Jogos Teatrais a partir dos fichários de Viola Spolin e da abordagem de Ingrid Koudela. Entretanto, encontra-se o desafio da reciclagem através de mediação necessária para o cumprimento das medidas obrigatórias para o distanciamento social. Lecionando-se teatro com turmas de 8 alunos, depois com 5 alunos, depois com 3 alunos e todos à 2 metros de distância. 10 escritos, inscritos em 12 meses. 2020 é o ano. Baile de Máscaras é o presente. Presente processo do ensino do teatro na assistência social (em isolamento social). Aulas de teatro, dentro do acolhimento da educação franciscana utilizando-se de máscaras, “face shield”, choros, rolês, “lockdown”, muitas risadas e histórias fumadas. Narrativas que tensionam a relação síncrona de partilha como estimuladora de oportunidade de transformação. As crônicas convidam à imersão pedagógica associadas às construções dramatúrgicas transcriadas, imersas no tecnovívio – vivido na Lomba do Pinheiro. Como convite, por gentileza, copiem, colem e boa viagem... |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-30T04:24:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223045 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223045 |
identifier_str_mv |
001127470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223045/2/001127470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223045/1/001127470.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dd0666ddd4d9f7e568719b0c82951c4 85c1bc16e719f9caeadb12ada399b12d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447277822541824 |