Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lewin, Zaida Grinberg
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258267
Resumo: O trabalho sugere uma nova perspectiva de prática educacional até então pouco explorada em nossa realidade, caracterizando-se por uma busca de decisões satisfatórias que dizem respeito ao manejo de informações sobre as diferenças individuais que o aluno manifesta em sala de aula. A revisão da literatura indica que as variáveis modalidade instrucional e aptidão do aluno não atuam independentemente, considerações sobre a eficácia comparativa de diferentes métodos instrucionais, geralmente necessitam de qualificações que envolvem o conhecimento das diferenças individuais do aluno. Dados apresentados reforçam o enfoque de que não existe o melhor método de ensino, mas sim aquele que melhor se ajusta a uma determinada característica do aluno.
id UFRGS-2_4a52fb0e1c2b7c463bf2057658711733
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258267
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lewin, Zaida Grinberg2023-05-17T03:32:47Z19830100-3143http://hdl.handle.net/10183/258267000065442O trabalho sugere uma nova perspectiva de prática educacional até então pouco explorada em nossa realidade, caracterizando-se por uma busca de decisões satisfatórias que dizem respeito ao manejo de informações sobre as diferenças individuais que o aluno manifesta em sala de aula. A revisão da literatura indica que as variáveis modalidade instrucional e aptidão do aluno não atuam independentemente, considerações sobre a eficácia comparativa de diferentes métodos instrucionais, geralmente necessitam de qualificações que envolvem o conhecimento das diferenças individuais do aluno. Dados apresentados reforçam o enfoque de que não existe o melhor método de ensino, mas sim aquele que melhor se ajusta a uma determinada característica do aluno.This paper suggests a new approach to educational practice, which has not so far been much explored in our context. It characterizes itself by a search for satisfactory decisions regarding the management of individual differences manifested in classroom by students. The review of the literature indicates that the variables instructional modality and student aptitude do not act independently, rather, they interact. Considerations concerning the relative efficacy of different instructional methods need to be qualified by informations regarding individual differences among students. Evidence supports the idea that there is no such thing as «the best teaching method», rather that which best fits certain student characteristics.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 1983), p. 7-17Psicologia da aprendizagemFatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065442.pdf.txt000065442.pdf.txtExtracted Texttext/plain33865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258267/2/000065442.pdf.txtdf7db31f65cfa7b66d69390dc80ebc71MD52ORIGINAL000065442.pdfTexto completoapplication/pdf319404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258267/1/000065442.pdf5cb72e32de8162448837a3d78fe2b283MD5110183/2582672023-05-18 04:02:06.1117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258267Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T07:02:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
title Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
spellingShingle Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
Lewin, Zaida Grinberg
Psicologia da aprendizagem
title_short Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
title_full Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
title_fullStr Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
title_full_unstemmed Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
title_sort Fatores individuais em aprendizagem : regra ou exceção?
author Lewin, Zaida Grinberg
author_facet Lewin, Zaida Grinberg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lewin, Zaida Grinberg
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
topic Psicologia da aprendizagem
description O trabalho sugere uma nova perspectiva de prática educacional até então pouco explorada em nossa realidade, caracterizando-se por uma busca de decisões satisfatórias que dizem respeito ao manejo de informações sobre as diferenças individuais que o aluno manifesta em sala de aula. A revisão da literatura indica que as variáveis modalidade instrucional e aptidão do aluno não atuam independentemente, considerações sobre a eficácia comparativa de diferentes métodos instrucionais, geralmente necessitam de qualificações que envolvem o conhecimento das diferenças individuais do aluno. Dados apresentados reforçam o enfoque de que não existe o melhor método de ensino, mas sim aquele que melhor se ajusta a uma determinada característica do aluno.
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-17T03:32:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258267
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065442
identifier_str_mv 0100-3143
000065442
url http://hdl.handle.net/10183/258267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 1983), p. 7-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258267/2/000065442.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258267/1/000065442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df7db31f65cfa7b66d69390dc80ebc71
5cb72e32de8162448837a3d78fe2b283
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447827999883264