O "eu" que vacila : zumbificação e apagamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Lis Yana de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rebello, Lúcia Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180300
Resumo: Este artigo pretende apresentar breves reflexões acerca de como o imaginário nacionalista criado na época das colonizações e sua influência na sociedade se expressa nas artes – no campo literário, no caso brasileiro, e da dança, no caso Argentino – trazendo como exemplos a vida e a obra de Luiz Gama e o documentário Tango Negro, The African Roots of Tango, do cineasta angolano Dom Pedro. Espera-se que com este texto seja possível problematizar o diálogo entre culturas por meio de exemplos tão distintos, mas que se complementam com tantas semelhanças. Para tanto, se introduz o processo de zumbificação e fantasmificação.
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spelling Martinez, Lis Yana de LimaRebello, Lúcia Sá2018-07-10T02:33:13Z20160102-9576http://hdl.handle.net/10183/180300001070548Este artigo pretende apresentar breves reflexões acerca de como o imaginário nacionalista criado na época das colonizações e sua influência na sociedade se expressa nas artes – no campo literário, no caso brasileiro, e da dança, no caso Argentino – trazendo como exemplos a vida e a obra de Luiz Gama e o documentário Tango Negro, The African Roots of Tango, do cineasta angolano Dom Pedro. Espera-se que com este texto seja possível problematizar o diálogo entre culturas por meio de exemplos tão distintos, mas que se complementam com tantas semelhanças. Para tanto, se introduz o processo de zumbificação e fantasmificação.Este artículo tiene como objetivo presentar breves reflexiones sobre cómo el imaginario nacionalista creado en el momento de la colonización y su influencia en la sociedad se expresa en las artes - en el campo literario, en Brasil, y en la danza, en Argentina - trayendo como ejemplos la vida y el trabajo de Luiz Gama y el documental Tango Negro, The African Roots of Tango, del director de cine Dom Pedro. Se espera que con este texto sea posible discutir el diálogo entre culturas a través de estos ejemplos diferentes, pero complementarios con muchas similitudes. Por lo tanto, se introduce el proceso de zombificación y fantasmificación.application/pdfporCaderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 26 (jan./jun. 2016), p. 349-366ImaginárioLiteratura brasileiraDança : ArteZombificaciónNegroTangoLuiz GamaO "eu" que vacila : zumbificação e apagamentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001070548.pdf001070548.pdfTexto completoapplication/pdf166938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180300/1/001070548.pdff87f83a248da9bc4771d78b1d17772cfMD51TEXT001070548.pdf.txt001070548.pdf.txtExtracted Texttext/plain33575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180300/2/001070548.pdf.txt6cf01edcad59ba9bb98161af0bed313dMD5210183/1803002023-10-12 03:32:35.421603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180300Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-12T06:32:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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