Música e matemática : explorando as relações entre ritmos musicais e frações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109993 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca verificar como os alunos estabelecem relações entre os ritmos musicais e as frações. Neste sentido objetivouse: realizar um levantamento bibliográfico de trabalhos e práticas pedagógicas desenvolvidas no Brasil que aproximam a Música e a Matemática; construir e aplicar uma sequência didática que oportunize a vivência de conexões entre ambas estas áreas, analisando os efeitos produzidos, e identificar as limitações e as possibilidades de um trabalho interdisciplinar, explorando ritmos musicais e possíveis relações com as frações. A prática foi executada por meio de um Projeto de Ensino, em uma instituição de Porto Alegre, da rede federal, com estudantes do Ensino Médio, que através da elaboração de uma representação para o tempo, permitiu tratar os ritmos como frações e perceber a matemática presente neste elemento da música. Além disso, contamos com o apoio de um material manipulativo peculiar, o copo plástico, que por não possuir finalidade musical, provoca curiosidade na maioria das pessoas. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa são as perspectivas históricas de Oscar João Abdounur, a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade segundo Ivani Fazenda, Pierre Weil, Ubiratan D’Ambrosio e Roberto Crema, e principalmente a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Como resultado da pesquisa foi construída uma lista/tabela com dissertações e teses que aproximaram Música e Matemática, produzida e aplicada uma sequência didática que proporcionou a vivência de relações matemática e música, e verificada algumas conexões entre ritmos e frações através da representação do tempo, tais como a duração de um intervalo de tempo e o compasso musical. |
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Fernandes, Rafael SouzaDalcin, Andréia2015-02-11T02:18:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109993000952017Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca verificar como os alunos estabelecem relações entre os ritmos musicais e as frações. Neste sentido objetivouse: realizar um levantamento bibliográfico de trabalhos e práticas pedagógicas desenvolvidas no Brasil que aproximam a Música e a Matemática; construir e aplicar uma sequência didática que oportunize a vivência de conexões entre ambas estas áreas, analisando os efeitos produzidos, e identificar as limitações e as possibilidades de um trabalho interdisciplinar, explorando ritmos musicais e possíveis relações com as frações. A prática foi executada por meio de um Projeto de Ensino, em uma instituição de Porto Alegre, da rede federal, com estudantes do Ensino Médio, que através da elaboração de uma representação para o tempo, permitiu tratar os ritmos como frações e perceber a matemática presente neste elemento da música. Além disso, contamos com o apoio de um material manipulativo peculiar, o copo plástico, que por não possuir finalidade musical, provoca curiosidade na maioria das pessoas. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa são as perspectivas históricas de Oscar João Abdounur, a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade segundo Ivani Fazenda, Pierre Weil, Ubiratan D’Ambrosio e Roberto Crema, e principalmente a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Como resultado da pesquisa foi construída uma lista/tabela com dissertações e teses que aproximaram Música e Matemática, produzida e aplicada uma sequência didática que proporcionou a vivência de relações matemática e música, e verificada algumas conexões entre ritmos e frações através da representação do tempo, tais como a duração de um intervalo de tempo e o compasso musical.This work consists of research that seeks to determine how students establish relationships between musical rhythms and fractions. In this sense, it aimed to: conduct a literature survey of papers and teaching practices developed in Brazil nearing Music and Mathematics; build and implement an instructional sequence further opportunity to experience the connections between these two areas, analyzing the effects produced, and identify the limitations and possibilities of interdisciplinary work, exploring rhythms and possible relations with the fractions. The practice was performed by means of a Teaching Project, an institution of Porto Alegre, the federal system, with high school students, who through the development of a representation for the time allowed to treat rhythms like fractions and understand the math present in this element of music. Moreover, we have the support of a peculiar manipulative material, plastic cup, which has no musical purpose, causes curiosity in most people. The theoretical referential that bases the research are the historical perspectives of Oscar João Abdounur, interdisciplinarity/transdisciplinarity second Ivani Fazenda, Pierre Weil, Ubiratan D'Ambrosio and Roberto Crema, and especially the Theory of Multiple Intelligences by Howard Gardner. As a result of the survey was constructed a list / table of dissertations and theses that brought Music and Mathematics, produced and implemented a teaching sequence that provided the experience of mathematics and music relations, and checked some connections between rhythm and fractions through the representation of time, such as the length of a time interval and the musical beat.application/pdfporMúsica : MatemáticaRitmo : MusicaFraçõesMusicMathematicsMusic and mathematicsRhythmsMusical rhythmsMultiple intelligencesInterdisciplinarityFractionTimeMúsica e matemática : explorando as relações entre ritmos musicais e fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952017.pdf000952017.pdfTexto completoapplication/pdf3745187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109993/1/000952017.pdf74f6ee5462ca0b9707b45fb1d8d39d47MD51TEXT000952017.pdf.txt000952017.pdf.txtExtracted Texttext/plain150776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109993/2/000952017.pdf.txte58c5ce653452d7e53e205727326b99dMD52THUMBNAIL000952017.pdf.jpg000952017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109993/3/000952017.pdf.jpge5a2d73174f22f9ed7cd9914acff76d0MD5310183/1099932018-10-23 09:16:18.926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109993Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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