A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fröhlich, Cláudia Bechara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moschen, Simone Zanon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181768
Resumo: A partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver que permitiram propor a queda da lógica binária alfabetizado ou não alfabetizado na escola. O acolhimento de uma lógica ternária, um tempo de passagem em que se está alfabetizado e não alfabetizado ao mesmo tempo, propicia evidenciar um processo em curso rumo à posição letrada, abordagem que leva em conta a singularidade e o desejo no processo de letramento.
id UFRGS-2_4ab3c3364f8b8ddc9dd4d681487017ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181768
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fröhlich, Cláudia BecharaMoschen, Simone Zanon2018-09-11T02:28:43Z20171068-2341http://hdl.handle.net/10183/181768001073199A partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver que permitiram propor a queda da lógica binária alfabetizado ou não alfabetizado na escola. O acolhimento de uma lógica ternária, um tempo de passagem em que se está alfabetizado e não alfabetizado ao mesmo tempo, propicia evidenciar um processo em curso rumo à posição letrada, abordagem que leva em conta a singularidade e o desejo no processo de letramento.Based on the experience with literacy teachers from Rio Grande do Sul elementary schools, we aim to make visible an apparently invisible thread between time and passage from orality to literacy. As a way of photographing the school daily life and emphasizing different shades of a non-dictionary registered color, the color of time, we combine this reflection with the time of understanding – Lacan’s concept of logical time – lenses to see, which allowed the proposal of the fall of the school’s binary logic of alphabetization or non-alphabetization (as they are studied in Brazil). The welcoming of a ternary logic, a time of passage in which one is simultaneously in the state of alphabetization and non-alphabetization, helps to evidence an ongoing process towards the literate position, an approach that considers the uniqueness and the desire in the process of literacy.A partir de la experiencia junto a profesores alfabetizadores de escuelas de enseñanza primaria de Rio Grande do Sul, proponemos una discusión con el objetivo de conferir visibilidad a una trama, aparentemente invisible, entre tiempo y el paso de la oralidad al letramiento. Como modo de fotografiar el cotidiano de la escuela y destacar diferentes matices de un color no diccionarizable, el color del tiempo, aliamos esta reflexión al tiempo de comprender – concepto de Lacan acerca del tiempo lógico –, lentes de ver que permitieron proponer la caída de la lógica binaria alfabetizado o no alfabetizado en la escuela. El acogimiento de una lógica ternaria, un tiempo de paso en el que se está alfabetizado y no alfabetizado a la vez, propicia evidenciar un proceso en curso rumbo a la posición letrada, abordaje que lleva en cuenta la singularidad y el deseo en el proceso de letramiento.application/pdfporRevista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Estados Unidos: Arizona State University, 2017. Vol. 25, n. 99 (sept 2017), p. 1-18TempoLetramentoPsicanáliseLinguagemTimeLiteracyPsychoanalysisLanguageTiempoAlfabetizaciónPsicoanálisisLenguajeA cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramentoThe color of time on the progression of letters : notes between black and white on the passage from orality to literacyEl color del tiempo en el progreso de las letras : notas entre el blanco y el negroEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073199.pdfTexto completoapplication/pdf383157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/1/001073199.pdf0930e47fa71ae0064a5d14a666957ceaMD51TEXT001073199.pdf.txt001073199.pdf.txtExtracted Texttext/plain70487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/2/001073199.pdf.txt8d6a5a882b7d406988697422665eff80MD52THUMBNAIL001073199.pdf.jpg001073199.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/3/001073199.pdf.jpg342a2c858bf5ed3b20b54eb3e78ef05eMD5310183/1817682021-06-26 04:40:16.435614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:40:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The color of time on the progression of letters : notes between black and white on the passage from orality to literacy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El color del tiempo en el progreso de las letras : notas entre el blanco y el negro
title A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
spellingShingle A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
Fröhlich, Cláudia Bechara
Tempo
Letramento
Psicanálise
Linguagem
Time
Literacy
Psychoanalysis
Language
Tiempo
Alfabetización
Psicoanálisis
Lenguaje
title_short A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
title_full A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
title_fullStr A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
title_full_unstemmed A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
title_sort A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
author Fröhlich, Cláudia Bechara
author_facet Fröhlich, Cláudia Bechara
Moschen, Simone Zanon
author_role author
author2 Moschen, Simone Zanon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fröhlich, Cláudia Bechara
Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
Letramento
Psicanálise
Linguagem
topic Tempo
Letramento
Psicanálise
Linguagem
Time
Literacy
Psychoanalysis
Language
Tiempo
Alfabetización
Psicoanálisis
Lenguaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Time
Literacy
Psychoanalysis
Language
dc.subject.spa.fl_str_mv Tiempo
Alfabetización
Psicoanálisis
Lenguaje
description A partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver que permitiram propor a queda da lógica binária alfabetizado ou não alfabetizado na escola. O acolhimento de uma lógica ternária, um tempo de passagem em que se está alfabetizado e não alfabetizado ao mesmo tempo, propicia evidenciar um processo em curso rumo à posição letrada, abordagem que leva em conta a singularidade e o desejo no processo de letramento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181768
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073199
identifier_str_mv 1068-2341
001073199
url http://hdl.handle.net/10183/181768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Estados Unidos: Arizona State University, 2017. Vol. 25, n. 99 (sept 2017), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/1/001073199.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/2/001073199.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181768/3/001073199.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0930e47fa71ae0064a5d14a666957cea
8d6a5a882b7d406988697422665eff80
342a2c858bf5ed3b20b54eb3e78ef05e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224949834186752