A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35688 |
Resumo: | Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor. |
id |
UFRGS-2_4ab7960c6df166f8114a35f264636d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35688 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Haag, Clara Rosani JacobusRapkiewicz, Clevi Elena2011-12-20T01:19:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/35688000815765Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor.application/pdfporEscolaSocializaçãoAutonomiaA escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815765.pdf.txt000815765.pdf.txtExtracted Texttext/plain88639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/2/000815765.pdf.txtb1f7cc8657d6168999b1a8255284c84eMD52ORIGINAL000815765.pdf000815765.pdfTexto completoapplication/pdf2315040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/1/000815765.pdfe2c74fedce80801ae9fe704fd06307a4MD51THUMBNAIL000815765.pdf.jpg000815765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/3/000815765.pdf.jpgded7070fe09f08919680e33558772836MD5310183/356882018-10-08 07:57:05.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:57:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
title |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
spellingShingle |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral Haag, Clara Rosani Jacobus Escola Socialização Autonomia |
title_short |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
title_full |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
title_fullStr |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
title_full_unstemmed |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
title_sort |
A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral |
author |
Haag, Clara Rosani Jacobus |
author_facet |
Haag, Clara Rosani Jacobus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haag, Clara Rosani Jacobus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Socialização Autonomia |
topic |
Escola Socialização Autonomia |
description |
Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815765 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35688 |
identifier_str_mv |
000815765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/2/000815765.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/1/000815765.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/3/000815765.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1f7cc8657d6168999b1a8255284c84e e2c74fedce80801ae9fe704fd06307a4 ded7070fe09f08919680e33558772836 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069064691712 |