A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haag, Clara Rosani Jacobus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35688
Resumo: Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor.
id UFRGS-2_4ab7960c6df166f8114a35f264636d97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35688
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haag, Clara Rosani JacobusRapkiewicz, Clevi Elena2011-12-20T01:19:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/35688000815765Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor.application/pdfporEscolaSocializaçãoAutonomiaA escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815765.pdf.txt000815765.pdf.txtExtracted Texttext/plain88639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/2/000815765.pdf.txtb1f7cc8657d6168999b1a8255284c84eMD52ORIGINAL000815765.pdf000815765.pdfTexto completoapplication/pdf2315040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/1/000815765.pdfe2c74fedce80801ae9fe704fd06307a4MD51THUMBNAIL000815765.pdf.jpg000815765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/3/000815765.pdf.jpgded7070fe09f08919680e33558772836MD5310183/356882018-10-08 07:57:05.763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:57:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
title A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
spellingShingle A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
Haag, Clara Rosani Jacobus
Escola
Socialização
Autonomia
title_short A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
title_full A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
title_fullStr A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
title_full_unstemmed A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
title_sort A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
author Haag, Clara Rosani Jacobus
author_facet Haag, Clara Rosani Jacobus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haag, Clara Rosani Jacobus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Socialização
Autonomia
topic Escola
Socialização
Autonomia
description Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815765
url http://hdl.handle.net/10183/35688
identifier_str_mv 000815765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/2/000815765.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/1/000815765.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35688/3/000815765.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1f7cc8657d6168999b1a8255284c84e
e2c74fedce80801ae9fe704fd06307a4
ded7070fe09f08919680e33558772836
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069064691712