As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238119 |
Resumo: | Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais. |
id |
UFRGS-2_4ac8bd6f8e728f744f7a0dad3c932842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238119 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques Filho, Cesar VieiraDias, Matheus Bombach MaringoliGalatti, LarissaScaglia, Alcides JoséVoser, Rogerio da CunhaMontagner, Paulo César2022-04-30T04:54:04Z20210103-1716http://hdl.handle.net/10183/238119001139021Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais.The study aims to identify the presence of the three references of sports learning from Sport Pedagogy in Futsal subjects from Physical Education Degree, discussing possible directions on the development of professors and coaches of this sport. We only considered the presential courses, of public universities, active on the second semester of 2019. Through a documental analysis, we searched syllabus, curriculums, and discipline goals. Performing a Thematic Analysis about the all 110 files founded, we realized that they prioritize the technical-tactical elements and present a huge gap in relation of socio-educational reference. Thus, once the unbalance exposed in this research is evidenced, the results can contribute to syllabus and curriculum revisions, in the expectation that the importance attributed to the technical-tactical elements will be extended to historical, culture, educational and socials elements.application/pdfporRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 29, no.3 (2021), p. 1-21.FutsalPedagogia do esporteEducação físicaFutsalSport PedagogyPhysical EducationAs disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporteFutsal subjects in physical education degree: a view from the sport pedagogy referencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139021.pdf.txt001139021.pdf.txtExtracted Texttext/plain44273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/2/001139021.pdf.txt6c6e3bf2f65ab293f173187fd627bc49MD52ORIGINAL001139021.pdfTexto completoapplication/pdf512419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/1/001139021.pdf21d57a414bd2186ad932a07cd1fefc6fMD5110183/2381192022-05-01 04:47:53.450185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238119Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-05-01T07:47:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Futsal subjects in physical education degree: a view from the sport pedagogy references |
title |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
spellingShingle |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte Marques Filho, Cesar Vieira Futsal Pedagogia do esporte Educação física Futsal Sport Pedagogy Physical Education |
title_short |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
title_full |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
title_fullStr |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
title_full_unstemmed |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
title_sort |
As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
author |
Marques Filho, Cesar Vieira |
author_facet |
Marques Filho, Cesar Vieira Dias, Matheus Bombach Maringoli Galatti, Larissa Scaglia, Alcides José Voser, Rogerio da Cunha Montagner, Paulo César |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Matheus Bombach Maringoli Galatti, Larissa Scaglia, Alcides José Voser, Rogerio da Cunha Montagner, Paulo César |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Filho, Cesar Vieira Dias, Matheus Bombach Maringoli Galatti, Larissa Scaglia, Alcides José Voser, Rogerio da Cunha Montagner, Paulo César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futsal Pedagogia do esporte Educação física |
topic |
Futsal Pedagogia do esporte Educação física Futsal Sport Pedagogy Physical Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Futsal Sport Pedagogy Physical Education |
description |
Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-30T04:54:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238119 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-1716 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139021 |
identifier_str_mv |
0103-1716 001139021 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 29, no.3 (2021), p. 1-21. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/2/001139021.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/1/001139021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c6e3bf2f65ab293f173187fd627bc49 21d57a414bd2186ad932a07cd1fefc6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725133900480512 |