As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Filho, Cesar Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Matheus Bombach Maringoli, Galatti, Larissa, Scaglia, Alcides José, Voser, Rogerio da Cunha, Montagner, Paulo César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238119
Resumo: Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais.
id UFRGS-2_4ac8bd6f8e728f744f7a0dad3c932842
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques Filho, Cesar VieiraDias, Matheus Bombach MaringoliGalatti, LarissaScaglia, Alcides JoséVoser, Rogerio da CunhaMontagner, Paulo César2022-04-30T04:54:04Z20210103-1716http://hdl.handle.net/10183/238119001139021Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais.The study aims to identify the presence of the three references of sports learning from Sport Pedagogy in Futsal subjects from Physical Education Degree, discussing possible directions on the development of professors and coaches of this sport. We only considered the presential courses, of public universities, active on the second semester of 2019. Through a documental analysis, we searched syllabus, curriculums, and discipline goals. Performing a Thematic Analysis about the all 110 files founded, we realized that they prioritize the technical-tactical elements and present a huge gap in relation of socio-educational reference. Thus, once the unbalance exposed in this research is evidenced, the results can contribute to syllabus and curriculum revisions, in the expectation that the importance attributed to the technical-tactical elements will be extended to historical, culture, educational and socials elements.application/pdfporRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 29, no.3 (2021), p. 1-21.FutsalPedagogia do esporteEducação físicaFutsalSport PedagogyPhysical EducationAs disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporteFutsal subjects in physical education degree: a view from the sport pedagogy referencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139021.pdf.txt001139021.pdf.txtExtracted Texttext/plain44273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/2/001139021.pdf.txt6c6e3bf2f65ab293f173187fd627bc49MD52ORIGINAL001139021.pdfTexto completoapplication/pdf512419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/1/001139021.pdf21d57a414bd2186ad932a07cd1fefc6fMD5110183/2381192022-05-01 04:47:53.450185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238119Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-05-01T07:47:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Futsal subjects in physical education degree: a view from the sport pedagogy references
title As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
spellingShingle As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
Marques Filho, Cesar Vieira
Futsal
Pedagogia do esporte
Educação física
Futsal
Sport Pedagogy
Physical Education
title_short As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
title_full As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
title_fullStr As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
title_full_unstemmed As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
title_sort As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
author Marques Filho, Cesar Vieira
author_facet Marques Filho, Cesar Vieira
Dias, Matheus Bombach Maringoli
Galatti, Larissa
Scaglia, Alcides José
Voser, Rogerio da Cunha
Montagner, Paulo César
author_role author
author2 Dias, Matheus Bombach Maringoli
Galatti, Larissa
Scaglia, Alcides José
Voser, Rogerio da Cunha
Montagner, Paulo César
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Filho, Cesar Vieira
Dias, Matheus Bombach Maringoli
Galatti, Larissa
Scaglia, Alcides José
Voser, Rogerio da Cunha
Montagner, Paulo César
dc.subject.por.fl_str_mv Futsal
Pedagogia do esporte
Educação física
topic Futsal
Pedagogia do esporte
Educação física
Futsal
Sport Pedagogy
Physical Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Futsal
Sport Pedagogy
Physical Education
description Este estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-30T04:54:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238119
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-1716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139021
identifier_str_mv 0103-1716
001139021
url http://hdl.handle.net/10183/238119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 29, no.3 (2021), p. 1-21.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/2/001139021.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238119/1/001139021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c6e3bf2f65ab293f173187fd627bc49
21d57a414bd2186ad932a07cd1fefc6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725133900480512