As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201724 |
Resumo: | A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares. |
id |
UFRGS-2_4ad36d322ea4003081b39ccf648b6336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201724 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trentin, PatríciaRapkiewicz, Clevi Elena2019-11-14T03:54:06Z2019http://hdl.handle.net/10183/201724001106525A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares.The use of new digital technologies, among them social networks such as WhatsApp and Facebook in the school environment, brings a new approach to the process of communication and interaction between school management and the community in which it is inserted. This monograph discusses the implementation of a WhatsApp communication channel and changes in the management of the facebook school’s page. Part of an initial understanding of Social Network, going to the analysis of quantities and observation and comparison of messages that are repeated. The case study format was chosen in order to facilitate the understanding of the data. With this publication, it is expected that the school managers will understand the benefits of using these social networks and use them as tools for dissemination and qualification of communication. The present monograph aims to present the process that was operationalized by the educational manager and the consequent changes in communication and information transmission with parents and students. The analyzed data show that the use of the WhatsApp and Facebook social networks promotes a greater interaction of the school community with the managers and, consequently, a greater participation in the school activities.application/pdfporRedes sociaisComunicaçãoGestão escolarSocial networksCommunicationSchool managementAs redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106525.pdf.txt001106525.pdf.txtExtracted Texttext/plain81328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/2/001106525.pdf.txt3321f3a8dd3cb66b9e63bb005dd7fbe1MD52ORIGINAL001106525.pdfTexto completoapplication/pdf760922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/1/001106525.pdfbd34cd33dd21f414575af1b496877830MD5110183/2017242019-11-15 04:51:15.556681oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
title |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
spellingShingle |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar Trentin, Patrícia Redes sociais Comunicação Gestão escolar Social networks Communication School management |
title_short |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
title_full |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
title_fullStr |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
title_sort |
As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar |
author |
Trentin, Patrícia |
author_facet |
Trentin, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trentin, Patrícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Comunicação Gestão escolar |
topic |
Redes sociais Comunicação Gestão escolar Social networks Communication School management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks Communication School management |
description |
A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:54:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201724 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201724 |
identifier_str_mv |
001106525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/2/001106525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/1/001106525.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3321f3a8dd3cb66b9e63bb005dd7fbe1 bd34cd33dd21f414575af1b496877830 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224586367336448 |