As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201724
Resumo: A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares.
id UFRGS-2_4ad36d322ea4003081b39ccf648b6336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201724
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trentin, PatríciaRapkiewicz, Clevi Elena2019-11-14T03:54:06Z2019http://hdl.handle.net/10183/201724001106525A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares.The use of new digital technologies, among them social networks such as WhatsApp and Facebook in the school environment, brings a new approach to the process of communication and interaction between school management and the community in which it is inserted. This monograph discusses the implementation of a WhatsApp communication channel and changes in the management of the facebook school’s page. Part of an initial understanding of Social Network, going to the analysis of quantities and observation and comparison of messages that are repeated. The case study format was chosen in order to facilitate the understanding of the data. With this publication, it is expected that the school managers will understand the benefits of using these social networks and use them as tools for dissemination and qualification of communication. The present monograph aims to present the process that was operationalized by the educational manager and the consequent changes in communication and information transmission with parents and students. The analyzed data show that the use of the WhatsApp and Facebook social networks promotes a greater interaction of the school community with the managers and, consequently, a greater participation in the school activities.application/pdfporRedes sociaisComunicaçãoGestão escolarSocial networksCommunicationSchool managementAs redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106525.pdf.txt001106525.pdf.txtExtracted Texttext/plain81328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/2/001106525.pdf.txt3321f3a8dd3cb66b9e63bb005dd7fbe1MD52ORIGINAL001106525.pdfTexto completoapplication/pdf760922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/1/001106525.pdfbd34cd33dd21f414575af1b496877830MD5110183/2017242019-11-15 04:51:15.556681oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201724Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
title As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
spellingShingle As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
Trentin, Patrícia
Redes sociais
Comunicação
Gestão escolar
Social networks
Communication
School management
title_short As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
title_full As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
title_fullStr As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
title_full_unstemmed As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
title_sort As redes sociais como ferramenta de qualificação na comunicação da gestão escolar
author Trentin, Patrícia
author_facet Trentin, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Comunicação
Gestão escolar
topic Redes sociais
Comunicação
Gestão escolar
Social networks
Communication
School management
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Communication
School management
description A utilização de novas tecnologias digitais, entre elas redes sociais como por exemplo o WhatsApp e Facebook no ambiente escolar, traz uma nova roupagem para o processo de comunicação e interação entre a gestão escolar e a comunidade em que está inserida. Esta monografia aborda a implantação de um canal de comunicação de WhatsApp e modificações na gestão da página do Facebook da escola pesquisada. Parte de uma compreensão inicial de Rede Social, passando para a análise de quantidades e em seguida para a observação e comparação dos padrões de mensagens que se repetem. O formato de estudo de caso foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão dos dados propostos. Com esta pesquisa espera-se que os gestores escolares compreendam os benefícios da utilização destas redes sociais e utilizem as mesmas como ferramentas não apenas de divulgação, mas sobretudo para qualificação da comunicação. A presente monografia tem em vista apresentar o processo que foi operacionalizado pelo gestor educacional e as consequentes mudanças na comunicação e na transmissão de informações junto aos pais e estudantes. Os dados analisados comprovam que a utilização das redes sociais WhatsApp e Facebook promove uma maior interação da comunidade escolar com os gestores e consequentemente uma maior participação nas atividades escolares.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:54:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201724
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106525
url http://hdl.handle.net/10183/201724
identifier_str_mv 001106525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/2/001106525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201724/1/001106525.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3321f3a8dd3cb66b9e63bb005dd7fbe1
bd34cd33dd21f414575af1b496877830
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586367336448