Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72366 |
Resumo: | A Monografia discute aspectos relacionados à avaliação das diretrizes e metas do Projeto de Lei n° 8.035/2010, relativo ao Plano Nacional de Educação - 2011/2020 ,em tramitação no Senado Federal. A avaliação do texto do documento, somado à experiência docente recentemente vivenciada, balizada na literatura do campo educacional que examina criticamente tanto o conteúdo dos textos oficiais quanto a realidade das escolas gaúchas e brasileiras, permitem uma contextualização e uma melhor compreensão das condições de oferta da Educação Básica. Neste sentido, a necessidade de elevação do montante dos recursos financeiros para o setor educacional, evidenciada na Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010) e abordada pela ANPEd, é uma discussão recorrente por tratar-se de uma questão complexa do PNE. O financiamento à educação é um tema importante, embora não exclusivo, para que se constitua efetivamente o PNE como uma política de Estado. |
id |
UFRGS-2_4ad77ca054792543f7d21705f6f4d2de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72366 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Marcelo CostaGil, Juca2013-06-11T01:47:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/72366000873170A Monografia discute aspectos relacionados à avaliação das diretrizes e metas do Projeto de Lei n° 8.035/2010, relativo ao Plano Nacional de Educação - 2011/2020 ,em tramitação no Senado Federal. A avaliação do texto do documento, somado à experiência docente recentemente vivenciada, balizada na literatura do campo educacional que examina criticamente tanto o conteúdo dos textos oficiais quanto a realidade das escolas gaúchas e brasileiras, permitem uma contextualização e uma melhor compreensão das condições de oferta da Educação Básica. Neste sentido, a necessidade de elevação do montante dos recursos financeiros para o setor educacional, evidenciada na Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010) e abordada pela ANPEd, é uma discussão recorrente por tratar-se de uma questão complexa do PNE. O financiamento à educação é um tema importante, embora não exclusivo, para que se constitua efetivamente o PNE como uma política de Estado.application/pdfporFinanciamento da educaçãoPlano Nacional de Educação.Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873170.pdf000873170.pdfTexto completoapplication/pdf384723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/1/000873170.pdf951071ab99537dab7e3d713d136d7bf4MD51TEXT000873170.pdf.txt000873170.pdf.txtExtracted Texttext/plain54866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/2/000873170.pdf.txta7d430454db8a462662e054cee159764MD52THUMBNAIL000873170.pdf.jpg000873170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/3/000873170.pdf.jpgde762d9dc3f4f86ec5fec0089f126b66MD5310183/723662018-10-15 09:13:55.025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:13:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
title |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
spellingShingle |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 Teixeira, Marcelo Costa Financiamento da educação Plano Nacional de Educação. |
title_short |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
title_full |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
title_fullStr |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
title_full_unstemmed |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
title_sort |
Financiamento da educação no Brasil : diretrizes e metas do PNE – 2011/2020 |
author |
Teixeira, Marcelo Costa |
author_facet |
Teixeira, Marcelo Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marcelo Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Juca |
contributor_str_mv |
Gil, Juca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da educação Plano Nacional de Educação. |
topic |
Financiamento da educação Plano Nacional de Educação. |
description |
A Monografia discute aspectos relacionados à avaliação das diretrizes e metas do Projeto de Lei n° 8.035/2010, relativo ao Plano Nacional de Educação - 2011/2020 ,em tramitação no Senado Federal. A avaliação do texto do documento, somado à experiência docente recentemente vivenciada, balizada na literatura do campo educacional que examina criticamente tanto o conteúdo dos textos oficiais quanto a realidade das escolas gaúchas e brasileiras, permitem uma contextualização e uma melhor compreensão das condições de oferta da Educação Básica. Neste sentido, a necessidade de elevação do montante dos recursos financeiros para o setor educacional, evidenciada na Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010) e abordada pela ANPEd, é uma discussão recorrente por tratar-se de uma questão complexa do PNE. O financiamento à educação é um tema importante, embora não exclusivo, para que se constitua efetivamente o PNE como uma política de Estado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72366 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72366 |
identifier_str_mv |
000873170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/1/000873170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/2/000873170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72366/3/000873170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
951071ab99537dab7e3d713d136d7bf4 a7d430454db8a462662e054cee159764 de762d9dc3f4f86ec5fec0089f126b66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108285628416 |