Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cecília da Conceição Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rockembach, Moisés, Pedrosa, Pedro Jerónimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252299
Resumo: O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.
id UFRGS-2_4afb1b088479786925857d864aea808c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Cecília da Conceição ReisRockembach, MoisésPedrosa, Pedro Jerónimo2022-12-03T05:10:00Z20221413-9936http://hdl.handle.net/10183/252299001152674O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.This study aims to demonstrate the importance given to Institutional Repositories (IR), the usability and knowledge of their policies, by teachers/researchers of public Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal, in a comparison between Universities and Polytechnics. The study was carried out through the application of a survey, using the Google Forms platform. The answers revealed that the majority of respondents attach importance to the RI (Institutional Repository) (77.0%). However, 2.1% claim little use and 29.7% do not publish it in the RI and do not use the RI. The main reasons mentioned were lack of time (38.9%), duplication of tasks (25.0%) and lack of knowledge about Editors' Deposit Policies (20.5%). With regard to the Institution's Documentary Deposit Policy, 62.4% are unaware of its existence and 35.0% of respondents demonstrate that they comply fully and easily. The article is the most shared document in RI (62.8%), with an annual average of individual deposits of 1-5 documents and 29.9% of the participants use the archive to share their scientific productions. The study allows us to conclude that it is at universities that researchers are less familiar with the dynamics of repositories, they publish less in them. These are the ones that suggest more communication and diverse norms, which encourage greater use of IR.application/pdfporPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2022), p. 68-88Repositórios institucionaisUsabilidadeAcesso abertoInstitutional repositoriesOpen accessFileResearchersDocument deposit policyUsabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em PortugalUsability of institutional repositories of universities and polytechnics: the perspective of professors and researchers in Portugalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152674.pdf.txt001152674.pdf.txtExtracted Texttext/plain51707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/2/001152674.pdf.txtd532ac7cb6047cf4c590c1ba6129e285MD52ORIGINAL001152674.pdfTexto completoapplication/pdf663554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/1/001152674.pdf77b4dd502a47b9f7f27fa89897f3841aMD5110183/2522992023-02-08 06:01:34.642542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:01:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Usability of institutional repositories of universities and polytechnics: the perspective of professors and researchers in Portugal
title Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
spellingShingle Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
Ramos, Cecília da Conceição Reis
Repositórios institucionais
Usabilidade
Acesso aberto
Institutional repositories
Open access
File
Researchers
Document deposit policy
title_short Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
title_full Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
title_fullStr Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
title_full_unstemmed Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
title_sort Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
author Ramos, Cecília da Conceição Reis
author_facet Ramos, Cecília da Conceição Reis
Rockembach, Moisés
Pedrosa, Pedro Jerónimo
author_role author
author2 Rockembach, Moisés
Pedrosa, Pedro Jerónimo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Cecília da Conceição Reis
Rockembach, Moisés
Pedrosa, Pedro Jerónimo
dc.subject.por.fl_str_mv Repositórios institucionais
Usabilidade
Acesso aberto
topic Repositórios institucionais
Usabilidade
Acesso aberto
Institutional repositories
Open access
File
Researchers
Document deposit policy
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional repositories
Open access
File
Researchers
Document deposit policy
description O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:10:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252299
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-9936
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152674
identifier_str_mv 1413-9936
001152674
url http://hdl.handle.net/10183/252299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2022), p. 68-88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/2/001152674.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/1/001152674.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d532ac7cb6047cf4c590c1ba6129e285
77b4dd502a47b9f7f27fa89897f3841a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075729367040