Usabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252299 |
Resumo: | O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI. |
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Ramos, Cecília da Conceição ReisRockembach, MoisésPedrosa, Pedro Jerónimo2022-12-03T05:10:00Z20221413-9936http://hdl.handle.net/10183/252299001152674O presente estudo visa demonstrar a importância atribuída aos Repositórios Institucionais (RI), a usabilidade e o conhecimento das suas políticas, pelos professores/investigadores, das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Portugal, numa comparação entre Universidades e Politécnicos. O estudo foi efetivado mediante a aplicação de um inquérito, utilizando-se, para o efeito, a plataforma Google Forms. As respostas apuradas permitiram conhecer que a maioria dos inquiridos atribui importância ao RI (Repositório Institucional) (77,0%). Contudo, 2,1% afirmam pouca utilização e 29,7% não publicam/utilizam no/o RI. Sendo apontados como principais motivos a falta de tempo (38,9%), duplicação de tarefas (25,0%) e falta de conhecimento sobre as Políticas de Depósito dos Editores (20,5%). No que respeita à Política de Depósito Documental da Instituição, 62,4% desconhecem a sua existência e 35,0% dos respondentes demonstram cumpri-la integralmente e com facilidade. O artigo é o documento mais partilhado no RI (62,8%), com uma média anual de depósitos individuais de 1-5 documentos e 29,9 % dos participantes recorrem ao arquivo para efetivar a partilha das suas produções científicas. O estudo permite concluir que é nas universidades que os investigadores demonstram estar menos familiarizados com as dinâmicas dos repositórios, publicam menos no mesmo. São estes que sugerem mais comunicação e normas diversas, que suscitem uma maior utilização dos RI.This study aims to demonstrate the importance given to Institutional Repositories (IR), the usability and knowledge of their policies, by teachers/researchers of public Higher Education Institutions (HEIs) in Portugal, in a comparison between Universities and Polytechnics. The study was carried out through the application of a survey, using the Google Forms platform. The answers revealed that the majority of respondents attach importance to the RI (Institutional Repository) (77.0%). However, 2.1% claim little use and 29.7% do not publish it in the RI and do not use the RI. The main reasons mentioned were lack of time (38.9%), duplication of tasks (25.0%) and lack of knowledge about Editors' Deposit Policies (20.5%). With regard to the Institution's Documentary Deposit Policy, 62.4% are unaware of its existence and 35.0% of respondents demonstrate that they comply fully and easily. The article is the most shared document in RI (62.8%), with an annual average of individual deposits of 1-5 documents and 29.9% of the participants use the archive to share their scientific productions. The study allows us to conclude that it is at universities that researchers are less familiar with the dynamics of repositories, they publish less in them. These are the ones that suggest more communication and diverse norms, which encourage greater use of IR.application/pdfporPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2022), p. 68-88Repositórios institucionaisUsabilidadeAcesso abertoInstitutional repositoriesOpen accessFileResearchersDocument deposit policyUsabilidade dos repositórios institucionais de universidades e politécnicos: a perspetiva dos professores e investigadores em PortugalUsability of institutional repositories of universities and polytechnics: the perspective of professors and researchers in Portugalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152674.pdf.txt001152674.pdf.txtExtracted Texttext/plain51707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/2/001152674.pdf.txtd532ac7cb6047cf4c590c1ba6129e285MD52ORIGINAL001152674.pdfTexto completoapplication/pdf663554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252299/1/001152674.pdf77b4dd502a47b9f7f27fa89897f3841aMD5110183/2522992023-02-08 06:01:34.642542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:01:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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