A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Backes dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moschen, Simone Zanon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214651
Resumo: O objetivo deste trabalho é salientar a relação existente entre a narrativa do escritor polonês Bruno Schulz e a produção audiovisual Finding Pictures(2012), realizada a partir de sua vida e obra no que tangem às relações que se estabelecem entre infância, memória, ausência e apagamento. Para tanto, busca suporte na teoria de Walter Benjamin e também na teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Bruno Schulz faz parte de um rol de escritores dentre eles Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil e Walter Benjamin, que nasceram no na Europa no final do século XIX e vivenciaram na juventude, ou já no final da vida, o horror da Primeira Guerra Mundial, tendo alguns deles ainda atravessado a Segunda Guerra Mundial. Quando os alemães cercaram Drohobycz em 1941, Schulz com medo de perder sua obra, empacotou-a a entregou para que amigos não-judeus a guardassem. De tudo, perdeu-se a maior parte. Em novembro de 1942 Bruno Schulz foi assassinado por um oficial da gestapo com um tiro nas costas. Antes de morrer, havia feito, por encomenda do oficial alemão que o protegeu por determinado tempo, desenhos na parede do quarto de seus filhos. O documentário Finding Pictures retrata a busca feita por estes desenhos por uma equipe de filmagem quarenta anos após a sua morte. Destacamos o momento em tempo real no qual os documentaristas encontram os desenhos abaixo de camadas de tinta. Neste trabalho, falamos do processo de busca, tanto na escrita quanto no documentário, que é uma espécie de jogo da memória contra o esquecimento, tal qual nos lembra Walter Benjamin, ao dizer que a busca, mesmo que em vão, é tão importante quanto o achado feliz.
id UFRGS-2_4b20cc54f792aa66963f7299097f3ede
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214651
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Camila Backes dosMoschen, Simone Zanon2020-11-05T04:07:09Z20202183-7198http://hdl.handle.net/10183/214651001118157O objetivo deste trabalho é salientar a relação existente entre a narrativa do escritor polonês Bruno Schulz e a produção audiovisual Finding Pictures(2012), realizada a partir de sua vida e obra no que tangem às relações que se estabelecem entre infância, memória, ausência e apagamento. Para tanto, busca suporte na teoria de Walter Benjamin e também na teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Bruno Schulz faz parte de um rol de escritores dentre eles Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil e Walter Benjamin, que nasceram no na Europa no final do século XIX e vivenciaram na juventude, ou já no final da vida, o horror da Primeira Guerra Mundial, tendo alguns deles ainda atravessado a Segunda Guerra Mundial. Quando os alemães cercaram Drohobycz em 1941, Schulz com medo de perder sua obra, empacotou-a a entregou para que amigos não-judeus a guardassem. De tudo, perdeu-se a maior parte. Em novembro de 1942 Bruno Schulz foi assassinado por um oficial da gestapo com um tiro nas costas. Antes de morrer, havia feito, por encomenda do oficial alemão que o protegeu por determinado tempo, desenhos na parede do quarto de seus filhos. O documentário Finding Pictures retrata a busca feita por estes desenhos por uma equipe de filmagem quarenta anos após a sua morte. Destacamos o momento em tempo real no qual os documentaristas encontram os desenhos abaixo de camadas de tinta. Neste trabalho, falamos do processo de busca, tanto na escrita quanto no documentário, que é uma espécie de jogo da memória contra o esquecimento, tal qual nos lembra Walter Benjamin, ao dizer que a busca, mesmo que em vão, é tão importante quanto o achado feliz.This work aims to highlight the relationship between the narrative of Polish writer Bruno Schulz and the audiovisual production Finding Pictures (2012), made from his life and work in terms of the relationships established between childhood, memory, absence and erasure. To this end, it seeks support in the theory of Walter Benjamin and also in the psychoanalytic theory of Freud and Lacan. Bruno Schulz is part of a list of writers, among them Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil and Walter Benjamin, who were born in Europe at the end of the 19th century and experienced, in their youths or at the end of their lives, the horror of the First World War, with some of them even going through the Second World War. When the Germans surrounded Drohobycz in 1941, Schulz, afraid of losing his work, packed it up and handed it over to non-Jewish friends for safekeeping. Most of it was lost. In November 1942 Bruno Schulz was assassinated by a Gestapo officer with a shot in the back. Before he died, he had made drawings, on the order of the German officer who protected him for a certain time, on the wall of his children’s room. The documentary Finding Pictures portrays the search made for these drawings by a film crew forty years after his death. We highlight the moment in real time in which the filmmakers find drawings below layers of paint. In this work, we talk about the search process, both in writing and in the documentary, which is a kind of memory game against oblivion, as Walter Benjamin reminds us, when saying that the search, even in vain, is as important as the happy finding.application/pdfporRevista de comunicação e linguagens. Lisboa. No. 52 (2020), p. 86-104.Psicanalise e literaturaSchulz, Bruno, 1892-1942MemóriaImagemMemoryImageChildhoodLiteraturePsychoanalysisA imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamentoBruno Schulz’s image as resistance and existence : childhood, memory, absence and erasureEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118157.pdf.txt001118157.pdf.txtExtracted Texttext/plain54792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214651/2/001118157.pdf.txtf42d330e7d4ed30b4529d9b119cc5ab7MD52ORIGINAL001118157.pdfTexto completoapplication/pdf1015860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214651/1/001118157.pdf3ec4ee8dc8aad679834477662fffb726MD5110183/2146512020-11-06 05:09:29.803426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-06T07:09:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Bruno Schulz’s image as resistance and existence : childhood, memory, absence and erasure
title A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
spellingShingle A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
Santos, Camila Backes dos
Psicanalise e literatura
Schulz, Bruno, 1892-1942
Memória
Imagem
Memory
Image
Childhood
Literature
Psychoanalysis
title_short A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
title_full A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
title_fullStr A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
title_full_unstemmed A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
title_sort A imagem em Bruno Schulz como resistência e existência : infância, memória, ausência e apagamento
author Santos, Camila Backes dos
author_facet Santos, Camila Backes dos
Moschen, Simone Zanon
author_role author
author2 Moschen, Simone Zanon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Backes dos
Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanalise e literatura
Schulz, Bruno, 1892-1942
Memória
Imagem
topic Psicanalise e literatura
Schulz, Bruno, 1892-1942
Memória
Imagem
Memory
Image
Childhood
Literature
Psychoanalysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Memory
Image
Childhood
Literature
Psychoanalysis
description O objetivo deste trabalho é salientar a relação existente entre a narrativa do escritor polonês Bruno Schulz e a produção audiovisual Finding Pictures(2012), realizada a partir de sua vida e obra no que tangem às relações que se estabelecem entre infância, memória, ausência e apagamento. Para tanto, busca suporte na teoria de Walter Benjamin e também na teoria psicanalítica de Freud e Lacan. Bruno Schulz faz parte de um rol de escritores dentre eles Ítalo Svevo, Robert Walser, Joseph Roth, Sándor Márai, Robert Musil e Walter Benjamin, que nasceram no na Europa no final do século XIX e vivenciaram na juventude, ou já no final da vida, o horror da Primeira Guerra Mundial, tendo alguns deles ainda atravessado a Segunda Guerra Mundial. Quando os alemães cercaram Drohobycz em 1941, Schulz com medo de perder sua obra, empacotou-a a entregou para que amigos não-judeus a guardassem. De tudo, perdeu-se a maior parte. Em novembro de 1942 Bruno Schulz foi assassinado por um oficial da gestapo com um tiro nas costas. Antes de morrer, havia feito, por encomenda do oficial alemão que o protegeu por determinado tempo, desenhos na parede do quarto de seus filhos. O documentário Finding Pictures retrata a busca feita por estes desenhos por uma equipe de filmagem quarenta anos após a sua morte. Destacamos o momento em tempo real no qual os documentaristas encontram os desenhos abaixo de camadas de tinta. Neste trabalho, falamos do processo de busca, tanto na escrita quanto no documentário, que é uma espécie de jogo da memória contra o esquecimento, tal qual nos lembra Walter Benjamin, ao dizer que a busca, mesmo que em vão, é tão importante quanto o achado feliz.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-05T04:07:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214651
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2183-7198
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118157
identifier_str_mv 2183-7198
001118157
url http://hdl.handle.net/10183/214651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de comunicação e linguagens. Lisboa. No. 52 (2020), p. 86-104.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214651/2/001118157.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214651/1/001118157.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f42d330e7d4ed30b4529d9b119cc5ab7
3ec4ee8dc8aad679834477662fffb726
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225000542273536