As motivações para se tornar um empreendedor de impacto social : percepções para um Brasil pós-covid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rippel, Carolina Lara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237817
Resumo: Os negócios de impacto social vêm ganhando força ao longo dos anos. Muitos empreendedores tradicionais estão alterando seu modo de ver o mundo e vêm voltando-se para uma realidade de maior cumplicidade com o planeta e com as outras pessoas. A pandemia do Covid-19 trouxe um aumento significativo nas desigualdades do mundo. Vários negócios sofreram impactos negativos por conta da crise sanitária. Famílias ficaram sem renda e sem casa. A economia foi extremamente impactada e as consequências demorarão um bom tempo para serem atenuadas. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar, frente ao dilema do combate à desigualdade, o porquê e como os empreendedores que atuam em negócios de impacto social são levados a empreender nesse tipo de negócio e quais suas percepções perante o futuro dos negócios de impacto, levando em consideração os efeitos da pandemia na sociedade brasileira. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com empreendedores de impacto. Conclui-se que as principais motivações dos pesquisados para atuar no ramo são a vontade de mudar o mundo e a vontade de retornar de alguma forma para a sociedade o que já conquistaram. Referente ao uso de indicadores para avaliar se a atuação dos negócios de impacto social auxilia na redução da desigualdade no Brasil, fica claro que esse é um aspecto ainda há ser muito trabalhado pelos empreendedores. Por fim, as percepções futuras para um mundo pós Covid foram bastante otimistas, quando se pensa em negócios de impacto social. Provavelmente, negócios que surgem para reduzir as desigualdades existentes terão bastante espaço de crescimento. Considera-se que há um espaço considerável para desenvolvimento teóricoconceituais e de pesquisa de campo sobre as formas de medir o impacto dos negócios sociais.
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