Motivações na criação de um negócio social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Caroline Berlese Mello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148432
Resumo: O presente trabalho foi realizado a fim de compreender quais são as principais motivações para criar um negócio social. Os negócios sociais ainda não possuem um marco regulatório no Brasil, mas, em um contexto caracterizado pela inversão de valores e por grandes desigualdades sociais, eles vêm ganhando cada vez mais visibilidade por ter como principal objetivo o impacto social através de um modelo financeiramente sustentável. Para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com entrevistas em profundidade dividida em duas etapas. Na primeira parte, foram entrevistados cinco especialistas na área do empreendedorismo social e, na segunda, foram entrevistados três empreendedores sociais fundadores de negócios sociais. Através dos resultados das pesquisas, verificou-se que há quatro principais motivações para criar um negócio social, as quais estão bastante interligadas, sendo uma delas a vontade de fazer parte da solução para os diversos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta. Em síntese, esse estudo busca inspirar e servir como referência para aqueles que se identificarem com esses empreendedores sociais, atraindo mais pessoas para esse novo setor da economia, de forma que o ecossistema dos negócios sociais se fortaleça e se consolide.
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