Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72631 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma discussão a cerca das causas da evasão na Educação de Jovens e Adultos e da dificuldade dos jovens e adultos que não possuem o ensino fundamental completo de retornarem aos estudos, sinalizando uma necessidade de pensar políticas públicas em uma ação intersetorial que dê conta da diversidade destes sujeitos que compõe a EJA. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa, através de questionário com aqueles que compõem este campo de estudo: alunos da EJA, pessoas sem a conclusão do ensino fundamental que estão fora da escola e professores que atuam nesta etapa da educação básica. A análise dos dados percorreu um caminho metodológico quantitativo e qualitativo na busca de maior entendimento da trajetória destes sujeitos em relação a sua especificidade no que tange a educação de jovens e adultos. O resultado da pesquisa apontou para uma diversidade de causas que impedem estes indivíduos que concluírem seus estudos na EJA, o que nos remeteu a buscar ações que tenham possibilitado maior garantia de acesso e permanência deste público nos bancos escolares. Alguns exemplos de articulações de diferentes áreas no município de Canoas para garantir o sucesso na trajetória escolar de jovens e adultos na EJA fomentam a necessidade de discussões a cerca de políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade. |
id |
UFRGS-2_4b487fe3565179184c863c36abeb41da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72631 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Diovane Alves dosDella Libera, Aline Lemos da Cunha2013-06-20T01:43:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/72631000884751Este trabalho apresenta uma discussão a cerca das causas da evasão na Educação de Jovens e Adultos e da dificuldade dos jovens e adultos que não possuem o ensino fundamental completo de retornarem aos estudos, sinalizando uma necessidade de pensar políticas públicas em uma ação intersetorial que dê conta da diversidade destes sujeitos que compõe a EJA. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa, através de questionário com aqueles que compõem este campo de estudo: alunos da EJA, pessoas sem a conclusão do ensino fundamental que estão fora da escola e professores que atuam nesta etapa da educação básica. A análise dos dados percorreu um caminho metodológico quantitativo e qualitativo na busca de maior entendimento da trajetória destes sujeitos em relação a sua especificidade no que tange a educação de jovens e adultos. O resultado da pesquisa apontou para uma diversidade de causas que impedem estes indivíduos que concluírem seus estudos na EJA, o que nos remeteu a buscar ações que tenham possibilitado maior garantia de acesso e permanência deste público nos bancos escolares. Alguns exemplos de articulações de diferentes áreas no município de Canoas para garantir o sucesso na trajetória escolar de jovens e adultos na EJA fomentam a necessidade de discussões a cerca de políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade.application/pdfporEducação de jovens e adultosPolíticas públicasPolíticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884751.pdf000884751.pdfTexto completoapplication/pdf1061489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/1/000884751.pdf283602dd8aa8fcc1fd1a470e96c26570MD51TEXT000884751.pdf.txt000884751.pdf.txtExtracted Texttext/plain59945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/2/000884751.pdf.txtd727439a453602ba1a67ec54dc1f6333MD52THUMBNAIL000884751.pdf.jpg000884751.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/3/000884751.pdf.jpgc5ecbb96a05fc03a3180eb87a86a41beMD5310183/726312018-10-16 09:28:24.955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
title |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
spellingShingle |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? Santos, Diovane Alves dos Educação de jovens e adultos Políticas públicas |
title_short |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
title_full |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
title_fullStr |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
title_sort |
Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível? |
author |
Santos, Diovane Alves dos |
author_facet |
Santos, Diovane Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diovane Alves dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Políticas públicas |
topic |
Educação de jovens e adultos Políticas públicas |
description |
Este trabalho apresenta uma discussão a cerca das causas da evasão na Educação de Jovens e Adultos e da dificuldade dos jovens e adultos que não possuem o ensino fundamental completo de retornarem aos estudos, sinalizando uma necessidade de pensar políticas públicas em uma ação intersetorial que dê conta da diversidade destes sujeitos que compõe a EJA. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa, através de questionário com aqueles que compõem este campo de estudo: alunos da EJA, pessoas sem a conclusão do ensino fundamental que estão fora da escola e professores que atuam nesta etapa da educação básica. A análise dos dados percorreu um caminho metodológico quantitativo e qualitativo na busca de maior entendimento da trajetória destes sujeitos em relação a sua especificidade no que tange a educação de jovens e adultos. O resultado da pesquisa apontou para uma diversidade de causas que impedem estes indivíduos que concluírem seus estudos na EJA, o que nos remeteu a buscar ações que tenham possibilitado maior garantia de acesso e permanência deste público nos bancos escolares. Alguns exemplos de articulações de diferentes áreas no município de Canoas para garantir o sucesso na trajetória escolar de jovens e adultos na EJA fomentam a necessidade de discussões a cerca de políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-20T01:43:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72631 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884751 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72631 |
identifier_str_mv |
000884751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/1/000884751.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/2/000884751.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72631/3/000884751.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
283602dd8aa8fcc1fd1a470e96c26570 d727439a453602ba1a67ec54dc1f6333 c5ecbb96a05fc03a3180eb87a86a41be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448825622528 |