Políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade : um diálogo possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diovane Alves dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72631
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão a cerca das causas da evasão na Educação de Jovens e Adultos e da dificuldade dos jovens e adultos que não possuem o ensino fundamental completo de retornarem aos estudos, sinalizando uma necessidade de pensar políticas públicas em uma ação intersetorial que dê conta da diversidade destes sujeitos que compõe a EJA. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa, através de questionário com aqueles que compõem este campo de estudo: alunos da EJA, pessoas sem a conclusão do ensino fundamental que estão fora da escola e professores que atuam nesta etapa da educação básica. A análise dos dados percorreu um caminho metodológico quantitativo e qualitativo na busca de maior entendimento da trajetória destes sujeitos em relação a sua especificidade no que tange a educação de jovens e adultos. O resultado da pesquisa apontou para uma diversidade de causas que impedem estes indivíduos que concluírem seus estudos na EJA, o que nos remeteu a buscar ações que tenham possibilitado maior garantia de acesso e permanência deste público nos bancos escolares. Alguns exemplos de articulações de diferentes áreas no município de Canoas para garantir o sucesso na trajetória escolar de jovens e adultos na EJA fomentam a necessidade de discussões a cerca de políticas públicas para a EJA e a intersetorialidade.
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