Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25678 |
Resumo: | Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido. |
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Eichler, Marcelo LeandroFagundes, Léa da Cruz2010-09-11T04:20:46Z20050102-7972http://hdl.handle.net/10183/25678000504940Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.The understandings of language acquisition and of cognitive structures are in debate in the center of the cognitive sciences. It happens despite of a group of academics who, in a rhetorical way, insists on despising Piagets constructivist model, keeping a connection to Chomskys innatist theory. This paper recalls the classical debate between these two knowledge systems, rethinking it in a psychobiological perspective and presenting recent neurobiological studies that suggest a correction of commitment between innate and acquired as pointed by Piaget.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 255-266LinguagemPiaget, Jean 1896-1980.Chomsky, Noam 1928-.ConstrutivismoConstrutivismInnatismGenetic epistemologyNeurobiologyAtualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológicaUpdating the debate between Piaget and Chomsky in a neurobiological perspective info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000504940.pdf.txt000504940.pdf.txtExtracted Texttext/plain71367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25678/2/000504940.pdf.txt49eadb305c9024e55a4fcc8878ba7ba2MD52ORIGINAL000504940.pdf000504940.pdfTexto completoapplication/pdf199124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25678/1/000504940.pdf7eb43c49abc7be1f6f1b7ba47447e408MD51THUMBNAIL000504940.pdf.jpg000504940.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25678/3/000504940.pdf.jpgaff387604ff91debfd3e3eb9cb399e0eMD5310183/256782018-10-17 08:40:15.919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:40:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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