A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcelo Gules
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Isabel Cristina de Moura, Steil, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132590
Resumo: Este artigo é resultado de uma etnografi a sobre materialidade, educação e aprendizagem realizada no contexto de uma rede local de educadoras ambientais atuantes em escolas públicas de ensino fundamental no litoral norte do Rio Grande do Sul, no Brasil. Tivemos por objetivo seguir as linhas que constituem o protagonismo da palmeira juçara, Euterpe edulis, espécie botânica conhecida popularmente como açaí da Mata Atlântica. Estivemos atentos aos seus usos nas práticas de alimentação e educação ambiental desenvolvidas pelas educadoras da Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). Desde nossa perspectiva, a juçara é um outro não humano que participa de uma trama de relações sociais e materiais, entrelaçando pessoas, coisas e instituições e está no centro de um feixe de processos de aprendizagem individuais, sociais e ambientais. Dialogamos com uma noção de aprendizagem pensada a partir dos modos pelos quais experiências educativas são vividas nos termos de uma sintonia fi na e dos laços de copertencimento com a dimensão não humana do ambiente, estabelecendo laços produtivos com outros humanos e não humanos. Nesse sentido, descrevemos a convivência entre as educadoras e a juçara como oportunidade para compreender formas de aprendizagem escolar e não escolar em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul que, como qualquer outra, é constituída por um mundo mais que humano.
id UFRGS-2_4bacb96cc10f53757e9b65ff852fd3ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132590
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Marcelo GulesCarvalho, Isabel Cristina de MouraSteil, Carlos Alberto2016-01-31T02:03:55Z20150104-7183http://hdl.handle.net/10183/132590000983184Este artigo é resultado de uma etnografi a sobre materialidade, educação e aprendizagem realizada no contexto de uma rede local de educadoras ambientais atuantes em escolas públicas de ensino fundamental no litoral norte do Rio Grande do Sul, no Brasil. Tivemos por objetivo seguir as linhas que constituem o protagonismo da palmeira juçara, Euterpe edulis, espécie botânica conhecida popularmente como açaí da Mata Atlântica. Estivemos atentos aos seus usos nas práticas de alimentação e educação ambiental desenvolvidas pelas educadoras da Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). Desde nossa perspectiva, a juçara é um outro não humano que participa de uma trama de relações sociais e materiais, entrelaçando pessoas, coisas e instituições e está no centro de um feixe de processos de aprendizagem individuais, sociais e ambientais. Dialogamos com uma noção de aprendizagem pensada a partir dos modos pelos quais experiências educativas são vividas nos termos de uma sintonia fi na e dos laços de copertencimento com a dimensão não humana do ambiente, estabelecendo laços produtivos com outros humanos e não humanos. Nesse sentido, descrevemos a convivência entre as educadoras e a juçara como oportunidade para compreender formas de aprendizagem escolar e não escolar em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul que, como qualquer outra, é constituída por um mundo mais que humano.This paper results of an ethnography on materiality, education and learning carried out in the context of a local network of active environmental educators in public elementary schools in the North of Rio Grande do Sul, Brazil. Our aim was to follow the lines that make up the role of juçara palm, Euterpe edulis, botanical species popularly known as açaí of the Atlantic Forest. We were aware of its uses in food and environmental education practices developed by the educators of the Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). From our perspective, juçara is an other non-human who participate in a intertwining of social and material relations, linking people, things and institutions and is at the center of a bundle of individual, social and environmental learning processes. We dialogue with a notion of learning in a way by which educational experiences are lived under a fi ne tuning and co-belonging ties with non-human dimension of the environment, establishing productive ties with other humans and non-humans. In this sense, we describe the interaction between the teachers and the juçara as an opportunity to understand forms of school and non-school learning in a rural community in Rio Grande do Sul that, like any other, is constituted by a more-than-human world.application/pdfporHorizontes antropológicos. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 44 (jul./dez. 2015), f. 309-329AntropologiaEuterpe edulisEducação ambientalAprendizagemAgroecologyAtlantic ForestEnvironmental educationLearningA juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983184.pdf000983184.pdfTexto completoapplication/pdf119846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/1/000983184.pdf894b366f0d8b5b04edc9213876c5066cMD51TEXT000983184.pdf.txt000983184.pdf.txtExtracted Texttext/plain54671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/2/000983184.pdf.txtf09a82e47ebb2c2b8131ba80488f92ccMD52THUMBNAIL000983184.pdf.jpg000983184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/3/000983184.pdf.jpga8b2436a77ddf910e3b0d70500c4b607MD5310183/1325902022-11-03 04:46:34.145545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-03T07:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
title A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
spellingShingle A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
Borges, Marcelo Gules
Antropologia
Euterpe edulis
Educação ambiental
Aprendizagem
Agroecology
Atlantic Forest
Environmental education
Learning
title_short A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
title_full A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
title_fullStr A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
title_full_unstemmed A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
title_sort A juçara vai à escola : aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições
author Borges, Marcelo Gules
author_facet Borges, Marcelo Gules
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Steil, Carlos Alberto
author_role author
author2 Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Steil, Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcelo Gules
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Steil, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Euterpe edulis
Educação ambiental
Aprendizagem
topic Antropologia
Euterpe edulis
Educação ambiental
Aprendizagem
Agroecology
Atlantic Forest
Environmental education
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Agroecology
Atlantic Forest
Environmental education
Learning
description Este artigo é resultado de uma etnografi a sobre materialidade, educação e aprendizagem realizada no contexto de uma rede local de educadoras ambientais atuantes em escolas públicas de ensino fundamental no litoral norte do Rio Grande do Sul, no Brasil. Tivemos por objetivo seguir as linhas que constituem o protagonismo da palmeira juçara, Euterpe edulis, espécie botânica conhecida popularmente como açaí da Mata Atlântica. Estivemos atentos aos seus usos nas práticas de alimentação e educação ambiental desenvolvidas pelas educadoras da Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). Desde nossa perspectiva, a juçara é um outro não humano que participa de uma trama de relações sociais e materiais, entrelaçando pessoas, coisas e instituições e está no centro de um feixe de processos de aprendizagem individuais, sociais e ambientais. Dialogamos com uma noção de aprendizagem pensada a partir dos modos pelos quais experiências educativas são vividas nos termos de uma sintonia fi na e dos laços de copertencimento com a dimensão não humana do ambiente, estabelecendo laços produtivos com outros humanos e não humanos. Nesse sentido, descrevemos a convivência entre as educadoras e a juçara como oportunidade para compreender formas de aprendizagem escolar e não escolar em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul que, como qualquer outra, é constituída por um mundo mais que humano.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-31T02:03:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132590
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983184
identifier_str_mv 0104-7183
000983184
url http://hdl.handle.net/10183/132590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes antropológicos. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 44 (jul./dez. 2015), f. 309-329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/1/000983184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/2/000983184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132590/3/000983184.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 894b366f0d8b5b04edc9213876c5066c
f09a82e47ebb2c2b8131ba80488f92cc
a8b2436a77ddf910e3b0d70500c4b607
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447606810116096