Geografia e turismo : espaços para educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238034 |
Resumo: | O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivocentral o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras. |
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Soller, Juliane Magagnin daCastrogiovanni, Antonio Carlos2022-04-29T04:42:12Z20221982-0003http://hdl.handle.net/10183/238034001140390O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivocentral o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras.This study presents a new branch developed from a previous master degree research. The aim of such research was an investigation of the relationship between Tourism and Geography, considering the role of Teaching the Science of Geography in the reading of landscape and the construction of the place, especially under the tourist’s gaze. Concepts from Geography as well as from social representationtheorywere used. The method was the Complexity one, with its principles pointing at temporary readings. By accepting this temporality in this paper, we have reached the importance of teaching Tourism in the formal education of Geography. Placed in Garopaba, a town on the coast of Santa Catarina, Brazil, through qualitative research, we have held narrated episodic interviews with tourists, locals and Geography teachers, and made field observations. Thehigh-qualityteaching of Geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of patrimonies that are found in different places, being important for the tourist behavior, for the localvisited and for its people as well.At this moment, we think that if we want to protect the place and its local actors, we also need to redefine the navigation route and anchor in localschools, in order to strengthen Tourism education for the host communitiesEl presente texto abre una nueva línea de investigación, siguiendo aquella que tuvo lugar en el trabajo final del máster, cuyo objetivo principal fue la relación entre Turismo y Geografía, teniendo en consideración el rol de la Enseñanza de Geografía en la lectura del paisaje y la construcción del lugar, sobretodo desde la perspectiva del turista, empleando los conceptos geográficos y la teoría de las representaciones sociales. La metodología empleada fue la de la Complejidad, con sus principios guía apuntando hacia lecturas provisionales y, aceptando el carácter provisional de dichas lecturas, hemos alcanzado nuevos puertos que entienden la importancia de introducir y trabajar con en Turismo en asignatura de Geografía impartida en la educación formal. Ambientada en Garopaba, localidad costera del estado de Santa Catarina, con la investigación cualitativa se hicieron entrevistas puntuales con sujetos turistas, vecinos de la localidad y profesores de Geografía, así como, observaciones de campo. Se observó que la enseñanza de calidad de Geografía, dedicado al estudio del paisaje a partir de sus orígenes, favorece una lectura de valor del patrimonio que compone los distintos lugares, lo que le atribuye importancia en lo que toca el comportamiento de los turistas con relación al lugar visitado y los actores locales. Ahora mismo entendemos que, sí queremos proteger el lugar y sus actores, necesitamos redefinir la hoja de ruta y sentar anclaje en las escuelas locales, con el objetivo de fortalecer la educación del Turismo para las comunidades receptoras.application/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (2022), p. 189-212GeografiaTurismoPorto Alegre (RS)Geography and teachingTourismTeaching for tourismComplexityLandscape readingand placeGeografía y enseñanzaTurismoEducación del turismoComplejidadLectura del paisaje y lugarGeografia e turismo : espaços para educaçãoGeography and tourism : spaces for educationGeografía y turismo : espacios para la educacióinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140390.pdf.txt001140390.pdf.txtExtracted Texttext/plain77886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/2/001140390.pdf.txt085d9b66b21c86d30c002a5dc6631b7fMD52ORIGINAL001140390.pdfTexto completoapplication/pdf470761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/1/001140390.pdfe41474b9af867c542c814f6e9f41cb70MD5110183/2380342022-04-30 04:53:43.85824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238034Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-04-30T07:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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