Geografia e turismo : espaços para educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soller, Juliane Magagnin da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238034
Resumo: O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivocentral o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras.
id UFRGS-2_4baee722f811fb6b65391eddc702d142
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soller, Juliane Magagnin daCastrogiovanni, Antonio Carlos2022-04-29T04:42:12Z20221982-0003http://hdl.handle.net/10183/238034001140390O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivocentral o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras.This study presents a new branch developed from a previous master degree research. The aim of such research was an investigation of the relationship between Tourism and Geography, considering the role of Teaching the Science of Geography in the reading of landscape and the construction of the place, especially under the tourist’s gaze. Concepts from Geography as well as from social representationtheorywere used. The method was the Complexity one, with its principles pointing at temporary readings. By accepting this temporality in this paper, we have reached the importance of teaching Tourism in the formal education of Geography. Placed in Garopaba, a town on the coast of Santa Catarina, Brazil, through qualitative research, we have held narrated episodic interviews with tourists, locals and Geography teachers, and made field observations. Thehigh-qualityteaching of Geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of patrimonies that are found in different places, being important for the tourist behavior, for the localvisited and for its people as well.At this moment, we think that if we want to protect the place and its local actors, we also need to redefine the navigation route and anchor in localschools, in order to strengthen Tourism education for the host communitiesEl presente texto abre una nueva línea de investigación, siguiendo aquella que tuvo lugar en el trabajo final del máster, cuyo objetivo principal fue la relación entre Turismo y Geografía, teniendo en consideración el rol de la Enseñanza de Geografía en la lectura del paisaje y la construcción del lugar, sobretodo desde la perspectiva del turista, empleando los conceptos geográficos y la teoría de las representaciones sociales. La metodología empleada fue la de la Complejidad, con sus principios guía apuntando hacia lecturas provisionales y, aceptando el carácter provisional de dichas lecturas, hemos alcanzado nuevos puertos que entienden la importancia de introducir y trabajar con en Turismo en asignatura de Geografía impartida en la educación formal. Ambientada en Garopaba, localidad costera del estado de Santa Catarina, con la investigación cualitativa se hicieron entrevistas puntuales con sujetos turistas, vecinos de la localidad y profesores de Geografía, así como, observaciones de campo. Se observó que la enseñanza de calidad de Geografía, dedicado al estudio del paisaje a partir de sus orígenes, favorece una lectura de valor del patrimonio que compone los distintos lugares, lo que le atribuye importancia en lo que toca el comportamiento de los turistas con relación al lugar visitado y los actores locales. Ahora mismo entendemos que, sí queremos proteger el lugar y sus actores, necesitamos redefinir la hoja de ruta y sentar anclaje en las escuelas locales, con el objetivo de fortalecer la educación del Turismo para las comunidades receptoras.application/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (2022), p. 189-212GeografiaTurismoPorto Alegre (RS)Geography and teachingTourismTeaching for tourismComplexityLandscape readingand placeGeografía y enseñanzaTurismoEducación del turismoComplejidadLectura del paisaje y lugarGeografia e turismo : espaços para educaçãoGeography and tourism : spaces for educationGeografía y turismo : espacios para la educacióinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140390.pdf.txt001140390.pdf.txtExtracted Texttext/plain77886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/2/001140390.pdf.txt085d9b66b21c86d30c002a5dc6631b7fMD52ORIGINAL001140390.pdfTexto completoapplication/pdf470761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/1/001140390.pdfe41474b9af867c542c814f6e9f41cb70MD5110183/2380342022-04-30 04:53:43.85824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238034Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-04-30T07:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia e turismo : espaços para educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geography and tourism : spaces for education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Geografía y turismo : espacios para la educació
title Geografia e turismo : espaços para educação
spellingShingle Geografia e turismo : espaços para educação
Soller, Juliane Magagnin da
Geografia
Turismo
Porto Alegre (RS)
Geography and teaching
Tourism
Teaching for tourism
Complexity
Landscape readingand place
Geografía y enseñanza
Turismo
Educación del turismo
Complejidad
Lectura del paisaje y lugar
title_short Geografia e turismo : espaços para educação
title_full Geografia e turismo : espaços para educação
title_fullStr Geografia e turismo : espaços para educação
title_full_unstemmed Geografia e turismo : espaços para educação
title_sort Geografia e turismo : espaços para educação
author Soller, Juliane Magagnin da
author_facet Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Turismo
Porto Alegre (RS)
topic Geografia
Turismo
Porto Alegre (RS)
Geography and teaching
Tourism
Teaching for tourism
Complexity
Landscape readingand place
Geografía y enseñanza
Turismo
Educación del turismo
Complejidad
Lectura del paisaje y lugar
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography and teaching
Tourism
Teaching for tourism
Complexity
Landscape readingand place
dc.subject.spa.fl_str_mv Geografía y enseñanza
Turismo
Educación del turismo
Complejidad
Lectura del paisaje y lugar
description O presente texto traz uma nova desembocadura para o mar por onde navegamos na pesquisa da dissertação. Essa pesquisa teve como objetivocentral o estudo da relação do Turismo com a Geografia, considerando-se o papel do Ensino da Ciência Geográfica na leitura da paisagem e na construção do lugar, principalmente sob o olhar do turista. Empregaram-se os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais. O método utilizado foi o da Complexidade com os seus princípios norteadores apontando para leituras provisórias. Aceitando essa provisoriedade, chegamos neste artigo,a outros portos, que compreendem a importância de trabalhar o Turismo na educação formal no Ensino de Geografia. O estudo foi ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina. Através da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores e professores de Geografia, bem como realizamos observações de campo. Notamos que o ensino de Geografia de qualidade, que estuda as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio que compõe os diferentes lugares. Mostrando-se, assim, importante no comportamento dos turistas para com o local visitado e para com os atores locais. Pensamos, neste momento, que, se queremos proteger o local e seus atores, precisamos também redefinir a rota de navegação e ancorar nas escolas locais, a fim de fortificar a educação do Turismo para as comunidades receptoras.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:42:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238034
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-0003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140390
identifier_str_mv 1982-0003
001140390
url http://hdl.handle.net/10183/238034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Para onde?, Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (2022), p. 189-212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/2/001140390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238034/1/001140390.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 085d9b66b21c86d30c002a5dc6631b7f
e41474b9af867c542c814f6e9f41cb70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725133789331456