Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soller, Juliane Magagnin da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253796
Resumo: O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares.
id UFRGS-2_9937bc90092c3628ee62282f4193b408
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253796
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soller, Juliane Magagnin daCastrogiovanni, Antonio Carlos2023-01-18T05:01:30Z20141983-9391http://hdl.handle.net/10183/253796000922478O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares.The text presents a research about the relationship between tourism and geography, considering the role of teaching of geography in the reading of local patrimony. Placed in Garopaba, a town in the coast of Santa Catarina (Brazil), it aims at discovering, temporarily, the importance of the teaching of geography in the construction of the touristic space. For a better comprehension, we have used concepts from geography as well as from the social representation involved in the reading of landscape and the construction of the place. The method used was the complexity one. Through qualitative research, we have done narrated episodic interviews with tourists, locals and geography teachers, and made field observation. We have realized that the teaching of geography is important to the reading of patrimony as it allows a critical view over pre-established forms, helping to go beyond the uncommitted rational discourses of touristic places, as well as to discover the pre-conceptions that are sold about touristic spots. The teaching of high-quality geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of material and immaterial patrimonies that are found in different places.application/pdfporRevista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo. Vol. 7, n.1 (fev./abr. 2014), p. 198- 214GeografiaTurismoGaropaba (SC)TourismGeography teachingPlace and landscapeGeografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922478.pdf.txt000922478.pdf.txtExtracted Texttext/plain49032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253796/2/000922478.pdf.txt08b0c919f11df0458f299c057ec7d5a1MD52ORIGINAL000922478.pdfTexto completoapplication/pdf299281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253796/1/000922478.pdf99c8b208d41ada876ebb414483cd66e6MD5110183/2537962023-01-19 06:00:06.36428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-19T08:00:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil)
title Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
spellingShingle Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
Soller, Juliane Magagnin da
Geografia
Turismo
Garopaba (SC)
Tourism
Geography teaching
Place and landscape
title_short Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_full Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_fullStr Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_full_unstemmed Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
title_sort Geografia e turismo : caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)
author Soller, Juliane Magagnin da
author_facet Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soller, Juliane Magagnin da
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Turismo
Garopaba (SC)
topic Geografia
Turismo
Garopaba (SC)
Tourism
Geography teaching
Place and landscape
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
Geography teaching
Place and landscape
description O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T05:01:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253796
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-9391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922478
identifier_str_mv 1983-9391
000922478
url http://hdl.handle.net/10183/253796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo. Vol. 7, n.1 (fev./abr. 2014), p. 198- 214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253796/2/000922478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253796/1/000922478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08b0c919f11df0458f299c057ec7d5a1
99c8b208d41ada876ebb414483cd66e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078734585856