Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Elenara Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55692
Resumo: Este trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anotações sobre as aulas, meu planejamento diário e um conjunto de quatro produções escritas das crianças. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, embasada em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas na Educação Matemática. Discuto como a prática docente de propor que as crianças não só resolvam, mas também escrevam problemas pode ser produtiva, tanto por ampliar as aprendizagens de habilidades de raciocínio para os alunos, como por proporcionar aprendizagens sobre a cultura infantil para as educadoras.
id UFRGS-2_4bbab46cb5d554525088f04f0395e600
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55692
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Elenara PereiraOliveira, Helena Dória Lucas de2012-09-27T01:37:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/55692000858917Este trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anotações sobre as aulas, meu planejamento diário e um conjunto de quatro produções escritas das crianças. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, embasada em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas na Educação Matemática. Discuto como a prática docente de propor que as crianças não só resolvam, mas também escrevam problemas pode ser produtiva, tanto por ampliar as aprendizagens de habilidades de raciocínio para os alunos, como por proporcionar aprendizagens sobre a cultura infantil para as educadoras.application/pdfporResolução de problemasSéries iniciaisMatemáticaEnsinoProblemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000858917.pdf000858917.pdfTexto completoapplication/pdf839035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/1/000858917.pdfc22c92c012a2aacf9fd0a1f8451a866fMD51TEXT000858917.pdf.txt000858917.pdf.txtExtracted Texttext/plain52193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/2/000858917.pdf.txtdbb711d807d5e9314acfd4b9f7aee622MD52THUMBNAIL000858917.pdf.jpg000858917.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/3/000858917.pdf.jpg2adc36a2571d9ffc3488a499022df5b9MD5310183/556922018-10-15 09:14:37.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:14:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
title Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
spellingShingle Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
Rosa, Elenara Pereira
Resolução de problemas
Séries iniciais
Matemática
Ensino
title_short Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
title_full Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
title_fullStr Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
title_full_unstemmed Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
title_sort Problemas? como assim? não entendi! : refletindo a partir de uma prática docente
author Rosa, Elenara Pereira
author_facet Rosa, Elenara Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Elenara Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Séries iniciais
Matemática
Ensino
topic Resolução de problemas
Séries iniciais
Matemática
Ensino
description Este trabalho tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de crianças, a partir de uma prática pedagógica centrada na resolução de problemas; Analisar o que as educadoras dos anos iniciais podem aprender com os modos das crianças criarem problemas matemáticos. O material empírico deste estudo foi produzido durante meu estágio de docência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011, em uma escola publica de Porto Alegre e está formado por: minhas anotações sobre as aulas, meu planejamento diário e um conjunto de quatro produções escritas das crianças. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, embasada em pressupostos teóricos sobre resolução de problemas na Educação Matemática. Discuto como a prática docente de propor que as crianças não só resolvam, mas também escrevam problemas pode ser produtiva, tanto por ampliar as aprendizagens de habilidades de raciocínio para os alunos, como por proporcionar aprendizagens sobre a cultura infantil para as educadoras.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-27T01:37:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000858917
url http://hdl.handle.net/10183/55692
identifier_str_mv 000858917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/1/000858917.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/2/000858917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55692/3/000858917.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c22c92c012a2aacf9fd0a1f8451a866f
dbb711d807d5e9314acfd4b9f7aee622
2adc36a2571d9ffc3488a499022df5b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447092888338432