Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinheiro, Helen Estefany dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204130
Resumo: O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia de abordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.
id UFRGS-2_4bbe472408945f58dec172b8438254fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204130
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meinerz, Carla BeatrizPinheiro, Helen Estefany dos Santos2020-01-14T04:15:37Z20181677-0706http://hdl.handle.net/10183/204130001109013O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia de abordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.The article presents study results that problematize connections between History Teaching, Ethnic and Racial Relations Education and the relationship between schools and traditional communities, specifically quilombolas and indigenous peoples. To emphasize the forms of reception of Law 10.639 / 03, in the schools of the municipality of Palmares do Sul, located in lands near a village Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, as well as a Quilombo – Limoeiro. The timeframe of the analysis is linked to the post-approval context of the Curricular Guidelines related to the Law, in 2004. It presents data production, theoretical and empirical, with methodology of qualitative approach, such as documentary analysis, interviews and discussion group. It refers theoretically to authors from the postcolonial and decolonial perspective. It observes actions promoted by the educators and managers of the local educational system to face racial prejudices.application/pdfporMétis : história & cultura. Caxias do Sul, RS. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 9-15Relações étnicas e raciaisHistóriaEthnic-racial relationsTraditional communitiesTeaching historyEducação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionaisEthnic-Racial Relations Education and History Teaching : possible relationships between school communities and traditional communitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109013.pdf.txt001109013.pdf.txtExtracted Texttext/plain45053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204130/2/001109013.pdf.txt9284ee77bfdc2f81d3769e1522661707MD52ORIGINAL001109013.pdfTexto completoapplication/pdf91658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204130/1/001109013.pdf72a79e446f4f77baa7b4370e4539fd33MD5110183/2041302020-01-15 05:15:48.04355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:15:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ethnic-Racial Relations Education and History Teaching : possible relationships between school communities and traditional communities
title Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
spellingShingle Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
Meinerz, Carla Beatriz
Relações étnicas e raciais
História
Ethnic-racial relations
Traditional communities
Teaching history
title_short Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
title_full Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
title_fullStr Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
title_full_unstemmed Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
title_sort Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
Pinheiro, Helen Estefany dos Santos
author_role author
author2 Pinheiro, Helen Estefany dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Pinheiro, Helen Estefany dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnicas e raciais
História
topic Relações étnicas e raciais
História
Ethnic-racial relations
Traditional communities
Teaching history
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnic-racial relations
Traditional communities
Teaching history
description O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia de abordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T04:15:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204130
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-0706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109013
identifier_str_mv 1677-0706
001109013
url http://hdl.handle.net/10183/204130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Métis : história & cultura. Caxias do Sul, RS. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 9-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204130/2/001109013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204130/1/001109013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9284ee77bfdc2f81d3769e1522661707
72a79e446f4f77baa7b4370e4539fd33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487421429481472