Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152658 |
Resumo: | O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas. |
id |
UFRGS-2_d6178c9cf8e934de38f6a09cb0aca4a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meinerz, Carla Beatriz2017-02-15T02:27:42Z20170100-3143http://hdl.handle.net/10183/152658001012014O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.This article presents reflections that connect history teaching, interculturality and education on ethnic-racial relations. It exposes some results of ongoing study processes on actions related to the implementation of laws 10.639/03 and 11.645/08 in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brazil. It also points out two specific elements of the reception of these laws, in the context of school education and the history teaching in Rio Grande do Sul: on one hand, the affection to the cause, as a more individual and less institutional response to legal regulations; on the other hand, the tendency of creating new stereotypes in the collective practices concerning the reception of such legislation and related guidelines.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 59-77EtniaRaçaHistóriaHistory teachingIntercultural dialogueEthnic-racial relationsEnsino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciaisHistory teaching, intercultural dialogue and ethnic-racial relations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012014.pdf001012014.pdfTexto completoapplication/pdf213028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/1/001012014.pdf98f0f5fc348837526f1ba9ce27e75649MD51001012014-02.pdf001012014-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf213223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/2/001012014-02.pdf3adf098243fbe99d4797c808775d57caMD52TEXT001012014-02.pdf.txt001012014-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain54087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/3/001012014-02.pdf.txt4ba9771dd1d0e1212643f362b66b72bcMD53001012014.pdf.txt001012014.pdf.txtExtracted Texttext/plain56419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/4/001012014.pdf.txtd937678b3439063a830395704174633dMD5410183/1526582021-11-20 06:15:42.002365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:15:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
History teaching, intercultural dialogue and ethnic-racial relations |
title |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
spellingShingle |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais Meinerz, Carla Beatriz Etnia Raça História History teaching Intercultural dialogue Ethnic-racial relations |
title_short |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
title_full |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
title_fullStr |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
title_full_unstemmed |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
title_sort |
Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais |
author |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_facet |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnia Raça História |
topic |
Etnia Raça História History teaching Intercultural dialogue Ethnic-racial relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Intercultural dialogue Ethnic-racial relations |
description |
O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-15T02:27:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152658 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001012014 |
identifier_str_mv |
0100-3143 001012014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 59-77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/1/001012014.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/2/001012014-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/3/001012014-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/4/001012014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98f0f5fc348837526f1ba9ce27e75649 3adf098243fbe99d4797c808775d57ca 4ba9771dd1d0e1212643f362b66b72bc d937678b3439063a830395704174633d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487338452516864 |