Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152658
Resumo: O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.
id UFRGS-2_d6178c9cf8e934de38f6a09cb0aca4a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meinerz, Carla Beatriz2017-02-15T02:27:42Z20170100-3143http://hdl.handle.net/10183/152658001012014O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.This article presents reflections that connect history teaching, interculturality and education on ethnic-racial relations. It exposes some results of ongoing study processes on actions related to the implementation of laws 10.639/03 and 11.645/08 in Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brazil. It also points out two specific elements of the reception of these laws, in the context of school education and the history teaching in Rio Grande do Sul: on one hand, the affection to the cause, as a more individual and less institutional response to legal regulations; on the other hand, the tendency of creating new stereotypes in the collective practices concerning the reception of such legislation and related guidelines.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 59-77EtniaRaçaHistóriaHistory teachingIntercultural dialogueEthnic-racial relationsEnsino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciaisHistory teaching, intercultural dialogue and ethnic-racial relations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012014.pdf001012014.pdfTexto completoapplication/pdf213028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/1/001012014.pdf98f0f5fc348837526f1ba9ce27e75649MD51001012014-02.pdf001012014-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf213223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/2/001012014-02.pdf3adf098243fbe99d4797c808775d57caMD52TEXT001012014-02.pdf.txt001012014-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain54087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/3/001012014-02.pdf.txt4ba9771dd1d0e1212643f362b66b72bcMD53001012014.pdf.txt001012014.pdf.txtExtracted Texttext/plain56419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/4/001012014.pdf.txtd937678b3439063a830395704174633dMD5410183/1526582021-11-20 06:15:42.002365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:15:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History teaching, intercultural dialogue and ethnic-racial relations
title Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
spellingShingle Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
Meinerz, Carla Beatriz
Etnia
Raça
História
History teaching
Intercultural dialogue
Ethnic-racial relations
title_short Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
title_full Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
title_fullStr Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
title_sort Ensino de história, diálogo intercultural e relações étnico-raciais
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Etnia
Raça
História
topic Etnia
Raça
História
History teaching
Intercultural dialogue
Ethnic-racial relations
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Intercultural dialogue
Ethnic-racial relations
description O texto apresenta reflexões que colocam em conexão o ensino de História, a interculturalidade e a educação das relações étnico-raciais. Expõe alguns resultados de processos de estudo em andamento acerca de ações relativas à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no município de Cachoerinha, RS. Aponta para dois elementos específicos da recepção dessas Leis, no contexto da educação escolar e do ensino de História no Rio Grande do Sul: por um lado, o afeto à causa, como resposta mais individual e menos institucional às determinações legais; por outro lado, a tendência à construção de novas estereotipias nas práticas coletivas de recepção dessa legislação e das diretrizes correlatas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-15T02:27:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152658
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001012014
identifier_str_mv 0100-3143
001012014
url http://hdl.handle.net/10183/152658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 59-77
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/1/001012014.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/2/001012014-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/3/001012014-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152658/4/001012014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98f0f5fc348837526f1ba9ce27e75649
3adf098243fbe99d4797c808775d57ca
4ba9771dd1d0e1212643f362b66b72bc
d937678b3439063a830395704174633d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487338452516864