Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Kelly da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79618
Resumo: O discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Brasil, se caracteriza pela heterogeneidade e pela contradição; o discurso oficial, o discurso dos professores e o discurso dos alunos são algumas de suas faces. Este trabalho, que se embasa na Análise do Discurso francesa, busca compreender qual a importância que os sujeitos atribuem ao ensino dessas disciplinas nesses discursos e que relação há entre esse ensino e a formação da cidadania em cada um deles. Também se procura entender as relações entre o discurso oficial e o dos professores, entre o destes últimos e o dos alunos. Com essa finalidade, analisou-se um corpus discursivo constituído por seqüências discursivas (sd) recortadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por dizeres dos professores e dos alunos, de duas escolas de ensino fundamental e médio, recortados das respostas a um questionário elaborado experimentalmente. Após a análise e a reflexão, propõe-se a abertura daquelas práticas discursivas pedagógicas que se baseiam no discurso autoritário, em direção à progressiva polemização desse discurso.
id UFRGS-2_4bce52d11907afc0ec950fdae28b710f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Kelly da SilvaMittmann, Solange2013-10-25T01:50:02Z2008http://hdl.handle.net/10183/79618000689002O discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Brasil, se caracteriza pela heterogeneidade e pela contradição; o discurso oficial, o discurso dos professores e o discurso dos alunos são algumas de suas faces. Este trabalho, que se embasa na Análise do Discurso francesa, busca compreender qual a importância que os sujeitos atribuem ao ensino dessas disciplinas nesses discursos e que relação há entre esse ensino e a formação da cidadania em cada um deles. Também se procura entender as relações entre o discurso oficial e o dos professores, entre o destes últimos e o dos alunos. Com essa finalidade, analisou-se um corpus discursivo constituído por seqüências discursivas (sd) recortadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por dizeres dos professores e dos alunos, de duas escolas de ensino fundamental e médio, recortados das respostas a um questionário elaborado experimentalmente. Após a análise e a reflexão, propõe-se a abertura daquelas práticas discursivas pedagógicas que se baseiam no discurso autoritário, em direção à progressiva polemização desse discurso.El discurso sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura, en Brasil, se caracteriza por su heterogeneidad y su contradicción. Lo confirman el discurso oficial, el de los profesores y el de los alumnos. En este trabajo, que tiene por su fundamento el Análisis del Discurso francesa, se busca comprender cuál es la importancia que los sujetos (especialistas, profesores y alumnos) atribuyen a la enseñanza de las dos disciplinas y qué relaciones establecen entre esa enseñanza y la formación de la ciudadanía. También se busca entender las relaciones que hay entre el discurso oficial y los discursos de los profesores, así como entre los de estos últimos y los discursos de los alumnos. Con esta finalidad, se ha analizado un corpus discursivo compuesto de secuencias discursivas (sd) recortadas de los Parâmetros Curriculares Nacionais y a la vez por respuestas de profesores y alumnos, de dos escuelas de enseñanza fundamental y media, a un cuestionario elaborado experimentalmente. El objetivo del análisis y de la discusión es proponer que las prácticas discursivas pedagógicas que hoy se basan en el discurso autoritario sigan en dirección a la progresiva polemización de ese discurso.application/pdfporAnálise do discursoEnsino e aprendizagemEnsino de línguasLíngua portuguesaParâmetros curriculares nacionaisEnseñanza de lengua portuguesa y literaturaParâmetros curriculares nacionaisDiscursos de alumnos y profesoresEnsino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2008Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000689002.pdf000689002.pdfTexto completoapplication/pdf691280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/1/000689002.pdf1d92e1dd26197fde8d07f9d9896507bdMD51TEXT000689002.pdf.txt000689002.pdf.txtExtracted Texttext/plain148580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/2/000689002.pdf.txt3d38a2c2457e457f174eb172a068518cMD52THUMBNAIL000689002.pdf.jpg000689002.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/3/000689002.pdf.jpgfafb01c833acca64bdcb12e8c7b0100fMD5310183/796182018-10-18 09:25:26.171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
title Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
spellingShingle Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
Fernandes, Kelly da Silva
Análise do discurso
Ensino e aprendizagem
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Parâmetros curriculares nacionais
Enseñanza de lengua portuguesa y literatura
Parâmetros curriculares nacionais
Discursos de alumnos y profesores
title_short Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
title_full Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
title_fullStr Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
title_sort Ensino de língua portuguesa e literatura e a formação da cidadania : uma análise dos discursos dos sujeitos e das instituições
author Fernandes, Kelly da Silva
author_facet Fernandes, Kelly da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Kelly da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mittmann, Solange
contributor_str_mv Mittmann, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Ensino e aprendizagem
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Parâmetros curriculares nacionais
topic Análise do discurso
Ensino e aprendizagem
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Parâmetros curriculares nacionais
Enseñanza de lengua portuguesa y literatura
Parâmetros curriculares nacionais
Discursos de alumnos y profesores
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de lengua portuguesa y literatura
Parâmetros curriculares nacionais
Discursos de alumnos y profesores
description O discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no Brasil, se caracteriza pela heterogeneidade e pela contradição; o discurso oficial, o discurso dos professores e o discurso dos alunos são algumas de suas faces. Este trabalho, que se embasa na Análise do Discurso francesa, busca compreender qual a importância que os sujeitos atribuem ao ensino dessas disciplinas nesses discursos e que relação há entre esse ensino e a formação da cidadania em cada um deles. Também se procura entender as relações entre o discurso oficial e o dos professores, entre o destes últimos e o dos alunos. Com essa finalidade, analisou-se um corpus discursivo constituído por seqüências discursivas (sd) recortadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por dizeres dos professores e dos alunos, de duas escolas de ensino fundamental e médio, recortados das respostas a um questionário elaborado experimentalmente. Após a análise e a reflexão, propõe-se a abertura daquelas práticas discursivas pedagógicas que se baseiam no discurso autoritário, em direção à progressiva polemização desse discurso.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-25T01:50:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000689002
url http://hdl.handle.net/10183/79618
identifier_str_mv 000689002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/1/000689002.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/2/000689002.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79618/3/000689002.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d92e1dd26197fde8d07f9d9896507bd
3d38a2c2457e457f174eb172a068518c
fafb01c833acca64bdcb12e8c7b0100f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224456009416704